Alimentação e memória: entenda os efeitos do hormônio CCK

Alimentação e memória: entenda os efeitos do hormônio CCK

Você sabia que alimentação e memória estão intrinsecamente relacionados?

Clichês podem incomodar, porém, quando vêm embasado por diversas evidências científicas, é preciso reforçar: nós somos o que comemos.

Não é por acaso que falo tanto sobre esse assunto em palestras, cursos e até nas minhas redes sociais. De preferência, quando algum estudo traz novas informações.

Estudei um interessante artigo que relaciona alimentação e memória, o que auxilia a reforçar que nossa alimentação nos forma por completo. Siga até o final para saber mais.

O estudo

Um grupo de pesquisadores da  College of Human Sciences da Iowa State University estudou a ação do hormônio da saciedade CCK em um grupo de 287 pessoas. Esse estudo completo pode ser conferido aqui.

A colecistocinina, também chamada CCK, encontra-se no intestino e também na região do hipocampo, parte do cérebro relacionada à memória.

A descoberta foi de que, quanto mais regulares os níveis do hormônio da saciedade CCK, menores as chances de desenvolver o mal de Alzheimer.

Assim, fica comprovado que exerce importante função cerebral. Cabe a cada um de nós zelar pelo equilíbrio da produção desse importante hormônio.

Como manter os níveis de CCK em dia?

Estamos falando de um hormônio relacionado à saciedade. Quando seus níveis estão ótimos, um de seus principais efeitos se dá no hipotálamo, com o efeito de saciedade.

Para equilibrar os níveis de CCK, é importante incluir na alimentação as gorduras de boa qualidade. Alimentos como abacate, nozes, azeite e carnes auxiliam o organismo a secretar esse importante hormônio. Já falei sobre as gorduras de boa qualidade nesse artigo.

Além de melhorar a memória, a CCK regula o apetite.

Para isso, temos que manter nossa taxa de hormônios sempre em dia. O ajuste dos hábitos é o primeiro passo, sempre!

Alimentação saudável, prática de exercícios e boas noites de sono são a receita para atingir esse equilíbrio.

Sabemos o quanto é difícil, muitas vezes, mudar essa rotina aos poucos. No entanto, esse é um sério compromisso seu para com você mesmo.

Para auxiliar o máximo de pessoas a alcançar saúde, disposição e qualidade de vida, foi que criei o método Segredos Para Uma Vida Longa.

Para saber:

Como envelhecer sem engordar, sem adoecer e sem perder a memória;

Como emagrecer com saúde e manter-se magro definitivamente;

Como mudar hábitos que são tóxicos a sua saúde;

Como acordar todos os dias com energia e disposição;

Como se livrar de remédios que mais intoxicam do que curam;

Como manter a libido em todas as idades;

Conheça o meu curso on-line com mais de 80 aulas, 3 cursos bônus e

um grupo com LIVES exclusivas para alunos no Facebook!

SEGREDOS PARA UMA VIDA LONGA

Acesse mais informações no site do curso:

Segredos para uma vida longa

Conheça o método para viver com muita saúde e energia.