Como dormir melhor? Cinco dicas valiosas para melhorar seu sono!

Como dormir melhor? Cinco dicas valiosas para melhorar seu sono!

Você se pergunta como dormir melhor? Esta é a dúvida de muitas pessoas. Engana-se quem pensa que dormir é perda de tempo. Muito pelo contrário. Cumprir a jornada diária com qualidade exige que qualquer pessoa conte com boas noites de sono.

Garantir um sono regulador, em um descanso pleno e despreocupado, é uma das coisas mais importantes para garantir uma vida saudável. Muitos dos processos essenciais ao organismo ocorrem durante o sono. É por isso que, quando você não dorme bem, o seu dia não rende como deveria.

Então, como dormir melhor? Hoje, trago algumas dicas que podem devolver a você as suas noites tranquilas.

1. Vá para a cama só na hora de dormir

Sabe aquele momento que você deita na cama para assistir ou ler? Evite!

Vá para a cama somente para dormir e, de preferência, não vá acompanhado de nenhum item eletrônico. Faça isso todos os dias no mesmo horário até que se torne um hábito. Aos poucos, seu cérebro vai entender que o momento de deitar na cama é a hora de dormir.

Procure fixar um horário para dormir e acordar todos os dias. Assim, seu organismo cria um ciclo e passa a adormecer e despertar sem que você precise se esforçar.

2. Relaxe antes de dormir

Há quem execute atividades densas até o último momento do dia, como estudar aquela matéria da faculdade ou até mesmo responder e-mails de trabalho. Eu não recomendo.

Procure assistir um filme divertido, ouvir música, fazer uma meditação, uma leitura agradável, ou qualquer outra atividade prazerosa. Ao preencher esses momentos antes de ir para a cama com atos que trazem satisfação e tranquilidade, as chances de ter uma boa noite de sono aumentam.

Da mesma forma, evite levar problemas para a cama. Concentre-se em sua saúde, deixando as questões que te preocupam fora do quarto. Invista em um ambiente escuro e silencioso, aquiete a sua mente e ore pedindo por uma boa noite de sono.

3. Atividades físicas

Uma rotina com exercícios físicos regulares beneficia o organismo como um todo, incluindo as boas noites de sono. Apenas cuide com o horário que você se exercita. Quando praticamos exercícios físicos antes de dormir, o treino tende a cumprir o seu papel de estimulante, dificultando o sono.

Escolha um horário para fazer exercícios durante a manhã ou a tarde ao menos dois ou três dias da semana. Seu corpo fica cansado, adormecendo de maneira mais tranquila.

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4. Alimentação leve

Você sente fome antes de dormir? Evite uma rotina de alimentação pesada antes de dormir. Opte por frutas de baixa carga glicêmica, baixo carboidrato e alta carga nutricional. Da mesma forma, estendo o conselho para passar longe de substâncias estimulantes como café, bebidas alcoólicas e até do cigarro perto do horário do sono.

5. Não use medicamentos sem prescrição

Alguns medicamentos que são vendidos sem receita médica, como alguns usados contra náusea, podem induzir o sono mais facilmente. No entanto, eu não recomendo que você faça uso deles, pois pode prejudicar a sua saúde. Utilize apenas medicamentos com acompanhamento médico.

Em vez disso, experimente incluir um chá antes de dormir. Pode ser de camomila, erva-cidreira ou maracujá, que contam com propriedades calmantes.

Espero que meu artigo ajude a solucionar alguma eventual dúvida que você possa ter sobre como dormir melhor. Essas são dicas que aplico em meu cotidiano e também dou para meus amigos e conhecidos.

Se você acompanha meu blog e meus conteúdos, é sinal de que a saúde é uma prioridade para você. Parabéns!

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