Estudos apontam benefícios do azeite de oliva para saúde cardiovascular

Estudos apontam benefícios do azeite de oliva para saúde cardiovascular

Você já ouviu falar que o azeite de oliva é benéfico à saúde cardiovascular?

Quem acompanha os meus conteúdos, já sabe que recomendo muito o azeite de oliva. Rico em ômega 9, propriedades antioxidantes e em gorduras monoinsaturadas, ele está no time das gorduras de boa qualidade. Aquelas essenciais à nossa vida.

O azeite de oliva faz parte do meu dia a dia e recomendo para a maioria dos meus pacientes e em meus conteúdos nas redes sociais. Recentemente, um estudo levantou os benefícios diretos do consumo regular de azeite de oliva para a saúde cardiovascular. Confira até o final e descubra por que adotar essa gordura de boa qualidade no seu cotidiano.

O que diz o estudo?

Um grupo de voluntários sem câncer, sem problemas cardíacos e sem doenças crônicas foram acompanhados durante 24 anos. Um total de 63867 mulheres e 35512 homens responderam a questionários sobre dieta e estilo de vida a cada 4 anos no intervalo entre 1990 e 2014. O estudo foi publicado no Journal of the American College of Cardiology.

Os trabalhos constataram que, entre aqueles que consumiam mais do que meia colher de sopa de azeite por dia, teve o risco de sofrer com qualquer doença cardiovascular em 15%. Além disso, os riscos de sofrer com a doença arterial coronariana caiu em 21% entre essas pessoas.

De acordo com os pesquisadores, o simples fato de substituir uma colher de chá de gordura láctea como manteiga, margarina ou maionese pela mesma quantidade de azeite está associada à diminuição do risco de infarto em 5%.

Esse é um enorme benefício em consumir essa gordura de excelente qualidade, além de muitos outros que vale a pena listar brevemente.

Rico em ácidos graxos insaturados e LDL (lipoproteína de baixa densidade conhecida como “colesterol bom”), o azeite de oliva reúne benefícios para todo o organismo.

Suas propriedades favorecem a saúde dos ossos, protegem o cérebro, diminuem as chances de depressão e retardam o envelhecimento, só para citar alguns dos benefícios.

Como consumir o azeite de oliva?

Eu preciso encerrar este artigo com um alerta: o consumo excessivo do azeite não é recomendado. Os benefícios estão sempre atrelados ao consumo moderado em uma alimentação balanceada e, preferencialmente, associado ao estilo de vida saudável.

As propriedades do azeite de oliva são mantidas no uso diretamente no prato, em saladas ou mesmo em pratos quentes. Não é recomendável aquecê-lo. Para frituras, recomendo o óleo de coco extravirgem prensado a frio.

Também é muito importante saber escolher o seu azeite de oliva. No mercado, existem diversas opções, o que pode gerar dúvidas. Para facilitar sua vida, escrevi este artigo ensinando a escolher o azeite de oliva.

Eu espero que você tenha gostado de saber mais sobre a relação entre azeite de oliva e saúde cardiovascular.

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