Comer de 3 em 3 horas é saudável?

Comer de 3 em 3 horas é saudável?

Comer de 3 em 3 horas é uma regra que vemos e ouvimos repetidamente. Você já questionou se é um mito ou verdade essa informação? Infelizmente, este é um dos mitos mais difundidos para a população.

A lógica de que o organismo deve estar sempre recebendo alimento para gastar caloria não procede, não é saudável muito menos auxilia no emagrecimento. Comer de 3 em 3 horas não é o ideal para a maioria das pessoas e vou explicar o porquê.

Comer de 3 em 3 horas: um mito

As pesquisas científicas nas áreas de nutrição e medicina estão estudando não apenas novas formas de alimentação, mas sim como era a alimentação humana no passado. Isso porque é comprovado que viva-se com mais saúde há alguns séculos ou milênios.

Afinal, o que existia naquele chá milenar usado para curar alguns males nas culturas orientais? Por que os seus nutrientes passaram a ser ignorados? O jejum praticado pelos religiosos faz sentido para a saúde? Todas essas questões estão sendo resgatadas por estudos modernos.

A estrutura de funcionamento do nosso organismo não dá conta de acompanhar as mudanças das últimas décadas. Com certeza o seu ritmo de vida é bastante diferente da forma como seus pais viveram. Se comparar aos seus avós, a diferença é ainda maior. Imagine, então, em relação ao homem pré-histórico?

Contamos com uma fisiologia bastante similar à dos nossos primórdios. Nosso organismo continua sendo uma máquina de sobrevivência conforme os parâmetros da pré-história: fugir dos inimigos, garantir o alimento, proteger-se do frio, garantir a reprodução.

É claro que naquela época não existia a possibilidade de comer de 3 em 3 horas. Atualmente, contamos com supermercados, lanchonetes, alimentos embalados, ou seja, muita praticidade na alimentação. Mas, nem sempre foi assim. A disponibilidade de alimentos era muito menor, pois dependia da caça e da pesca.

Assim, nosso organismo entendeu a necessidade de economizar energia, pois não era possível prever quando receberia um novo alimento. Não é por acaso que algumas religiões incentivam o jejum, pois incentiva a fisiologia natural do corpo. Falo mais sobre os benefícios do jejum aqui.

Com que frequência comer?

Comer de 3 em 3 horas é um hábito desnecessário para a maior parte das pessoas. O ideal é que todos ajustem a sua alimentação consultando um médico ou nutricionista, a fim de ajustar as suas necessidades energéticas frente às necessidades do cotidiano.

É importante que você entenda que nenhum animal, nem mesmo o ser humano, veio com o organismo programado para receber alimentos com tanta frequência como acontece atualmente. Aumentamos demais a periodicidade e o volume da ingestão dos alimentos.

Nada de bom veio com essa mudança. Ao comer mais, estamos também colocando para dentro do nosso organismo uma maior quantidade de toxinas presentes nos alimentos processados e industrializados, que compõem a maioria do que comemos.

Portanto, dificilmente eu recomendo a alguém comer de 3 em 3 horas. É melhor prolongar o espaço entre as refeições e ingerir alimentos de melhor qualidade. Reconheço que é um desafio, pois a dificuldade em incluir alimentos que não causam transtornos ao corpo é real. Mas, não é impossível e tudo que fazemos pela nossa saúde compensa.

Espero que meu artigo tenha ajudado você a entender por que comer de 3 em 3 horas não é recomendável. Gosto de desmistificar esse tipo de assunto que parece uma verdade consolidada. São informações que presto também a meus amigos e familiares, portanto, acompanhando meus conteúdos é sinal de que você está preocupado com a sua saúde.

Então, que tal conhecer meu canal no Youtube? Lá, tem ainda mais dicas de saúde. Veja o vídeo abaixo onde também exploro o assunto.

 

Para saber:

Como envelhecer sem engordar, sem adoecer e sem perder a memória
Como emagrecer com saúde e manter-se magro definitivamente
Como mudar hábitos que são tóxicos a sua saúde
Como acordar todos os dias com energia e disposição
Como se livrar de remédios que mais intoxicam do que curam
Como manter a libido em todas as idades

Conheça o meu curso on-line com mais de 80 aulas, 3 cursos bônus e
um grupo com LIVES exclusivas para alunos no Facebook!

SEGREDOS PARA UMA VIDA LONGA

Acesse mais informações no site do curso:

Segredos para uma vida longa

Conheça o método para viver com muita saúde e energia.