A verdade sobre o chocolate: os benefícios vão muito além do prazer

A verdade sobre o chocolate: os benefícios vão muito além do prazer

No universo das doçuras, o chocolate reina absoluto.

Em suas diferentes versões, sabores, cores e texturas, o doce conquista o paladar de crianças e adultos. Frente a tamanha delícia, fica fácil perder o controle – e é aí que mora o perigo. Além disso, existem versões disponíveis no mercado que não privilegiam as propriedades nutricionais dessa iguaria.

Se você acredita que o chocolate é vilão, precisa continuar o artigo até o final para conhecer sobre os principais benefícios do chocolate para sua saúde e seu humor.

Por que o chocolate melhora nossa vida?

O chocolate fornece ao organismo o triptofano, aminoácido responsável pela produção da serotonina. Este é o neurotransmissor responsável pela melhora do humor, do sono e do apetite.

O segredo está no cacau. Além de ser um poderoso antioxidante, o cacau dá um impulso positivo nessa substância tão importante para o cérebro. As mulheres, durante os ciclos de TPM e menstruação, são mais sensíveis ao consumo do chocolate exatamente porque a serotonina fica baixa e o cacau presente no chocolate traz um aumento rápido.

Como se não bastasse, o chocolate ativa áreas de recompensa no cérebro da maioria das pessoas. Se uma deliciosa barra de chocolate já foi o seu “presente” na infância em troca de fazer um favor a um adulto, você sabe do que estou falando.

Vamos falar mais sobre esta preciosidade chamada cacau.

O cacau e os principais benefícios do chocolate

O cacau é considerado um super alimento pela escala ORAC (Oxigen Radical Absorbance Capacity), a qual atribui valor antioxidante para substâncias e alimentos. Esta escala considera o cacau o alimento com maior nível de antioxidantes do mundo.

Além disso, o cacau é rico em minerais como:

  • Zinco;
  • Magnésio;
  • Fósforo;
  • Potássio;
  • Selênio;
  • Ferro;
  • Cálcio.

Apesar dos grandes benefícios, infelizmente, hoje podemos constatar que o chocolate não é mais o mesmo. A diferença já pode ser sentida no sabor. A explicação? A adição da gordura vegetal hidrogenada.

Infelizmente, para comercializar o produto por um preço mais baixo, a indústria alimentícia forjou o ingrediente que assim perde todo o seu potencial nutritivo. Portanto, ao sentir um sabor diferente ou mesmo pagar um preço muito barato, saiba que não está levando para casa o legítimo chocolate.

Leia também: Você conhece os benefícios do limão?

Então, como escolher o chocolate mais saudável?

Se vier a dúvida, verifique no rótulo do chocolate a composição dos produtos para saber a quantidade de gordura vegetal hidrogenada presente. Dê preferência às opções de “cacau 70%”, onde a quantidade da fruta é maior e com ela vem o benefício.

Também é uma boa alternativa os cacao nibs, que é o tipo menos processado e é feito direto das amêndoas do cacau. Inclusive, eu recomendo como fonte de energia antes de treinos e outras situações específicas este alimento. Merece fazer parte da rotina.

Por fim, fuja das versões “diet e light” de chocolates. Não que o açúcar seja benéfico, mas os adoçantes também não são nem um pouco. Infelizmente, ao escolher uma versão de menos calorias a chance de consumir maior quantidade é muito mais alta. Uma ilusão, pois é péssimo para a saúde.

Então, aproveite para se deliciar com os chocolates, mas escolha qualidade e não exagere na quantidade! Coloque sua saúde em primeiro lugar sem abrir mão do prazer.

Se você já mantém uma alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos como um hábito de vida, dificilmente o consumo de chocolates de boa qualidade vai ter impactos na sua saúde e forma física. Aproveite sem culpa.

Eu espero que este conteúdo ajude você a entender a verdade sobre o chocolate.

Até a próxima!

Dr. Victor Sorrentino

P.S.: Se você também deseja uma vida longa, sem doenças e com disposição para viajar, curtir filhos e netos, aproveitar cada instante sem ser dependente de medicação, convido a conhecer meu curso Segredos Para Uma Vida Longa.

P.S.: Estou ansioso para tê-lo como aluno pois, além do acesso às aulas, estarei disponível para tirar suas dúvidas em um grupo exclusivo no Facebook. Por lá, você também conhece outros dos meus alunos e tem contato com as dúvidas deles.

Conheça o método para viver com muita saúde e energia.