Chocolate faz Mal à Saúde? Como obter os verdadeiros benefícios
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Chocolate faz Mal à Saúde? Como obter os verdadeiros benefícios

A Páscoa está chegando e aproveito pra falar sobre o queridinho do momento: o chocolate.

É indiscutível que o chocolate atua com sucesso no humor das pessoas, deixando todos mais felizes, ele promove inúmeras reações no corpo inclusive liberando uma sensação de prazer.

Segredo dos Chocolates: O Cacau

O cacau impulsiona aquela sensação de bem-estar, aumentando os níveis de serotonina no cérebro, a substância química que faz você sentir-se bem. Por esta razão o cacau fornece um impulso positivo no humor das mulheres durante a TPM e a menstruação, quando os níveis da serotonina são frequentemente baixos. Na verdade, as mulheres são mais sensíveis ao cacau do que os homens, mas isso nem é preciso falar!

Não é difícil sentir a mudança, uma piora no sabor dos chocolates disponíveis no mercado. E acredito que finalmente consegui decifrar o  porquê o chocolate mudou e não é mais o mesmo.

Cacau: Um Poderoso Antioxidante

Antes de qualquer coisa, sobre o cacau, saiba que ele é considerado pela ORAC, como o alimento de maior nível de antioxidante do mundo. A medida ou escore ORAC (Oxigen Radical Absorbance Capacity) é um padrão científico que atribui o valor antioxidante para alimentos e substâncias. Quanto mais alto o número ORAC, maior o poder antioxidante da substância.

Dos alimentos do planeta, cacau (chocolate natural cru) entrega o maior índice de antioxidantes. Cacau é um dos chamados super alimentos e é o mais rico em antioxidantes no mundo!

O Cacau é muito rico em minerais como:

  • Zinco
  • Magnésio
  • Cálcio
  • Fósforo
  • Zinco
  • Potássio
  • Selênio
  • Ferro
  • Fonte de Fibra

Sobre a história do chocolate

Vamos retroceder um pouco história: a palavra chocolate é de origem Maya e quer dizer água amarga. Por mais de 4000 anos o cacau, planta originária da Amazônia, gerou uma bebida muito peculiar e com inúmeras propriedades medicinais, que era consumida em momentos mais especiais na vida de Mayas e Aztecas.

Os antigos povos das Américas se referiam ao cacau como “Alimento dos Deuses”

Foi após a chegada de Cristóvão Colombo e a colonização das Américas que esta bebida chegou à Europa e ficou por quase cem anos restrita aos espanhóis. Já veio adoçada por freiras católicas que colonizavam as terras das Índias Ocidentais.

O chocolate em barra surgiu quando Van Houten fabricou uma prensa a vapor que permitiu separar completamente os 54% de gordura do cacau: a manteiga de cacau. Esta gordura foi adicionada ao leite, ao extrato de cacau, frutas, mel ou açúcar e se transformou no chocolate como o conhecemos hoje.

O chocolate ao leite é invenção de um suíço, Daniel Peter, em 1879 com os auspícios da invenção de outro suíço, Henri Nestlé, o leite em pó. Em princípio a cronologia poderia parar por aqui.

A Introdução da Gordura Vegetal Hidrogenada

Em 1975, um furor de baixar os custos tornou o ponto de partida da iniciante globalização, a Inglaterra iniciou o uso da “porcaria” da gordura vegetal hidrogenada substituindo manteiga de cacau e leite para a fabricação do chocolate.

Países como a Bélgica, França e Itália mantiveram uma regra interessante: obrigar o termo “substituto de chocolate” ao chocolate que fosse feito com a soja.

Isto ficou em debate por anos, até que em 1999 o Parlamento Europeu cedeu a pressão e deu ganho de causa à Inglaterra na definição do que é chocolate. Mais uma vez o poder econômico venceu o bom senso e amplificou as forças contrárias à saúde humana.

Mas o que aconteceu com os chocolates?

Infelizmente, o chocolate que está disponível nas prateleiras no momento, não é mais o mesmo.

Dá para dizer que de 1999 para cá o chocolate nunca mais foi o mesmo. As fórmulas passaram a ser corrompidas com lecitina de soja e Gordura Vegetal Hidrogenada (GVH), com o intuito de baixar o preço. Mas chocolate sem manteiga de cacau não é bem chocolate.

Atualmente é possível comprar bombons ou barras de chocolates em qualquer lugar a preços baixíssimos. Mas será que estamos realmente comprando o que queremos, o Chocolate? Podem ter certeza que não estamos, infelizmente!

Alguns profissionais de saúde mal informados com a fantasia de que a gordura animal saturada (em função do leite) é problemática e a solução é a GVH, apoiaram a produção desta guloseima modificada que tem, de forma enganadora, o nome de chocolate no rótulo.

E é triste estudar, estar informado realmente sobre o incrível mal que os Óleos Vegetais têm causado a saúde das pessoas sem conseguir fazer com que esta informação chegue em tempo de evitar que esta geração que está por vir, e seja literalmente infectada com este veneno.

O chocolate mudou, ele ficou pior, e se continuar nesse ritmo vai sumir e se reduzir a um produto oleoso hidrogenado de soja com aromatizante artificial de cacau, esta é a infeliz verdade sobre o que estamos ingerindo. Quando você sentir que o sabor está diferente ou está pagando um preço muito baixo, saiba que está comendo mais Gordura Vegetal Hidrogenada do que Chocolate.

Dicas para escolher o seu chocolate:

  • Verifique na composição dos produtos descrita na embalagem e tente descobrir quais não têm GVH (gordura vegetal hidrogenada)
  • Atualmente já é possível encontrar chocolates onde está escrito Cacau 70. Já é uma opção “menos pior”
  • Açúcar não faz bem a ninguém, por outro lado, a maioria dos adoçantes fazem pior ainda, portanto procure para escolher bem o seu alimento e não caia na cilada dos light.

Alternativas Saudáveis ao “Chocolate”

Eu confesso que gosto de chocolate, mas fui deixando de ingerir ao longo do tempo e fui substituindo por opções mais saudáveis, através das quais posso realmente ter os efeitos benéficos do cacau.

Para matar aquela vontade do chocolate, há boas opções como:

  • Chocolates amargos, orgânicos, com proteína, sem glúten, sem açúcar, etc.
  • Cacau em Pó é uma boa opção, mas fique atento que não tenha açúcar, nem GVH
  • Cacao Nibs, é o menos processado feito diretamente das amêndoas da fruta cacau, é o que possui os melhores benefícios com mais flavonoides e antioxidantes.

Aproveito para te desejar uma boa Páscoa, com mais cacau e menos “chocolate”!

Leia também meu artigo sobre Compulsão Alimentar

Victor Sorrentino

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Todos sabem que não há vida sem água e que devemos tomar água diariamente para nos mantermos hidratados. Mas se é uma substância tão importante, não deveríamos saber mais sobre como escolher a água que vamos beber? O assunto é de suma importância para a saúde das pessoas, mas a falta de conhecimento faz com que praticamente a totalidade da população mundial passe ao largo de todos os benefícios que uma água de boa qualidade pode proporcionar, pois não há orientação na hora de escolher esta substância vital. As pessoas ficam à mercê das informações publicitárias das empresas que se favorecem da venda de água e que, muitas vezes, não têm o compromisso com a saúde do consumidor, mas sim com o lucro do seu produto.

A água é o mais abundante constituinte do corpo humano. Um indivíduo de 70 kg, por exemplo, tem aproximadamente 42 litros de água no corpo. Somos, sim, “aquários ambulantes”, e desta foma é possível imaginar que nossas células sejam os peixes desse aquário. Caso o peixe esteja doente e a água estiver inadequada, não adianta tratar só o peixe e colocá-lo na mesma água: deveríamos trocar a água ou tratá-la.

Entretanto, a medicina só pensa nos solutos, raramente nos solventes. Para se ter ideia das proporções deste elemento, sabe-se que o corpo de um recém-nascido é constituído de mais de 80% de água, o corpo de um adulto não desidratado é constituído por 69% de água e o corpo de um idoso é constituído de pouco mais de 50% de água. Ela constitui 85% do cérebro, 92% do sangre e 87% do fígado.

É fundamental o conhecimento das propriedades da água, para que se possa aproveitar os benefícios que este elemento pode oferecer. E é realmente fundamental que haja um esforço no sentido de informar a população sobre este elemento essencial à vida e que pode ter ação medicinal diariamente!

O ser humano foi criado para estar em movimento. Nossa estrutura biológica conta com um sistema muito bem organizado para possibilitar-nos mobilidade. Se pensarmos bem, o homem foi inserido em um mundo onde para tudo era necessário o movimento. Alimentos vinham essencialmente da caça e de vegetais, a locomoção dependia exclusivamente das pernas. Ou seja: sedentarismo era algo que simplesmente não tinha como existir.

Com o passar dos anos e a evolução, muitas facilidades foram criadas a fim de dar conforto e bem-estar às pessoas. Entretanto, chegamos a um ponto crítico na história da humanidade, onde em grande parte dos países desenvolvidos o sedentarismo transcende o movimento, e o resultado deste mudança tem sido desastroso e extremamente deletério à saúde humana.

Infelizmente, grande parte das pessoas não se dá conta de que está indo absolutamente contra a natureza de nossa espécie ao passar a maior parte do tempo sentada e esquecendo de compensar essa deficiência de atividades com alguma forma de exercício. A queixa é praticamente sempre a mesma: falta de tempo… Por outro lado, é sabido também que esta “desculpa” tem um caráter de praticidade, ou seja, é mais simples usar este argumento do que buscar organizer-se para dar prioridade à saúde.

A prática de atividade física moderada é uma das principais formas de prevenção de doenças atreladas ao envelhecimento, e aqui não estamos falando nem sobre a necessidade de sermos atletas, mas sim de simplesmente buscarmos manter uma rotina semanal de exercícios. Você já sabe que cerca de 85% de sua saúde dependem exclusivamente de seus hábitos de vida, restando pouco para culparmos a genética. Então, é importante saber que este “medicamento natural” e que depende só de você está associado à preservação de Alzheimer, doenças cardiovasculares e degenerativas, diabetes, hipertensão, obesidade e inclusive o câncer.

O estresse já foi mencionado diversas vezes como o mal do nosso século. Viver sem estresse em um mundo estressante é algo praticamente inalcançável. Na realidade nosso corpo não foi feito para viver sem agentes estressores, tal como um carro não é produzido sem um sistema preparado para resistir a situações de imperfeição das rodovias, por exemplo. Nossa máquina (nosso corpo) tem um sistema “quase” perfeito, no entanto primitivo. Lendo este artigo você vai compreender o motivo pelo qual nosso sistema de estresse ainda parece estar atrasado no tempo.

A fisiologia humana e munida de um sistema que tem como função principal preservar a nossa vida. Isto é prioridade, ou seja, todas as vezes em que seu corpo entender que você está em perigo, uma reação intensa, que envolve a produção e a liberação de uma série de substâncias, terá um fim primário: a preservação da vida. Mas o que é uma situação de perigo, de vida ou morte?

Nossa capacidade evolutiva de adaptação infelizmente gera uma confusão na interpretação dos fatos, e as reações a estas situações acabam sendo inevitavelmente as mesmas de um perigo “real”, com menor ou maior intensidade, mas moduladas pelo que definimos como estresse.

O estresse está baseado, entre outros, na ativação do sistema hormonal hipófise-hipotálamo (duas glândulas que se situam dentro do cérebro), com a secreção do hormônio adrenocorticotrófico que ativa a glândula suprarrenal (também chamada de Adrenal), desencadeando uma secreção de hormônios glicocorticoides, como Cortisol. O Cortisol aumenta a quebra de proteínas nos músculos, ossos e nos tecidos linfáticos, além de inibir a síntese proteica. Isso faz com que aumente o nível de aminoácidos no sangue, que são utilizados pelo fígado para produção de glicose, aumentando também o nível de açúcar no sangue.

Toda vez que o Cortisol é aumentado, o seu corpo se prepara para uma guerra, para uma fuga, para uma situação de vida ou morte, independente de isso estar acontecendo realmente ou não.

Muitas pessoas passam a usar e abusar dos remédios para conter ansiedade, para ficar mais felizes, para dormir, e aí se segue uma sequência de drogas que viciam e infelizmente se tornaram commodities nas vidas das pessoas. Em outras palavras, a ignorância acerca dessa condição moderna e a busca pela facilidade de resolver um problema, desfocando-se dele e criando outro, está criando uma geração de dependentes químicos, por mais dura e triste que seja esta realidade.

As alterações de níveis de Cortisol provocam também sintomas comportamentais, como comer em excesso, perda de apetite, exagerado usado de bebidas alcoólicas, tabagismo, drogadição e mecanismos de enfrentamento negativas.

A expectativa de vida média alcança 75 anos no Brasil e já está em 85 anos nos países desenvolvidos. Observando a evolução da humanidade e o aumento deste índice, fica fácil e absolutamente racional chegar à conclusão de que nossos filhos viverão uma época em que o normal será ultrapassar os 100 anos. Mas com que qualidade de vida, se hoje o brasileiro, por exemplo, passa 1/5 de sua vida incapacitado? Imagine viver os últimos 20 anos de nossas vidas no futuro, sem capacidade de lembrar o nome das pessoas, sem poder viajar, passear, trabalhar, em síntese, apenas sobrevivendo?

A terapia hormonal é uma escolha de cada paciente e pode conferir qualidade de vida a homens e mulheres para alcançar uma longevidade mais saudável. Mas não basta somente a terapia para envelhecer com saúde, fatores externos como dieta alimentar balanceada, exercícios físicos e outras escolhas de estilo de vida, também são importantes. É preciso que a pessoa incorpore uma rotina regular de exercícios físicos e adote um regime nutricional equilibrado e bem orientado.
Pois é, a escolha está em suas mãos. Pesquisar, ir atrás da verdade e ter a oportunidade de viver com saúde, de não ser manipulado e ver as verdades serem escondidas, tudo depende única e exclusivamente de cada um. Independente disto, se eu conseguir mudar a vida de uma só pessoa, já estarei feliz e sentirei que fiz a minha parte.

Existem três grandes grupos de alimentos na natureza à nossa disposição. Eles são chamados de Macronutrientes: Proteínas, Gorduras e Carboidratos. Cada um tem propriedades individuais e serve para diferentes funções bioquímicas em nossos corpos, portanto, os três grupos são fundamentais, cada qual com sua particularidade.

As proteínas são formadas pela combinação entre aminoácidos, sendo que a diferença entre elas está em sua composição. Dependendo de quantos e quais aminoácidos constituem uma ou outra proteína, elas acabam servindo mais esta ou aquela função em nosso corpo. Existem as proteínas animais, que são indiscutivelmente mais completas, e as vegetais, que infelizmente sempre deixam a desejar no quesito Aminoácidos Essenciais. E as proteínas, servem pra que? Ora, para sua pele, seus olhos, ossos, coração, músculos, cabelos, ou seja, proteínas são construtoras! São os tijolos de sua casa, são a estrutura palpável de seu corpo. Até base de formação de hormônios elas são!

Algumas gorduras também são classificados como Essenciais, e são bem conhecidas de todos vocês: Ômega-3 e Ômega-6. Quero dizer, com isso que não há vida sem esses dois elementos. É importante que saibamos que as gorduras podem gerar energia, aumentar a imunidade, melhorar a capacidade cardíaca, aumentar a nossa inteligência e ser utilizadas como substrato de formação dos hormônios esteroidais.

Carboidratos na realidade são os vegetais! Verduras, saladas, leguminosas e frutas são os carboidratos “originais”, digamos assim. Pães de todos os tipos, salgadinhos, tortas, doces e tudo mais corromperam nossas inteligências e se tornaram carboidratos de escolha. Grande erro, pois à medida que aumentamos a oferta e a facilidade com que ingerimos carboidratos, estes unicamente se depositarão como reserva em forma de gordura!

Proteínas têm como função servir para uma série de coisas em seu corpo, até mesmo para gerar energia na falta de carboidratos. Se você se passar um pouco na ingestão de gorduras (de boa qualidade), poderá até utilizá-las para outras funções em seu corpo e, novamente, na falta de carboidratos, ela servirá preferencialmente para gerar energia. Mas se você se passar na quantidade e na qualidade dos carboidratos, nada será utilizado para gerar energia! Saiba que todo o excedente será armazenado em forma de gordura no corpo. Isso mesmo, aquela gordura abdominal, nas coxas, nos flancos, na papada etc. E entenda que optar pelos carboidratos corretos, como os vegetais, é uma forma absolutamente inteligente de agir. É por isso que a velha história de contar calorias é completamente absurda. Cada macronutriente tem uma função e suas calorias não podem ser comparadas entre si.