Dicas para aproveitar as festas de final de ano sem prejudicar a saúde

Dicas para aproveitar as festas de final de ano sem prejudicar a saúde

Aproveitar as festas de final de ano sem prejudicar a saúde é um grande desafio para quem passou todos os outros meses em meio a uma dieta equilibrada.

Todas as delícias servidas em confraternizações de final de ano, ceia de natal e de revéillon são verdadeiras tentações. Se você não sabe como equilibrar a sua saúde nessa época do ano, ou mesmo perdeu peso e sente medo de recuperar, é contigo o assunto de hoje.

E se eu te dissesse que é possível aproveitar tudo o que as festas de final de ano oferecem de melhor e sem estragar a sua saúde?

Continue até o final deste artigo para conferir as minhas dicas para manter a sua saúde.

Mantenha uma rotina alimentar

Embora a época de férias permite alguma flexibilidade com a alimentação, é preciso manter alguma regularidade. Fora dos dias de festas, não há desculpas para deixar de fora do prato aquilo que chamamos de “comida de verdade”.

As gorduras de boa qualidade, proteínas, vitaminas e todos os nutrientes necessários à vida devem fazer parte do seu cotidiano. Isso te ajuda a manter o equilíbrio nessa fase.

Também vale a pena manter os seus horários, a fim de auxiliar o organismo em seu ciclo sem prejudicar o metabolismo.

Dê preferência aos alimentos mais magros

Nos dias de festas, comece servindo-se pelas saladas. Aqui, as frutas em meio às saladas são uma excelente opção. Aproveite também as folhas e oleaginosas presentes. Na hora de servir de carnes, dê preferência àquelas assadas ou grelhadas.

Moderação é tudo

Esta é a regra de ouro para os carboidratos. Para aproveitar cada prato, pegue apenas uma porção de cada tipo. Vale para risotos, massas, carnes com mais gordura e para as sobremesas.

A boa notícia é que, quando você segue a orientação de manter uma rotina alimentar, seu organismo está muito mais propício a moderar a comida. Não significa que você vai deixar de lado seus pratos favoritos.

Significa, sim, que você vai comer até ficar satisfeito em vez de exagerar.

Tenha moderação com bebidas alcoólicas

A preocupação com as comidas calóricas é tanta que muitos esquecem o quanto as bebidas alcoólicas são prejudiciais à saúde. Além de intoxicar o organismo, levando a efeitos adversos, ainda são altamente calóricas.

Atenção especial com os destilados como whisky, vodka, saquê e pinga, que contam com uma maior concentração alcoólica e muito mais calorias.

Leia também: Entenda a relação entre genética e doenças

Faça um detox

No dia seguinte ao Natal e ao Ano Novo, vale a pena seguir uma dieta para desintoxicar. Evite esse hábito de seguir comendo por vários dias aquilo que sobrou das ceias. O ideal é manter uma alimentação baseada em alimentos saudáveis e muito líquido no dia seguinte para que o corpo retome o seu estado de equilíbrio.

Vale a pena incluir aqui os alimentos termogênicos, ideais para regular o metabolismo. Já falei sobre eles neste artigo.

Eu espero que este artigo ajude você a aproveitar as festas de fim de ano sem prejudicar a saúde. Para te ajudar a passar por essa época de maneira saudável e sem engordar, tenho uma novidade!

Somente por um tempo limitado, o Curso Segredos Para uma Vida Longa está acompanhado do mini curso Estratégias Alimentares para Festas de Final de Ano.

E o melhor: isso com uma condição especial. Torne-se meu aluno agora mesmo, cuide da sua saúde nessa época e também durante todo 2020.

Conheça agora: Curso Segredos Para Uma Vida Longa.

Conheça o método para viver com muita saúde e energia.