Existem alguns alimentos que, ao serem digeridos, geram um gasto maior de energia, devido a suas propriedades.

Por causa desta propriedade, eles são chamados alimentos termogênicos.

Porque termogênicos?

O consumo de alimentos termogênicos é extremamente benéfico para a saúde e também para acelerar o metabolismo. Contribuindo para o funcionamento acelerado dos processos, o consumo é considerado um grande aliado no processo de emagrecimento.

 

Os benefícios de consumir termogênicos

O consumo destes alimentos ajuda a acelerar o metabolismo e de certa forma estimula a perder peso. Muito útil, certo?

A dica aqui é aprender quais alimentos tem estas propriedades e podem ajudar no seu processo. Depois disso, acrescente estes alimentos na sua dieta diária, como estratégia para manter o organismo sempre funcionando da melhor maneira.

 

Confira abaixo alguns exemplos de alimentos termogênicos:

 

Pimenta vermelha

Uma grande aliada pois possui uma substância chamada capsiacina. Em estudos recentes demonstrou-se que o consumo frequente da capsiacina aumenta o metabolismo basal.

Leia mais sobre o Poder das pimentas

 

Chá verde

Outro grande acelerador do metabolismo, o chá verde é extremamente rico em antioxidantes. Também diminui o colesterol, prevenindo o depósito de gordura no organismo. O chá verde também contém cafeína, e é utilizado no auxílio da perda de peso, aumentando o metabolismo, auxiliando assim a queima e eliminação de gordura.

 

Gengibre

Acelera o metabolismo e estimula a queima de gordura, além de ser um poderoso aliado na prevenção contra o câncer. Melhora o sono, auxilia no funcionamento do sistema digestivo, ajuda a aliviar náuseas e diarreias, previne resfriados, analgésico e anti-inflamatório.

 

Cafeína

Muitos dos suplementos usados para aumentar a queima de gordura são feitos à base de cafeína. Isso acontece pois ela libera um hormônio catabólico chamado adrenalina, que tem efeito lipotrófico, ou seja, ajuda a queimar gordura. Também acredita-se que a cafeína diminua a fadiga mental e aumente o desempenho físico na hora do exercício.

 

Água gelada

Sim, pasme, água gelada! Pesquisas mostraram que o corpo queima cerca de 200 calorias a mais quando se bebe de 8 a 10 copos de água gelada durante o dia. Isso acontece pois é necessário esse esforço para aumentar a temperatura da água no organismo.

Aproveite para acessar o artigo sobre Como escolher sua água

 

Canela

A canela melhora o sistema imunológico e acelera o metabolismo, além de facilitar a ação da insulina no organismo ajudando a controlar a diabetes e o colesterol . Possui diversas propriedades como cálcio, vitamina A, vitamina C, fósforo e magnésio.

 

Moderação e noção

É importante deixar claro que obviamente só consumir estes alimentos não vai adiantar. Para emagrecer não existe milagre, existe sim um conjunto de boas práticas.

Aliar uma alimentação saudável com exercícios é o melhor caminho para perder peso e atingir a qualidade de vida.

É preciso sempre, equilíbrio, se entupir de alimentos termogênicos não vai te fazer emagrecer. Eles devem ser entendidos como uma ajuda extra, sozinhos não vão dar resultado.

Ter uma alimentação adequada com boas proporções entre proteínas, gorduras e carboidratos, além de praticar exercícios físicos é a chave do sucesso.

 

Cuidado

Vale lembrar que a ingestão exagerada desses alimentos pode ser prejudicial. É importante a orientação de um profissional atualizado.

Um médico ou nutricionista pode propor a quantidade adequada de alimentos termogênicos ideal para consumir em cada caso.

Leia também o meu artigo sobre os Super Alimentos

Victor Sorrentino