Como dormir melhor sem o uso de remédios?
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Como dormir melhor sem o uso de remédios?

Nós passamos 1/3 da vida dormindo e não é por acaso.

O sono é um período de repouso essencial para que nosso organismo comece a reorganizar os seus sistemas para uma nova jornada.

Nosso sistema imunológico é reforçado, as nossas células são renovadas, ocorre a neutralização  dos radicais livres e nossa memória é consolidada.

Assim, muitas pessoas que sofrem com distúrbios do sono acabam vendo nos remédios uma solução rápida para os tantos males da insônia.

A medicina alternativa traz opções menos nocivas e tão eficazes quanto para o tratamento dos distúrbios do sono. Este é um assunto longo mas que merece a sua atenção. 

 

Remédio como primeira opção?

 

 

Antes de se decidir pelo uso de um indutor do sono, ou ansiolítico ou qualquer remédio buscando tratar uma insônia é fundamental refletir se realmente existe essa necessidade.

Porque, apesar de ser de fácil acesso, remédio é remédio.

Não é porque trazem benefícios que não tragam também transtornos para a sua saúde. Vou dar um exemplo clássico:

Para tratar um distúrbio de sono, começa-se com um medicamento, e com o tempo aumenta-se a dose, vai para outro porque perdeu o efeito e assim sucessivamente.

Seu sono pode estar aparentemente regulado, mas você estará tomando um verdadeiro coquetel de medicamentos com potencial altamente adictivo, além de vários outros efeitos colaterais.

Os remédios para sono são de uso contínuo: se você precisa fazer uso deles permanentemente, quer dizer que não está curado. Os alívios de melhoria de sono são apenas paliativos.

Em outras palavras, tapamos o sol com uma peneira.

Além disso, todas as vezes que fazemos uso destas medicações, nosso corpo passa a colocar como prioridade a metabolização e excreção dessas substâncias: ele tentará “se livrar” deste químico durante toda a noite, através dos nossos rins e fígado, ao invés de trabalhar nas funções metabólicas essenciais do próprio sono.

Não sou de forma alguma contra os remédios. Realmente existem casos onde o uso é recomendado.

É sempre melhor que a pessoa consiga dormir com o uso do remédio do que não dormir e sofrer com todas as alterações que isso acarreta – irritabilidade, indisposição, falta de concentração, cansaço e até depressão.

As dores de cabeça são sintomas comuns de uma rotina desequilibrada do sono. Leia sobre os alimentos que podem aliviar as enxaquecas neste post. 

Entretanto, deixo claro que existem outras formas mais naturais e menos nocivas à saúde que auxiliam em um tratamento de distúrbios de sono e que devem ser levadas em conta.

 

Fatores Externos

 

Em muitos casos, os hábitos que a pessoa mantém na hora de dormir influenciam diretamente na qualidade do seu sono. Em geral, para conseguirmos um descanso reparador, é preciso prestar atenção em alguns pontos fundamentais para dormir melhor sem o uso de remédios:

 

Silêncio

 

Nossa audição é o sentido que não desliga nunca. É por isso que acordamos ao som do despertador.

Dormir com música ou com excesso de barulhos externos pode estar prejudicando o seu corpo na tarefa de produzir toda a cadeia hormonal e de outras centenas de substâncias produzidas especificamente durante o sono.

 

Ambiente Escuro

 

E falo de escuridão total. Nosso corpo é primitivo e sabe quando é dia ou noite graças a mudança de claridade. É claro, com o tempo e a evolução da eletricidade, a noite tornou-se tão clara quanto o dia.

Nossas células fotossensíveis e suas funções são reguladas exatamente por essa noção de luminosidade ou escuridão.

Se você dorme com a televisão ligada (aliada ao barulho, que comentei antes), ou até mesmo com a porta do quarto aberta para um corredor com iluminado atrapalha a sensibilidade celular e confunde nosso corpo.

Se você mora próximo a um local com muito barulho ou não consegue por algum motivo alcançar a escuridão necessária na hora de dormir, invista em um tampão de ouvidos e de olhos, que é a mesma solução que uso quando me vejo tendo de dormir nestas condições.

 

Desacelere o ritmo

 

Diminua os estímulos na hora de dormir. Evite se possível atividades físicas, assistir televisão, trabalhar e mexer no celular (no máximo leia um livro).

Assim você consegue condicionar seu corpo para que a hora que você vá para a cama ele entenda que é hora de dormir. Diminua barulho, luzes, telas de TV e computadores e vá preparando o seu corpo para o sono.

 

Refeições pesadas

 

Comer muito próximo a hora de dormir não é aconselhado se você deseja uma boa noite de sono.

Eventualmente, é claro que irá acontecer, mas é importante que você não torne essa prática uma rotina.

Quando nos alimentamos em excesso, nosso corpo passa a preocupar-se com a digestão desse alimento, deixando de lado todas as funções que normalmente realiza enquanto dormimos.

 

Substâncias naturais

 

Estes fatores citados acima são importantes, mas talvez não sejam suficientes para resolver o seu problema com a insônia.

De qualquer modo, não é preciso partir de imediato para um tratamento através de medicamentos para tratar sua insônia.

Ainda existem outras possibilidades a serem exploradas: substâncias naturais, que já são utilizadas a milhares de anos. Falo de fitoterápicos que bioquimicamente agem na indução do sono. Dos quais destaco:

 

Maracujá

 

Indico principalmente consumir o maracujá na forma de um chá quente. O calor irá ajudar a induzir a sensação de aconchego, ideal para a hora de dormir.

A passiflora presente na planta do maracujá estimula o GABA – importante neurotransmissor que acalma, baixa os níveis de cortisol, baixa nosso estresse e melhora a qualidade do sono.

Camomila

 

Novamente na forma de chá, a camomila age na diminuição da ansiedade. A Glicenia, substância presente na planta, exerce um efeito calmante sobre nossos nervos.

Além disso, os flavonoides (composto bioativo da camomila) possuem uma ótima ação anti-inflamatória e antioxidante – fornecendo um benefício global para a saúde.

 

Extrato de Valeriana

 

Pode ser encontrado facilmente em lojas de produtos naturais na forma de cápsulas e extratos.

Contendo compostos importantes que a tornam funcional não apenas para a melhora do sono, a Valeriana também age na redução da ansiedade. Entre esses compostos cito o ácido isovalérico, o ácido valerênico e antioxidantes.

 

Chá de Lúpulo (Humunus Lupus)

 

Também conhecido por engatadeira, vinha-do-norte e pé-de-galo, possui uma série de benefícios e se mostra uma boa opção para aqueles que sofrem com distúrbios do sono. Entre eles:

  • Tratamento da agitação, taquicardia, ansiedade e perturbações do sono
  • Alivia as dores de cabeça, de dentes, de estômago, ouvido e outras dores comuns
  • Auxilia na eliminação das toxinas do organismo

 

Cito ainda o Inositol, a Taurina e a Relora como alternativas naturais a serem pensadas antes de se partir para o uso de medicamentos – todas as substâncias acima podem ser encontradas em lojas de produtos naturais.

 

Melatonina

 

A Melatonina é a substância mais importante para a regulação do sono e não é por acaso que seja conhecida como o “hormônio do sono”!

Secretada principalmente pela glândula hipófise no cérebro durante a escuridão, ela serve, entre outras coisas, para modular o ciclo circadiano do nosso relógio biológico. A melatonina ainda serve como:

  • Neuroprotetor
  • Antioxidante
  • Antidepressivo
  • Neutralização a imunodepressão induzida pelo estresse
  • Elevação dos níveis de linfócitos (glóbulos brancos que agem como defesa do nosso organismo)
  • Elevação da capacidade imunológica durante o inverno (quando aumentam os fatores de estresse ambiental)
  • Ativação do sistema de citocinas anti-inflamatórias

Toda substância que já existe na natureza, como é o caso da melatonina, é considerada como bioidêntica e não pode ser patenteada, ou seja, nenhuma empresa pode comprar os seus direitos de produção e venda.

Não existem indústrias interessadas na comercialização da Melatonina: a substância competiria no mercado com as drogas patenteadas e qualquer farmácia de manipulação poderia produzir e vender este hormônio por preços muito mais baixos.

A produção de melatonina pode ser estimulada através de fitoterápicos e principalmente de uma substância conhecida como 5-HTP (Cinco Hidroxitriptofano) que pode ser manipulado.

 

Porém, o uso da melatonina deve ser prescrito e não é para todos.

Quem deve recomendar seu uso é um especialista que esteja a par do caso específico de cada paciente. A prescrição deve ser pensada e ponderada com base nos hábitos do indivíduo e deve-se investigar a causa deste déficit antes de qualquer coisa.

Quando uma pessoa utiliza melatonina e ainda não consegue alcançar os resultados desejados, é porque existe uma alteração em alguma outra parte que deve ser ajustada dentro de cada metabolismo individual.

 

E pessoas que já utilizam medicamentos para dormir?

 

O ideal seria diminuir gradativamente o uso destas substâncias e inserir aos poucos alternativas mais naturais. Desta forma auxiliando o paciente no “desmame” dos remédios.

Tenho uma enorme responsabilidade com aquilo que escrevo.

São anos de pesquisa e estudos por trás dos conceitos que trago através de meu blog e redes, buscando desmistificar os tantos equívocos acerca da saúde humana para que você que está lendo possa ver também o outro lado da moeda antes de tomar as decisões.

Mas saiba: é possível alcançar uma boa qualidade de sono e dormir melhor sem o uso de remédios!

Para ir além, conheça minhas 22 dicas práticas para melhorar sua qualidade de vida clicando aqui.

Se você tem amigos ou é alguém que utiliza remédios para dormir, pesquise. Leia sobre o assunto e faça suas próprias reflexões.

Sua saúde agradecerá!

Dr. Victor Sorrentino

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Todos sabem que não há vida sem água e que devemos tomar água diariamente para nos mantermos hidratados. Mas se é uma substância tão importante, não deveríamos saber mais sobre como escolher a água que vamos beber? O assunto é de suma importância para a saúde das pessoas, mas a falta de conhecimento faz com que praticamente a totalidade da população mundial passe ao largo de todos os benefícios que uma água de boa qualidade pode proporcionar, pois não há orientação na hora de escolher esta substância vital. As pessoas ficam à mercê das informações publicitárias das empresas que se favorecem da venda de água e que, muitas vezes, não têm o compromisso com a saúde do consumidor, mas sim com o lucro do seu produto.

A água é o mais abundante constituinte do corpo humano. Um indivíduo de 70 kg, por exemplo, tem aproximadamente 42 litros de água no corpo. Somos, sim, “aquários ambulantes”, e desta foma é possível imaginar que nossas células sejam os peixes desse aquário. Caso o peixe esteja doente e a água estiver inadequada, não adianta tratar só o peixe e colocá-lo na mesma água: deveríamos trocar a água ou tratá-la.

Entretanto, a medicina só pensa nos solutos, raramente nos solventes. Para se ter ideia das proporções deste elemento, sabe-se que o corpo de um recém-nascido é constituído de mais de 80% de água, o corpo de um adulto não desidratado é constituído por 69% de água e o corpo de um idoso é constituído de pouco mais de 50% de água. Ela constitui 85% do cérebro, 92% do sangre e 87% do fígado.

É fundamental o conhecimento das propriedades da água, para que se possa aproveitar os benefícios que este elemento pode oferecer. E é realmente fundamental que haja um esforço no sentido de informar a população sobre este elemento essencial à vida e que pode ter ação medicinal diariamente!

O ser humano foi criado para estar em movimento. Nossa estrutura biológica conta com um sistema muito bem organizado para possibilitar-nos mobilidade. Se pensarmos bem, o homem foi inserido em um mundo onde para tudo era necessário o movimento. Alimentos vinham essencialmente da caça e de vegetais, a locomoção dependia exclusivamente das pernas. Ou seja: sedentarismo era algo que simplesmente não tinha como existir.

Com o passar dos anos e a evolução, muitas facilidades foram criadas a fim de dar conforto e bem-estar às pessoas. Entretanto, chegamos a um ponto crítico na história da humanidade, onde em grande parte dos países desenvolvidos o sedentarismo transcende o movimento, e o resultado deste mudança tem sido desastroso e extremamente deletério à saúde humana.

Infelizmente, grande parte das pessoas não se dá conta de que está indo absolutamente contra a natureza de nossa espécie ao passar a maior parte do tempo sentada e esquecendo de compensar essa deficiência de atividades com alguma forma de exercício. A queixa é praticamente sempre a mesma: falta de tempo… Por outro lado, é sabido também que esta “desculpa” tem um caráter de praticidade, ou seja, é mais simples usar este argumento do que buscar organizer-se para dar prioridade à saúde.

A prática de atividade física moderada é uma das principais formas de prevenção de doenças atreladas ao envelhecimento, e aqui não estamos falando nem sobre a necessidade de sermos atletas, mas sim de simplesmente buscarmos manter uma rotina semanal de exercícios. Você já sabe que cerca de 85% de sua saúde dependem exclusivamente de seus hábitos de vida, restando pouco para culparmos a genética. Então, é importante saber que este “medicamento natural” e que depende só de você está associado à preservação de Alzheimer, doenças cardiovasculares e degenerativas, diabetes, hipertensão, obesidade e inclusive o câncer.

O estresse já foi mencionado diversas vezes como o mal do nosso século. Viver sem estresse em um mundo estressante é algo praticamente inalcançável. Na realidade nosso corpo não foi feito para viver sem agentes estressores, tal como um carro não é produzido sem um sistema preparado para resistir a situações de imperfeição das rodovias, por exemplo. Nossa máquina (nosso corpo) tem um sistema “quase” perfeito, no entanto primitivo. Lendo este artigo você vai compreender o motivo pelo qual nosso sistema de estresse ainda parece estar atrasado no tempo.

A fisiologia humana e munida de um sistema que tem como função principal preservar a nossa vida. Isto é prioridade, ou seja, todas as vezes em que seu corpo entender que você está em perigo, uma reação intensa, que envolve a produção e a liberação de uma série de substâncias, terá um fim primário: a preservação da vida. Mas o que é uma situação de perigo, de vida ou morte?

Nossa capacidade evolutiva de adaptação infelizmente gera uma confusão na interpretação dos fatos, e as reações a estas situações acabam sendo inevitavelmente as mesmas de um perigo “real”, com menor ou maior intensidade, mas moduladas pelo que definimos como estresse.

O estresse está baseado, entre outros, na ativação do sistema hormonal hipófise-hipotálamo (duas glândulas que se situam dentro do cérebro), com a secreção do hormônio adrenocorticotrófico que ativa a glândula suprarrenal (também chamada de Adrenal), desencadeando uma secreção de hormônios glicocorticoides, como Cortisol. O Cortisol aumenta a quebra de proteínas nos músculos, ossos e nos tecidos linfáticos, além de inibir a síntese proteica. Isso faz com que aumente o nível de aminoácidos no sangue, que são utilizados pelo fígado para produção de glicose, aumentando também o nível de açúcar no sangue.

Toda vez que o Cortisol é aumentado, o seu corpo se prepara para uma guerra, para uma fuga, para uma situação de vida ou morte, independente de isso estar acontecendo realmente ou não.

Muitas pessoas passam a usar e abusar dos remédios para conter ansiedade, para ficar mais felizes, para dormir, e aí se segue uma sequência de drogas que viciam e infelizmente se tornaram commodities nas vidas das pessoas. Em outras palavras, a ignorância acerca dessa condição moderna e a busca pela facilidade de resolver um problema, desfocando-se dele e criando outro, está criando uma geração de dependentes químicos, por mais dura e triste que seja esta realidade.

As alterações de níveis de Cortisol provocam também sintomas comportamentais, como comer em excesso, perda de apetite, exagerado usado de bebidas alcoólicas, tabagismo, drogadição e mecanismos de enfrentamento negativas.

A expectativa de vida média alcança 75 anos no Brasil e já está em 85 anos nos países desenvolvidos. Observando a evolução da humanidade e o aumento deste índice, fica fácil e absolutamente racional chegar à conclusão de que nossos filhos viverão uma época em que o normal será ultrapassar os 100 anos. Mas com que qualidade de vida, se hoje o brasileiro, por exemplo, passa 1/5 de sua vida incapacitado? Imagine viver os últimos 20 anos de nossas vidas no futuro, sem capacidade de lembrar o nome das pessoas, sem poder viajar, passear, trabalhar, em síntese, apenas sobrevivendo?

A terapia hormonal é uma escolha de cada paciente e pode conferir qualidade de vida a homens e mulheres para alcançar uma longevidade mais saudável. Mas não basta somente a terapia para envelhecer com saúde, fatores externos como dieta alimentar balanceada, exercícios físicos e outras escolhas de estilo de vida, também são importantes. É preciso que a pessoa incorpore uma rotina regular de exercícios físicos e adote um regime nutricional equilibrado e bem orientado.
Pois é, a escolha está em suas mãos. Pesquisar, ir atrás da verdade e ter a oportunidade de viver com saúde, de não ser manipulado e ver as verdades serem escondidas, tudo depende única e exclusivamente de cada um. Independente disto, se eu conseguir mudar a vida de uma só pessoa, já estarei feliz e sentirei que fiz a minha parte.

Existem três grandes grupos de alimentos na natureza à nossa disposição. Eles são chamados de Macronutrientes: Proteínas, Gorduras e Carboidratos. Cada um tem propriedades individuais e serve para diferentes funções bioquímicas em nossos corpos, portanto, os três grupos são fundamentais, cada qual com sua particularidade.

As proteínas são formadas pela combinação entre aminoácidos, sendo que a diferença entre elas está em sua composição. Dependendo de quantos e quais aminoácidos constituem uma ou outra proteína, elas acabam servindo mais esta ou aquela função em nosso corpo. Existem as proteínas animais, que são indiscutivelmente mais completas, e as vegetais, que infelizmente sempre deixam a desejar no quesito Aminoácidos Essenciais. E as proteínas, servem pra que? Ora, para sua pele, seus olhos, ossos, coração, músculos, cabelos, ou seja, proteínas são construtoras! São os tijolos de sua casa, são a estrutura palpável de seu corpo. Até base de formação de hormônios elas são!

Algumas gorduras também são classificados como Essenciais, e são bem conhecidas de todos vocês: Ômega-3 e Ômega-6. Quero dizer, com isso que não há vida sem esses dois elementos. É importante que saibamos que as gorduras podem gerar energia, aumentar a imunidade, melhorar a capacidade cardíaca, aumentar a nossa inteligência e ser utilizadas como substrato de formação dos hormônios esteroidais.

Carboidratos na realidade são os vegetais! Verduras, saladas, leguminosas e frutas são os carboidratos “originais”, digamos assim. Pães de todos os tipos, salgadinhos, tortas, doces e tudo mais corromperam nossas inteligências e se tornaram carboidratos de escolha. Grande erro, pois à medida que aumentamos a oferta e a facilidade com que ingerimos carboidratos, estes unicamente se depositarão como reserva em forma de gordura!

Proteínas têm como função servir para uma série de coisas em seu corpo, até mesmo para gerar energia na falta de carboidratos. Se você se passar um pouco na ingestão de gorduras (de boa qualidade), poderá até utilizá-las para outras funções em seu corpo e, novamente, na falta de carboidratos, ela servirá preferencialmente para gerar energia. Mas se você se passar na quantidade e na qualidade dos carboidratos, nada será utilizado para gerar energia! Saiba que todo o excedente será armazenado em forma de gordura no corpo. Isso mesmo, aquela gordura abdominal, nas coxas, nos flancos, na papada etc. E entenda que optar pelos carboidratos corretos, como os vegetais, é uma forma absolutamente inteligente de agir. É por isso que a velha história de contar calorias é completamente absurda. Cada macronutriente tem uma função e suas calorias não podem ser comparadas entre si.