Alimentos Light e Diet: milagrosos ou mentirosos?

Alimentos Light e Diet: milagrosos ou mentirosos?

Vivemos em um surto epidêmico de obesidade.

Para se dar conta disso basta apenas ler os últimos relatórios do Ministério da Saúde que apontaram um crescimento de quadros de obesidade em 60% no país em dez anos (entre 2006 e 2016).

Os números são alarmantes: metade da sociedade brasileira está acima do peso (53,8%) e um em cada cinco brasileiros está obeso.

Leia sobre os Perigos ocultos da Obesidade neste post. 

A pesquisa aponta os maus hábitos alimentares como principais agentes deste aumento. A verdade é que na busca por uma vida mais equilibrada, muitas pessoas podem pensar que ao consumir alimentos light e diet possam estar se protegendo.

Hoje eu quero desmistificar esses tipos de produtos. Continue lendo.

 

O que são alimentos Light e Diet?

 

Bem, para entender o problema do consumo desses tipos de produto, é preciso entender do que se tratam, exatamente.

Alimentos light (do inglês “leve”) são caracterizados pela redução de algum componente, geralmente a fórmula deles vem com no mínimo 25% a menos de algum nutriente.

Já os alimentos chamados diet (do inglês “dieta”) são formulados com a ausência de algum tipo de nutriente, geralmente açúcar, ou sal, lactose, gordura e outros.

O que acontece é que esses produtos passam a impressão de que “não engordam” e são saudáveis.

Criou-se toda uma indústria em torno de alimentos “fitness” e infelizmente, por falta de informação, muitas pessoas cegamente acreditam que ao consumi-los, vão contribuir para seu emagrecimento ou manutenção de peso e saúde.

Será?

 

Os Falsos Saudáveis

 

Apesar das promessas dos rótulos, produtos light e diet podem levar exatamente ao oposto do que se pretende.

Ao substituir um alimento tradicional, por exemplo, por um alimento light, pode fazer com que se consuma o dobro do que normalmente se consumiria – exatamente pela falsa impressão de se tratar de uma opção “mais saudável”.

O consumo é ampliado e a mente fica tranquila: afinal, é light.

 

É preciso que se entenda que a redução ou mesmo ausência de um componente não significa que o produto apresente uma quantidade menor de calorias.

E, mais importante, é entender que a falta desse componente precisará ser sanada ou substituída com algum outro componente para que o alimento mantenha as mesmas propriedades e sabor similar.

O substituto, por sua vez, é tão prejudicial para o corpo quanto o componente que foi retirado da fórmula. Veja um exemplo:

No caso dos produtos diet, é comum que a falta de açúcar seja reposta com gordura hidrogenada, extremamente tóxica para sua saúde. 

Nos alimentos light, talvez haja a redução de gorduras, porém existe uma quantidade maior de açúcar ou adoçantes.

Veja que não existe uma compensação verdadeiramente saudável quando se opta por alimentos processados.

Por isso é sempre importante prestar atenção nas embalagens, na composição, na tabela nutricional exposta no rótulo.

Mesmo os produtos com baixo teor calórico podem levar ao aumento de peso pois podem possuir outros componentes mascarados, pra garantir o mesmo sabor, e sabotar a sua alimentação.

Sem contar que a maioria destes alimentos light e diet são extremamente industrializados, tem conservantes, corantes, adoçantes. De maneira alguma podem ser considerados aliados da saúde.

 

Como Emagrecer de Verdade?

Não existe resultado sem esforço. Infelizmente alimentos light e diet não são milagrosos. 

Além do aumento de peso, você estará colocando seu corpo em risco de contrair condições crônicas muito sérias como a hipertensão e o diabetes.

Quer evitar uma vida fragilizada por doenças e desfrutar de um corpo ativo e saudável, de dentro para fora?

Invista na mudança de seus hábitos.

Dê preferência para alimentos de verdade, que não duram semanas e meses em prateleiras de supermercados.

Nutra seu corpo de verdade, absorva as vitaminas que são tão importantes para o fortalecimento e proteção de seu organismo contra as doenças.

Alie a alimentação à prática regular de atividades físicas, boas noites de sono reparador, ingestão de água e tantas outras dicas que posto constantemente em minhas redes. Você pode ler mais sobre estas dicas abaixo.

Preparei um artigo contendo 10 passos para o emagrecimento saudável. Não deixe de ler. 

 

Quando investimos no que é real, alcançamos resultados reais. Não deixe-se enganar por uma indústria que tem tudo, menos sua saúde como principal preocupação.

 

Victor Sorrentino 

 

Conheça o método para viver com muita saúde e energia.