As 5 Dicas para Longevidade: Vivendo Mais (e Melhor)

As 5 Dicas para Longevidade: Vivendo Mais (e Melhor)

Enquanto a estimativa de vida do ser humano se estende – em breve viveremos até os 150 anos de idade – o que me preocupa é A MANEIRA como a população chegará até lá.

Será possível prolongar os nossos anos, sem adoecer, com a disposição, foco, faculdades mentais e corpo saudáveis para aproveitar o melhor que a vida tem a oferecer até os últimos dias?

Sim, meus amigos. Passo a vida inteira estudando e comprovando diariamente, em consultório e na vida de meus pacientes e daqueles que reavaliam seus hábitos e decidem escolher seu próprio futuro.

Hoje, trago as 5 dicas para longevidade, passos simples porém de extrema importância. Siga lendo.

1 – Ingestão correta de água

 

A primeira e fundamental dica para uma vida longa e saudável é, sem dúvidas, ter o hábito de beber água.

A água pura deve ser o principal líquido que nós ingerimos.

O corpo humano possui de 60%, a 65% de água: é o nutriente mais abundante do organismo, e mesmo assim, acaba sendo deixado de lado e seu consumo pela população não chega nem perto do recomendado.

Um fato importante é que nem todo líquido é água.

Mesmo que em sua composição, sucos e refrigerantes possuam a água, nem de longe será tão benéfico quanto ingerir a água pura.

E não falo somente dos sucos de caixinha, sucos naturais também não são a opção ideal para manter os níveis de hidratação necessários ao bom funcionamento do corpo humano.

Em relação à quantidade, o correto é que você nunca sinta sede durante o dia. Para isso, experimente levar com você para onde for uma garrafinha com água, e force-se a criar este hábito tão básico para a manutenção da sua saúde.

 

2 – Ingerir Macronutrientes

 

Quem me acompanha já conhece bem minha posição acerca da alimentação.

Esta dica não poderia deixar de ser outra senão diminuir a ingestão de produtos industrializados, químicos, corantes, conservados, farináceos e alergênicos.

Diminuindo esta ingestão de industrializados, você provavelmente também diminuirá a ingestão dos carboidratos que são desnecessários para seu corpo.

O grande problema da alimentação da maioria das pessoas hoje é a quantidade de ingestão de alimentos processados – que em grande parte são ricos em açúcar, que uma vez no corpo, se transformará em glicose.

Pães, massas, biscoitos são repletos de açúcares, independente de levarem consigo uma etiqueta “light” ou “diet”.

Leia aqui meu artigo “O pão que Jesus comia não é o mesmo que você come” e conheça um pouco mais sobre o assunto. 

Dê preferência aos alimentos reais, os quais se planta, colhe e caça, o que isto quer dizer, os mesmos alimentos que o ser humano desde os seus primórdios evoluiu comendo e que são os tipos de alimentos que o seu organismo veio preparado para digerir.

Isso não impede, é claro, de você incluir em sua dieta alguns alimentos industrializados, mas, assim como a ingestão de água pura, os alimentos limpos devem ser sempre predominantes e parte de sua rotina.

 

3 – Gerenciamento do Estresse

 

Quando falo de estresse, me refiro tanto ao estresse do mundo externo em que você vive quanto ao metabólico, ou seja, aquele causado pelos seus hábitos – alimentares, de sono, fumo, sedentarismo, desidratação.

Sim, por mais que você acredite fazer parte de um grupo de pessoas mais tranquilas, se os seus hábitos não condizem com uma vida de saúde, você estará expondo o seu corpo aos malefícios estresse da mesma forma.

O estresse externo, no seu trabalho, nos estudos, no meio em que você vive, também podem desencadear estas respostas de “sobrevivência ao perigo” do seu organismo.

É praticamente impossível controlar tudo ao seu redor, já que muitas facetas da sua vida não dependem totalmente de você e envolvem outros fatores.

Acredito que a melhor forma de lidar com o estresse seja sempre de dentro para fora.

Alimente seu corpo com coisas positivas, com bons alimentos, com bons hábitos e com bons pensamentos, não dê espaço na sua vida para hábitos deletérios, que causam tantos problemas para sua saúde.

Quanto ao que fazer fisicamente para aprender a lidar melhor com as situações desgastantes, não há nada melhor e nem mais cientificamente comprovado do que a prática de Yoga e Meditação.

A verdade é que nossa mente e nosso corpo são um: a saúde verdadeira não existirá se cuidarmos de apenas de um fator e negligenciarmos o outro.

 

4 – Sono de qualidade

 

O bom sono reparador é o remédio natural mais potente de que dispomos. Enquanto dormimos é possível executar todas as funções fundamentais de reparação do organismo, como:

  • A organização das informações captadas durante o dia
  • Destoxificação do que for preciso
  • Produção de hormônios
  • Reparação de danos celulares

É o momento que o corpo pode cuidar dele mesmo sem ser orientado por nossa consciência. Não somos nós que estamos no comando, mas sim nosso próprio sistema neuronal.

Se você deseja conhecer as maneiras para alcançar um sono verdadeiramente reparador, leia este artigo onde falo sobre o assunto. 

 

5 – Prática de atividades físicas

 

Se pensarmos bem, o homem foi inserido em um mundo onde para tudo era necessário o movimento: a locomoção dependia das pernas, os alimentos vinham essencialmente da caça, da pesca e da colheita dos vegetais.

O sedentarismo, tão comum nos dias atuais, simplesmente não existia.

A prática de atividade física moderada é uma das principais maneiras de se prevenir doenças e alcançar uma vida de saúde e longevidade.

Leia sobre os perigos de adotar uma vida sedentária neste artigo. 

Mas atenção: para isso, não é preciso fazer nenhum tipo de sacrifício, treinando com toda a intensidade naquela 1 h diária que você separou para se exercitar. Não é preciso virar um atleta muito menos treinar com exagero.

O que proponho é que você busque manter uma rotina semanal de exercícios, com moderação e equilíbrio.

Uma modalidade de exercício comprovadamente eficaz são os exercícios de Intervalo de Alta Intensidade, o qual mescla tiros de alta intensidade seguidos por períodos de recuperação.

Este tipo de atividade imita os movimentos de nossos ancestrais, que incluíam rajadas de corrida em suas caçadas e coletas.

Se for possível, opte por se exercitar pela manhã, juntamente com seu pico hormonal matinal: é a hora em que seu corpo está mais fisiologicamente preparado para a realização dos exercícios.

Sei que infelizmente a maioria da população possui rotinas de trabalho e estudo que dificultam escolher o melhor horário, e que acabam por treinar no período da noite.

Se for o caso, aconselho que um especialista avalie o impacto que esta prática possa estar gerando em seu ciclo biológico hormonal diário, e busque se existem meios de minimizar os possíveis impactos desta rotina.

 

O futuro é seu e de mais ninguém

 

No final das contas, manter-se saudável com o passar dos anos e prevenir doenças é uma questão de escolhas.

Agora que você conheceu estas 5 dicas para longevidade, opte pela boa hidratação, por manter hábitos de sono saudáveis, pela prática de exercícios físicos, pela consciência dos alimentos que ingere, e por fim, opte por você.

Os hábitos e dicas que aqui trago são as mesmas que utilizo em minha vida pessoal e que aconselho a todos os meus pacientes, familiares e amigos.

Apesar de meu trabalho ser o de alertar e de tentar chamar a atenção para estes fatos, no final do dia, a escolha será sempre sua. 

Entenda que o responsável pelo seu futuro é ninguém menos que você e são suas escolhas quem determinarão o quanto – e como – você viverá os anos de sua vida.

 

Dr. Victor Sorrentino 

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Todos sabem que não há vida sem água e que devemos tomar água diariamente para nos mantermos hidratados. Mas se é uma substância tão importante, não deveríamos saber mais sobre como escolher a água que vamos beber? O assunto é de suma importância para a saúde das pessoas, mas a falta de conhecimento faz com que praticamente a totalidade da população mundial passe ao largo de todos os benefícios que uma água de boa qualidade pode proporcionar, pois não há orientação na hora de escolher esta substância vital. As pessoas ficam à mercê das informações publicitárias das empresas que se favorecem da venda de água e que, muitas vezes, não têm o compromisso com a saúde do consumidor, mas sim com o lucro do seu produto.

A água é o mais abundante constituinte do corpo humano. Um indivíduo de 70 kg, por exemplo, tem aproximadamente 42 litros de água no corpo. Somos, sim, “aquários ambulantes”, e desta foma é possível imaginar que nossas células sejam os peixes desse aquário. Caso o peixe esteja doente e a água estiver inadequada, não adianta tratar só o peixe e colocá-lo na mesma água: deveríamos trocar a água ou tratá-la.

Entretanto, a medicina só pensa nos solutos, raramente nos solventes. Para se ter ideia das proporções deste elemento, sabe-se que o corpo de um recém-nascido é constituído de mais de 80% de água, o corpo de um adulto não desidratado é constituído por 69% de água e o corpo de um idoso é constituído de pouco mais de 50% de água. Ela constitui 85% do cérebro, 92% do sangre e 87% do fígado.

É fundamental o conhecimento das propriedades da água, para que se possa aproveitar os benefícios que este elemento pode oferecer. E é realmente fundamental que haja um esforço no sentido de informar a população sobre este elemento essencial à vida e que pode ter ação medicinal diariamente!

O ser humano foi criado para estar em movimento. Nossa estrutura biológica conta com um sistema muito bem organizado para possibilitar-nos mobilidade. Se pensarmos bem, o homem foi inserido em um mundo onde para tudo era necessário o movimento. Alimentos vinham essencialmente da caça e de vegetais, a locomoção dependia exclusivamente das pernas. Ou seja: sedentarismo era algo que simplesmente não tinha como existir.

Com o passar dos anos e a evolução, muitas facilidades foram criadas a fim de dar conforto e bem-estar às pessoas. Entretanto, chegamos a um ponto crítico na história da humanidade, onde em grande parte dos países desenvolvidos o sedentarismo transcende o movimento, e o resultado deste mudança tem sido desastroso e extremamente deletério à saúde humana.

Infelizmente, grande parte das pessoas não se dá conta de que está indo absolutamente contra a natureza de nossa espécie ao passar a maior parte do tempo sentada e esquecendo de compensar essa deficiência de atividades com alguma forma de exercício. A queixa é praticamente sempre a mesma: falta de tempo… Por outro lado, é sabido também que esta “desculpa” tem um caráter de praticidade, ou seja, é mais simples usar este argumento do que buscar organizer-se para dar prioridade à saúde.

A prática de atividade física moderada é uma das principais formas de prevenção de doenças atreladas ao envelhecimento, e aqui não estamos falando nem sobre a necessidade de sermos atletas, mas sim de simplesmente buscarmos manter uma rotina semanal de exercícios. Você já sabe que cerca de 85% de sua saúde dependem exclusivamente de seus hábitos de vida, restando pouco para culparmos a genética. Então, é importante saber que este “medicamento natural” e que depende só de você está associado à preservação de Alzheimer, doenças cardiovasculares e degenerativas, diabetes, hipertensão, obesidade e inclusive o câncer.

O estresse já foi mencionado diversas vezes como o mal do nosso século. Viver sem estresse em um mundo estressante é algo praticamente inalcançável. Na realidade nosso corpo não foi feito para viver sem agentes estressores, tal como um carro não é produzido sem um sistema preparado para resistir a situações de imperfeição das rodovias, por exemplo. Nossa máquina (nosso corpo) tem um sistema “quase” perfeito, no entanto primitivo. Lendo este artigo você vai compreender o motivo pelo qual nosso sistema de estresse ainda parece estar atrasado no tempo.

A fisiologia humana e munida de um sistema que tem como função principal preservar a nossa vida. Isto é prioridade, ou seja, todas as vezes em que seu corpo entender que você está em perigo, uma reação intensa, que envolve a produção e a liberação de uma série de substâncias, terá um fim primário: a preservação da vida. Mas o que é uma situação de perigo, de vida ou morte?

Nossa capacidade evolutiva de adaptação infelizmente gera uma confusão na interpretação dos fatos, e as reações a estas situações acabam sendo inevitavelmente as mesmas de um perigo “real”, com menor ou maior intensidade, mas moduladas pelo que definimos como estresse.

O estresse está baseado, entre outros, na ativação do sistema hormonal hipófise-hipotálamo (duas glândulas que se situam dentro do cérebro), com a secreção do hormônio adrenocorticotrófico que ativa a glândula suprarrenal (também chamada de Adrenal), desencadeando uma secreção de hormônios glicocorticoides, como Cortisol. O Cortisol aumenta a quebra de proteínas nos músculos, ossos e nos tecidos linfáticos, além de inibir a síntese proteica. Isso faz com que aumente o nível de aminoácidos no sangue, que são utilizados pelo fígado para produção de glicose, aumentando também o nível de açúcar no sangue.

Toda vez que o Cortisol é aumentado, o seu corpo se prepara para uma guerra, para uma fuga, para uma situação de vida ou morte, independente de isso estar acontecendo realmente ou não.

Muitas pessoas passam a usar e abusar dos remédios para conter ansiedade, para ficar mais felizes, para dormir, e aí se segue uma sequência de drogas que viciam e infelizmente se tornaram commodities nas vidas das pessoas. Em outras palavras, a ignorância acerca dessa condição moderna e a busca pela facilidade de resolver um problema, desfocando-se dele e criando outro, está criando uma geração de dependentes químicos, por mais dura e triste que seja esta realidade.

As alterações de níveis de Cortisol provocam também sintomas comportamentais, como comer em excesso, perda de apetite, exagerado usado de bebidas alcoólicas, tabagismo, drogadição e mecanismos de enfrentamento negativas.

A expectativa de vida média alcança 75 anos no Brasil e já está em 85 anos nos países desenvolvidos. Observando a evolução da humanidade e o aumento deste índice, fica fácil e absolutamente racional chegar à conclusão de que nossos filhos viverão uma época em que o normal será ultrapassar os 100 anos. Mas com que qualidade de vida, se hoje o brasileiro, por exemplo, passa 1/5 de sua vida incapacitado? Imagine viver os últimos 20 anos de nossas vidas no futuro, sem capacidade de lembrar o nome das pessoas, sem poder viajar, passear, trabalhar, em síntese, apenas sobrevivendo?

A terapia hormonal é uma escolha de cada paciente e pode conferir qualidade de vida a homens e mulheres para alcançar uma longevidade mais saudável. Mas não basta somente a terapia para envelhecer com saúde, fatores externos como dieta alimentar balanceada, exercícios físicos e outras escolhas de estilo de vida, também são importantes. É preciso que a pessoa incorpore uma rotina regular de exercícios físicos e adote um regime nutricional equilibrado e bem orientado.
Pois é, a escolha está em suas mãos. Pesquisar, ir atrás da verdade e ter a oportunidade de viver com saúde, de não ser manipulado e ver as verdades serem escondidas, tudo depende única e exclusivamente de cada um. Independente disto, se eu conseguir mudar a vida de uma só pessoa, já estarei feliz e sentirei que fiz a minha parte.

Existem três grandes grupos de alimentos na natureza à nossa disposição. Eles são chamados de Macronutrientes: Proteínas, Gorduras e Carboidratos. Cada um tem propriedades individuais e serve para diferentes funções bioquímicas em nossos corpos, portanto, os três grupos são fundamentais, cada qual com sua particularidade.

As proteínas são formadas pela combinação entre aminoácidos, sendo que a diferença entre elas está em sua composição. Dependendo de quantos e quais aminoácidos constituem uma ou outra proteína, elas acabam servindo mais esta ou aquela função em nosso corpo. Existem as proteínas animais, que são indiscutivelmente mais completas, e as vegetais, que infelizmente sempre deixam a desejar no quesito Aminoácidos Essenciais. E as proteínas, servem pra que? Ora, para sua pele, seus olhos, ossos, coração, músculos, cabelos, ou seja, proteínas são construtoras! São os tijolos de sua casa, são a estrutura palpável de seu corpo. Até base de formação de hormônios elas são!

Algumas gorduras também são classificados como Essenciais, e são bem conhecidas de todos vocês: Ômega-3 e Ômega-6. Quero dizer, com isso que não há vida sem esses dois elementos. É importante que saibamos que as gorduras podem gerar energia, aumentar a imunidade, melhorar a capacidade cardíaca, aumentar a nossa inteligência e ser utilizadas como substrato de formação dos hormônios esteroidais.

Carboidratos na realidade são os vegetais! Verduras, saladas, leguminosas e frutas são os carboidratos “originais”, digamos assim. Pães de todos os tipos, salgadinhos, tortas, doces e tudo mais corromperam nossas inteligências e se tornaram carboidratos de escolha. Grande erro, pois à medida que aumentamos a oferta e a facilidade com que ingerimos carboidratos, estes unicamente se depositarão como reserva em forma de gordura!

Proteínas têm como função servir para uma série de coisas em seu corpo, até mesmo para gerar energia na falta de carboidratos. Se você se passar um pouco na ingestão de gorduras (de boa qualidade), poderá até utilizá-las para outras funções em seu corpo e, novamente, na falta de carboidratos, ela servirá preferencialmente para gerar energia. Mas se você se passar na quantidade e na qualidade dos carboidratos, nada será utilizado para gerar energia! Saiba que todo o excedente será armazenado em forma de gordura no corpo. Isso mesmo, aquela gordura abdominal, nas coxas, nos flancos, na papada etc. E entenda que optar pelos carboidratos corretos, como os vegetais, é uma forma absolutamente inteligente de agir. É por isso que a velha história de contar calorias é completamente absurda. Cada macronutriente tem uma função e suas calorias não podem ser comparadas entre si.