Anticoncepcional e emagrecimento: é verdade que um atrapalha o outro?

Anticoncepcional e emagrecimento: é verdade que um atrapalha o outro?

Você já ouviu falar que o anticoncepcional dificulta o emagrecimento? Ou, conheceu uma pessoa que engordou ao começar a usar a pílula? Há até mesmo casos em que a mulher emagrece ao substituir o anticoncepcional hormonal por outros métodos.

Talvez, você mesma sinta que apesar de ajustar a alimentação e incluir exercícios físicos na sua rotina esteja difícil emagrecer. E aí, vem aquela suspeita… Será que é o anticoncepcional?

Sou Dr. Domingos Mantelli, médico ginecologista e obstetra. Abordo este assunto no espaço do dr. Victor Sorrentino por ser uma dúvida frequente de nossas pacientes. Convido você a seguir meu perfil no Instagram e fazer sua inscrição em meu canal do YouTube.

Nessas redes sociais, eu e minha esposa e parceira de trabalho Erica Mantelli esclarecemos dúvidas relacionadas à fertilidade, gestação, desenvolvimento do feto e outros assuntos sobre ginecologia e obstetrícia.

Por que o anticoncepcional pode dificultar o emagrecimento?

Embora essa dúvida seja comum entre as mulheres desde o início da comercialização da pílula anticoncepcional, não existem evidências sólidas que relacionem anticoncepcional e emagrecimento de forma que um atrapalhe o outro.

No entanto, é comprovado que o uso de anticoncepcionais hormonais sintéticos inibe a produção da testosterona. Este é um hormônio essencial para a mulher definir a forma corporal e também precisa estar em dia para o emagrecimento acontecer.

Embora a mulher tenha 10 a 30 vezes menos testosterona que o homem, é importante que seus níveis estejam em dia. Ao ficar baixo, inúmeros problemas podem aparecer, inclusive a dificuldade para ganhar massa muscular e perder gordura.

Além disso, a pílula aumenta os níveis do estrogênio. Este hormônio pode aumentar o apetite e promover a retenção de líquido no organismo feminino.

Assim, essa correlação entre anticoncepcional e emagrecimento, sobre um atrapalhar o outro, é bastante provável, pois desregula a produção natural dos hormônios do corpo.

No entanto, dificilmente a pílula é o único motivo da dificuldade de perder gordura. Portanto, não pense que apenas parar com o comprimido vai emagrecer. Consulte seu médico.

Outros problemas do uso de anticoncepcional

Sempre que possível, oriento minhas pacientes a trocar o anticoncepcional hormonal por métodos contraceptivos que não envolvam a ingestão de hormônios.

O anticoncepcional hormonal mexe com a produção de diversos hormônios responsáveis pelo bom funcionamento do organismo. Mulheres que usam anticoncepcional, comprovadamente, contam com mais chances de desenvolver a candidíase, conforme expliquei neste post em meu blog.

Isso além de outros problemas que o dr. Victor Sorrentino detalha melhor em seu e-book sobre os anticoncepcionais. Baixe agora seu e-book e saiba a verdade sobre os anticoncepcionais aqui.

Portanto, converse com o seu ginecologista sobre alternativas de contraceptivos. Vai ser melhor para a sua saúde em curto, médio e longo prazo.

Espero ter esclarecido sobre a relação entre anticoncepcional e emagrecimento e por que o uso da pílula provavelmente está relacionada à manutenção da gordura corporal.

Até a próxima!

Dr. Domingos Mantelli

 

Conheça o método para viver com muita saúde e energia.