Como saber se tenho alergia alimentar? Existem vários sinais de que um alimento possa causar problemas ao nosso organismo. Para saber sobre eles, continue a leitura deste artigo até o final.
Atualmente, estamos mais expostos como nunca estivemos antes a alimentos alergênicos. Glúten, lactose, corantes, entre outros componentes da alimentação cotidiana do cidadão médio podem desencadear em alergias ou intolerância.
O alérgico ou intolerante, após ser devidamente diagnosticado, deve evitar tais alimentos e fazer uso de alguns medicamentos. Porém, como saber se existe a alergia alimentar e qual alimento específico está provocando o problema? É importante que você saiba identificar alguns sinais que o seu corpo dá.
Desconforto gastrintestinal: primeiro sintoma da alergia alimentar
A suspeita de uma alergia alimentar deve ser a sua primeira hipótese em caso de desconfortos gastrintestinais. Isso porque a primeira reação das pessoas ao se depararem com uma cólica ou dor é usar por contra própria algum medicamento – como um antiácido – com objetivo de eliminar as sensações indesejadas.
O hábito da automedicação é perigoso, pois impede que você trate as reais causas do desconforto.
Gases em excesso, hábitos intestinais desregulados e sem constância, alterações frequentes no formato das fezes, não conseguir ter refluxos, contar com mau hálito são alguns sinais que você não deve ignorar.
Leia também: Sinais de sensibilidade ao glúten
Problemas insistentes
Nosso organismo trabalha com diferentes setores em prol de todo o sistema. É por isso que a presença de um alimento que desencadeia alergia pode afetar os cabelos, a pele e as sensações da pessoa.
Sintomas como acne, rinite, feridas de pele e coceiras não devem passar despercebidos. A alergia alimentar também leva a incômodos como dores de cabeça, alterações menstruais, quedas de cabelo e inchaços. Essas reações ocorrem conforme o organismo humano digere o alimento.
Nosso corpo não tem somente o estômago, o intestino, o sangue ou os olhos trabalhando isoladamente. Toda essa máquina depende de seus sistemas diversos para funcionar. Por isso, a chance de um alimento interferir no funcionamento normal do organismo devido à alergia é bastante alta.
Ao identificar qualquer um dos sinais de forma crônica no seu corpo – ou mesmo de forma aguda, como uma crise de acne repentina -, não corra para a farmácia mais próxima. Busque um profissional da área. Somente ele poderá te passar orientações sobre como gerenciar a alergia alimentar.
É muito bom vê-lo acompanhando meu blog. Se você seguir as recomendações que presto por aqui e pelas minhas redes sociais sua saúde será largamente beneficiada. Todas as dicas que dou por aqui também aplico em minha vida e recomendo aos meus amigos e familiares. Parabéns por cuidar da sua saúde! Recomendo que você vá além.
Para saber:
como envelhecer sem engordar, sem adoecer e sem perder a memória
como emagrecer com saúde e manter-se magro definitivamente
Como mudar hábitos que são tóxicos a sua saúde
Como acordar todos os dias com energia e disposição
Como se livrar de remédios que mais intoxicam do que curam
Como manter a libido em todas as idades
Conheça o meu curso on-line com mais de 80 aulas, 3 cursos bônus e
um grupo com LIVES exclusivas para alunos no Facebook!
SEGREDOS PARA UMA VIDA LONGA
Acesse mais informações no site do curso: