Alimentação ou suplementação: o que é melhor?

Alimentação ou suplementação: o que é melhor?

As informações nutricionais estão cada vez mais populares e, diante disso, fica a dúvida: alimentação ou suplementação? O que é melhor?

Aos poucos, os preconceitos e mitos sobre os suplementos são derrubados. Dessa forma, é comum que as pessoas tenham uma inclinação maior a consumir suplementos e procurem por esse tipo de produto.

É importante esclarecer que cada pessoa conta com suas próprias necessidades nutricionais. Assim, eu não recomendo que ninguém procure fazer a suplementação por conta própria sem consultar um profissional da saúde.

O objetivo da nossa conversa de hoje é explicar em quais casos a alimentação ou suplementação são mais interessantes.

O que é suplementação?

O objetivo mais básico da suplementação é oferecer ao organismo os nutrientes que estão faltando na alimentação. Existem perfis específicos de pessoas que precisam recorrer à suplementação. Entre eles, podemos destacar:

  • Gestantes;
  • Idosos;
  • Pacientes com doenças gastrointestinais;
  • Adeptos de estilos alimentares restritivos (vegetarianos ou veganos, por exemplo);
  • Pacientes com fígado doente.

A suplementação é um assunto muitas vezes ligado ao meio dos atletas e praticantes de exercícios físicos, já que parecem ser o perfil que mais precisa de suplemento.

Ocorre que, ao buscar por orientação física e nutricional, automaticamente recebem alguma orientação para usar algum suplemento. Porém, a maioria das pessoas, se consultasse um especialista, também teria essa recomendação.

Assim como a alimentação, a suplementação de vitaminas, minerais e outros nutrientes essenciais deve ser receitada conforme estilo de vida, idade, sexo, peso, altura, entre outras variáveis.

A maior parte dos perfis listados acima conta com alguma restrição para produzir as próprias vitaminas ou até consumir alguns alimentos.

Grávidas precisam suplementar devido à geração de uma nova vida. Idosos já não conseguem consumir muitos alimentos. Para um paciente com problema no fígado, um alimento com determinado nutriente pode mais prejudicar que beneficiar. E por aí vai.

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Quando é melhor suplementar?

Se você está aqui, deve saber que sou um defensor da alimentação natural. No entanto, não podemos esquecer da segurança alimentar. Nem tudo que é natural é melhor. Pense na opção que você prefere: a água de um riacho poluído ou água mineral envasada?

O mesmo acontece com o palmito. Para que não exista o risco de botulismo, é preferível consumir o palmito industrializado e de boa procedência. Poderia dar outros exemplos, mas vou retornar aos suplementos.

O suplemento entrega o nutriente de um alimento isolado dele. Posso citar o caso da soja que, como alimento, não é uma boa opção. No entanto, a sua proteína é de excelente qualidade e pode ser encontrada para consumo de forma isolada como suplemento.

Também existem casos de nutrientes que não são abundantes na nossa alimentação, seja por questão geográfica ou cultural. O magnésio é pouco encontrado no Brasil e, normalmente, é um dos nutrientes recomendados para suplementação.

Ômega 3 e ômega 6, embora presentes em peixes como o salmão e a sardinha, também são gorduras de boa qualidade pouco consumidas. Assim, a suplementação costuma ser a saída para garantir seus bons níveis.

Meu trabalho aqui é desmistificar um pouco de senso comum sobre alimentação ou suplementação. Por isso, é um prazer vê-lo aqui em meu blog acompanhando meus conteúdos.

Espero ter tirado as suas dúvidas. Para saber mais, assista ao vídeo abaixo e aproveite para se inscrever em meu canal do Youtube.

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