Quais os benefícios do jejum?

Quais os benefícios do jejum?

Os benefícios do jejum têm sido um assunto frequente em especial nas pautas sobre emagrecimento. O tema não vem simples, e sim acompanha muitas dúvidas.

Em uma cultura em que cansamos de ouvir sobre a necessidade de alimentação a cada três horas, ouvir que passar algumas horas sem ingerir nenhum alimento traz saúde gera uma confusão daquelas.

O hábito de fazer jejum é recorrente na prática de várias religiões que pregam o desapego. Algumas delas recomendam em alguns dias específicos do ano (para os cristãos, a sexta-feira santa e a quarta-feira de cinzas são exemplos), enquanto outras sugerem que faça parte do estilo de vida.

Mas, quais são os reais benefícios do jejum? Vou responder a essa e outras dúvidas.

Fazer jejum é saudável?

Sei que a recomendação de se alimentar a cada três horas é um dos principais conselhos para se alimentar. No entanto, nenhum animal nasceu biologicamente preparado para ingerir alimentos com tamanha frequência.

Atualmente, a facilidade com que temos acesso aos alimentos permite esse hábito de comer a cada três horas. Mas, você já pensou em como era na pré-história? Não havia caça ou colheita disponível a qualquer momento, e carregamos essa herança em nosso metabolismo. Cada vez que a comida entra, o corpo precisa trabalhar para metabolizar e distribuir os nutrientes para todo o organismo, estimulando a insulina.

Além disso, nossa alimentação nem de longe conta com a mesma qualidade da comida de alguns séculos atrás, devido aos processos industrializados e aos agrotóxicos. Falo mais sobre por que não recomendo comer a cada três horas neste post.

Do ponto de vista da evolução, portanto, o hábito do jejum é natural do ser humano, embora não seja necessário. Deixar de comer durante 14 a 18 horas desafia o organismo a criar mecanismos para se proteger, pois entende a falta de alimento como situação de risco.

A síntese de hormônios eleva os índices de GH, estimula o glucagon, melhora as funções da tireóide e eleva a síntese de testosterona. Ou seja, o reflexo do jejum é a otimização do metabolismo por uma questão de sobrevivência.

Os benefícios do jejum são para todos?

Eu não posso aconselhar a prática do jejum como um hábito porque cada organismo conta com suas próprias particularidades. Acredito que jejuar seja saudável para todo ser humano saudável, desde que exista um acompanhamento profissional de um médico ou nutricionista.

Mais do que espaçar a entrada dos alimentos no organismo, é necessário selecionar com mais critério o que consumir. Farinhas, açúcares e gorduras de má qualidade devem ser reduzidos ao máximo da dieta, sempre sendo substituídos por boas proteínas e boas gorduras para otimizar a distribuição de macronutrientes.

Quando começamos a comer melhor, a consequência é sentir menos fome.

Quanto menos fome você sente, mais fácil se torna lidar com a sensação de corrosão interna causada pela fome. Por isso, os benefícios do jejum são ainda mais acentuados quando a pessoa já adotou melhores hábitos alimentares. Não recomendo que o jejum seja feito diariamente e sem recomendação de um profissional da saúde.

Se você deseja saber mais, veja este vídeo do meu canal do Youtube e aproveite para se inscrever:

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