Calvície: Causas e Cuidados
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Calvície: Causas e Cuidados

Evolutivamente falando, os pelos e cabelos, têm funções específicas de proteção, antigamente tínhamos mais, hoje, suas funções ainda se conservam mas não tão intensas quanto no passado.

As células dos fios de cabelos, naturalmente, como todas as células do nosso corpo, se alimentam de nutrientes.

Agentes Internos

Primeiramente precisamos pensar na alimentação destas células, pois os fios de cabelo necessitam de uma gama bem complexa de nutrientes para se manterem saudáveis.

A primeira coisa que devemos considerar, é se estamos nos alimentando adequadamente, se estamos ingerindo os alimentos que contém os nutrientes necessários para a saúde dos nossos fios. Os fios precisam principalmente do complexo B, vitaminas e aminoácidos.

Vitaminas do complexo B, B7, vitamina H biotina, vitamina B5, ácido pantotênico, e algumas outras do complexo B presentes principalmente nas carnes e nos vegetais, são muito importantes, assim como os minerais, principalmente o silício, contido na aveia, na pêra e nas castanhas.

Quanto mais idade a pessoa tem, maior será a dificuldade da absorção de silício, mas não de vitaminas do complexo B. Preste atenção que, para digerir e absorver estas vitaminas e minerais, o estômago deve ser ácido. Chamo atenção aqui, mais uma vez, às pessoas, principalmente com mais de 40 anos, ou usuários do famoso Omeprazol, terão fatalmente uma dificuldade de digestão e absorção destas substâncias importantes para a saúde dos fios.

Agentes externos

Quanto mais limpo estiver o couro cabeludo, melhor para os fios, e quanto mais puro também, a química, ou o excesso dela, pode prejudicar o cabelo sim. Indico aqui os produtos da Alva, que não são testados em animais, e da alemã Welleda.

Saliento um grande perigo, sobre as pessoas que têm os fios muito grossos e para aumentar a ação da chapinha acabam puxando muito forte os fios na hora da aplicação da mesma, a tração, a intensidade do puxão pode sim acabar por quebrar os fios ou ocasionar uma queda. Excesso de tração e química, não levam à calvície, mas podem levar a uma queda momentânea, assim como a gravidez, ou algum outro tipo de estresse hormonal ou emocional.

Os cabelos estão sempre se renovando, cada um na sua fase, enquanto uns fios nascem, outros estão crescendo e muitos estão caindo, faz parte do processo. Muitos fios, não estão caindo para morrer, mas sim para serem renovados. As pessoas que estão perdendo cabelo, sabem disso pelo excesso, mas nem sempre seu cabelo cai pois está morrendo, muitas vezes ele cai pois está se renovando.

Vejo pessoas utilizando remédios e compostos vitamínicos e minerais durante uma vida toda, sem ter necessidade, o excesso dessas vitaminas pode intoxicar o corpo todo! É muito bonito, útil e louvável procurar uma suplementação para seus cabelos, mas peço atenção aqui, se realmente são necessárias altíssimas doses de biotina vitamina B7 ou vitamina H, em curto período podem ser aceitáveis, mas em grandes doses e a longo e médio prazo pode ser desastroso para a tireoide.

Altas doses de biotina podem ser prejudiciais, existem vitaminas que são excretadas pela urina em curto prazo, mas durante muito tempo, acaba afetando o organismo, não estou dizendo que está errado, mas a diferença entre o remédio e o veneno está na dose, cuidado com o tempo de utilização.

O ácido pantotênico vitamina B5 é o principal nutriente da glândula do estresse, muitas vezes quando a pessoa está muito estressada e tem a queda do cabelo em função disso, o àcido pantotênico pode ser um grande aliado pois além de ajudar no cabelo, ainda ajudaria no funcionamento da glândula do estresse. Vejo muito mais vantagem em usar a vitamina B5 do que a biotina, com melhor efeito, mais beneficio e menos risco pois enquanto a tireoide pode ser prejudicada por uma glândula do estresse pode ser beneficiada pelo outro.

 

Calvície

Aponto aqui que a calvície não é hormonal, ela é uma questão hereditária. Os hormônios não fazem com que uma pessoa seja calva, os fios são programados para viver certo tempo, e tudo depende do cuidado. Um fio programado para viver certo tempo, terá uma maior vida útil se for bem cuidado, mas nunca será imortal, por melhor que seja seu cuidado.

Principalmente nos homens, os fios localizados no topo da cabeça, tem uma vida útil menor, enquanto os localizados aos lados, tendem a durar mais.

Fatores hormonais dificilmente podem fazer homens ou mulheres sem predisposição hereditária ficarem calvos.

O hormônio DHT, as vezes pode ocasionar uma queda de cabelo temporária, principalmente daqueles fios que já estavam programados para morrer. Falando de remédios, existem remédios que foram inventados para outros fins, como a Finasterida e outros parecidos, para câncer de próstata, exemplo, que serve para diminuir o DHT.

O remédio foi descoberto pois, dentro do uso para o câncer de próstata começou a aumentar a vida útil dos cabelos, mas nunca foi criado para este fim. Este remédio foi prescrito indiscriminadamente, e quando um remédio é usado para diminuir um hormônio, acaba desequilibrando o sistema inteiro.

Este remédio acaba aumentando a vida dos fios, pelo efeito colateral, uso off label, ou seja, inventado para uma coisa mas funciona para outra. O uso indiscriminado causa muito problemas, pois nas mulheres, este remédio acaba inibindo uma enzima, e acaba trazendo muitos problemas fisiológicos e hormonais. Bagunça hormonal, ganho de peso, aumento de mamas, aumento de gordura corporal, problemas de libido.

Não é possível zerar um hormônio como o DHT do corpo humano sem bagunçar o sistema, apenas para conservar os cabelos, pois os efeitos colaterais serão imensos. Antes de usar estes medicamentos, façam a medição do DHT, para saber se realmente precisa e pode ser usado, o preço que se paga é muito alto pelos efeitos colaterais. Aumenta o risco de uma série de doenças pois o DHT é um hormônio considerado vital.

Sugiro aqui que tenhamos humildade e cabeça para pensar no todo, antes de tomar remédios para o cabelo, precisamos pensar nos efeitos que isso pode causar no resto do organismo.

A calvície é algo comum, então minha sugestão é assumir de cabeça erguida e ser feliz!

Dr. Victor Sorrentino

 

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Todos sabem que não há vida sem água e que devemos tomar água diariamente para nos mantermos hidratados. Mas se é uma substância tão importante, não deveríamos saber mais sobre como escolher a água que vamos beber? O assunto é de suma importância para a saúde das pessoas, mas a falta de conhecimento faz com que praticamente a totalidade da população mundial passe ao largo de todos os benefícios que uma água de boa qualidade pode proporcionar, pois não há orientação na hora de escolher esta substância vital. As pessoas ficam à mercê das informações publicitárias das empresas que se favorecem da venda de água e que, muitas vezes, não têm o compromisso com a saúde do consumidor, mas sim com o lucro do seu produto.

A água é o mais abundante constituinte do corpo humano. Um indivíduo de 70 kg, por exemplo, tem aproximadamente 42 litros de água no corpo. Somos, sim, “aquários ambulantes”, e desta foma é possível imaginar que nossas células sejam os peixes desse aquário. Caso o peixe esteja doente e a água estiver inadequada, não adianta tratar só o peixe e colocá-lo na mesma água: deveríamos trocar a água ou tratá-la.

Entretanto, a medicina só pensa nos solutos, raramente nos solventes. Para se ter ideia das proporções deste elemento, sabe-se que o corpo de um recém-nascido é constituído de mais de 80% de água, o corpo de um adulto não desidratado é constituído por 69% de água e o corpo de um idoso é constituído de pouco mais de 50% de água. Ela constitui 85% do cérebro, 92% do sangre e 87% do fígado.

É fundamental o conhecimento das propriedades da água, para que se possa aproveitar os benefícios que este elemento pode oferecer. E é realmente fundamental que haja um esforço no sentido de informar a população sobre este elemento essencial à vida e que pode ter ação medicinal diariamente!

O ser humano foi criado para estar em movimento. Nossa estrutura biológica conta com um sistema muito bem organizado para possibilitar-nos mobilidade. Se pensarmos bem, o homem foi inserido em um mundo onde para tudo era necessário o movimento. Alimentos vinham essencialmente da caça e de vegetais, a locomoção dependia exclusivamente das pernas. Ou seja: sedentarismo era algo que simplesmente não tinha como existir.

Com o passar dos anos e a evolução, muitas facilidades foram criadas a fim de dar conforto e bem-estar às pessoas. Entretanto, chegamos a um ponto crítico na história da humanidade, onde em grande parte dos países desenvolvidos o sedentarismo transcende o movimento, e o resultado deste mudança tem sido desastroso e extremamente deletério à saúde humana.

Infelizmente, grande parte das pessoas não se dá conta de que está indo absolutamente contra a natureza de nossa espécie ao passar a maior parte do tempo sentada e esquecendo de compensar essa deficiência de atividades com alguma forma de exercício. A queixa é praticamente sempre a mesma: falta de tempo… Por outro lado, é sabido também que esta “desculpa” tem um caráter de praticidade, ou seja, é mais simples usar este argumento do que buscar organizer-se para dar prioridade à saúde.

A prática de atividade física moderada é uma das principais formas de prevenção de doenças atreladas ao envelhecimento, e aqui não estamos falando nem sobre a necessidade de sermos atletas, mas sim de simplesmente buscarmos manter uma rotina semanal de exercícios. Você já sabe que cerca de 85% de sua saúde dependem exclusivamente de seus hábitos de vida, restando pouco para culparmos a genética. Então, é importante saber que este “medicamento natural” e que depende só de você está associado à preservação de Alzheimer, doenças cardiovasculares e degenerativas, diabetes, hipertensão, obesidade e inclusive o câncer.

O estresse já foi mencionado diversas vezes como o mal do nosso século. Viver sem estresse em um mundo estressante é algo praticamente inalcançável. Na realidade nosso corpo não foi feito para viver sem agentes estressores, tal como um carro não é produzido sem um sistema preparado para resistir a situações de imperfeição das rodovias, por exemplo. Nossa máquina (nosso corpo) tem um sistema “quase” perfeito, no entanto primitivo. Lendo este artigo você vai compreender o motivo pelo qual nosso sistema de estresse ainda parece estar atrasado no tempo.

A fisiologia humana e munida de um sistema que tem como função principal preservar a nossa vida. Isto é prioridade, ou seja, todas as vezes em que seu corpo entender que você está em perigo, uma reação intensa, que envolve a produção e a liberação de uma série de substâncias, terá um fim primário: a preservação da vida. Mas o que é uma situação de perigo, de vida ou morte?

Nossa capacidade evolutiva de adaptação infelizmente gera uma confusão na interpretação dos fatos, e as reações a estas situações acabam sendo inevitavelmente as mesmas de um perigo “real”, com menor ou maior intensidade, mas moduladas pelo que definimos como estresse.

O estresse está baseado, entre outros, na ativação do sistema hormonal hipófise-hipotálamo (duas glândulas que se situam dentro do cérebro), com a secreção do hormônio adrenocorticotrófico que ativa a glândula suprarrenal (também chamada de Adrenal), desencadeando uma secreção de hormônios glicocorticoides, como Cortisol. O Cortisol aumenta a quebra de proteínas nos músculos, ossos e nos tecidos linfáticos, além de inibir a síntese proteica. Isso faz com que aumente o nível de aminoácidos no sangue, que são utilizados pelo fígado para produção de glicose, aumentando também o nível de açúcar no sangue.

Toda vez que o Cortisol é aumentado, o seu corpo se prepara para uma guerra, para uma fuga, para uma situação de vida ou morte, independente de isso estar acontecendo realmente ou não.

Muitas pessoas passam a usar e abusar dos remédios para conter ansiedade, para ficar mais felizes, para dormir, e aí se segue uma sequência de drogas que viciam e infelizmente se tornaram commodities nas vidas das pessoas. Em outras palavras, a ignorância acerca dessa condição moderna e a busca pela facilidade de resolver um problema, desfocando-se dele e criando outro, está criando uma geração de dependentes químicos, por mais dura e triste que seja esta realidade.

As alterações de níveis de Cortisol provocam também sintomas comportamentais, como comer em excesso, perda de apetite, exagerado usado de bebidas alcoólicas, tabagismo, drogadição e mecanismos de enfrentamento negativas.

A expectativa de vida média alcança 75 anos no Brasil e já está em 85 anos nos países desenvolvidos. Observando a evolução da humanidade e o aumento deste índice, fica fácil e absolutamente racional chegar à conclusão de que nossos filhos viverão uma época em que o normal será ultrapassar os 100 anos. Mas com que qualidade de vida, se hoje o brasileiro, por exemplo, passa 1/5 de sua vida incapacitado? Imagine viver os últimos 20 anos de nossas vidas no futuro, sem capacidade de lembrar o nome das pessoas, sem poder viajar, passear, trabalhar, em síntese, apenas sobrevivendo?

A terapia hormonal é uma escolha de cada paciente e pode conferir qualidade de vida a homens e mulheres para alcançar uma longevidade mais saudável. Mas não basta somente a terapia para envelhecer com saúde, fatores externos como dieta alimentar balanceada, exercícios físicos e outras escolhas de estilo de vida, também são importantes. É preciso que a pessoa incorpore uma rotina regular de exercícios físicos e adote um regime nutricional equilibrado e bem orientado.
Pois é, a escolha está em suas mãos. Pesquisar, ir atrás da verdade e ter a oportunidade de viver com saúde, de não ser manipulado e ver as verdades serem escondidas, tudo depende única e exclusivamente de cada um. Independente disto, se eu conseguir mudar a vida de uma só pessoa, já estarei feliz e sentirei que fiz a minha parte.

Existem três grandes grupos de alimentos na natureza à nossa disposição. Eles são chamados de Macronutrientes: Proteínas, Gorduras e Carboidratos. Cada um tem propriedades individuais e serve para diferentes funções bioquímicas em nossos corpos, portanto, os três grupos são fundamentais, cada qual com sua particularidade.

As proteínas são formadas pela combinação entre aminoácidos, sendo que a diferença entre elas está em sua composição. Dependendo de quantos e quais aminoácidos constituem uma ou outra proteína, elas acabam servindo mais esta ou aquela função em nosso corpo. Existem as proteínas animais, que são indiscutivelmente mais completas, e as vegetais, que infelizmente sempre deixam a desejar no quesito Aminoácidos Essenciais. E as proteínas, servem pra que? Ora, para sua pele, seus olhos, ossos, coração, músculos, cabelos, ou seja, proteínas são construtoras! São os tijolos de sua casa, são a estrutura palpável de seu corpo. Até base de formação de hormônios elas são!

Algumas gorduras também são classificados como Essenciais, e são bem conhecidas de todos vocês: Ômega-3 e Ômega-6. Quero dizer, com isso que não há vida sem esses dois elementos. É importante que saibamos que as gorduras podem gerar energia, aumentar a imunidade, melhorar a capacidade cardíaca, aumentar a nossa inteligência e ser utilizadas como substrato de formação dos hormônios esteroidais.

Carboidratos na realidade são os vegetais! Verduras, saladas, leguminosas e frutas são os carboidratos “originais”, digamos assim. Pães de todos os tipos, salgadinhos, tortas, doces e tudo mais corromperam nossas inteligências e se tornaram carboidratos de escolha. Grande erro, pois à medida que aumentamos a oferta e a facilidade com que ingerimos carboidratos, estes unicamente se depositarão como reserva em forma de gordura!

Proteínas têm como função servir para uma série de coisas em seu corpo, até mesmo para gerar energia na falta de carboidratos. Se você se passar um pouco na ingestão de gorduras (de boa qualidade), poderá até utilizá-las para outras funções em seu corpo e, novamente, na falta de carboidratos, ela servirá preferencialmente para gerar energia. Mas se você se passar na quantidade e na qualidade dos carboidratos, nada será utilizado para gerar energia! Saiba que todo o excedente será armazenado em forma de gordura no corpo. Isso mesmo, aquela gordura abdominal, nas coxas, nos flancos, na papada etc. E entenda que optar pelos carboidratos corretos, como os vegetais, é uma forma absolutamente inteligente de agir. É por isso que a velha história de contar calorias é completamente absurda. Cada macronutriente tem uma função e suas calorias não podem ser comparadas entre si.