Como ganhar massa muscular: só depende de você!

Como ganhar massa muscular: só depende de você!

Quer saber como ganhar massa muscular? Ter a perfeita noção da formação dos músculos faz que você centralize melhor seus esforços em busca desse objetivo.

Podemos listar quatro vertentes que você deve prestar atenção:

  1. Do que se alimenta o tecido muscular?
  2. O que estimula os músculos?
  3. Como estimular os músculos?
  4. Em que momento o músculo tem chances de aumentar?

Para aprender como ganhar massa muscular, continue até o final deste artigo.

Proteína como combustível para ganhar massa muscular

Boa qualidade e quantidade de proteínas é fundamental, afinal, o músculo é feito dessa substância. Não é preciso necessariamente ser a proteína animal, embora esta seja a mais completa e com mais compatibilidade em relação às nossas proteínas.

Assim, nossa alimentação precisa oferecer ao organismo as proteínas necessárias para a formação dos músculos. A frequência do consumo varia de acordo com cada pessoa.

Quando ocorre a falta de proteínas no corpo, o metabolismo faz que os órgãos busquem esses aminoácidos nos tecidos musculares. Assim, a consequência de uma deficiência de proteínas é a diminuição da massa muscular.

A alimentação rica em proteínas proporciona, ainda, benefícios como a estabilidade hormonal. Quando equilibrada com outros nutrientes essenciais à vida, fazem que a massa muscular aumente.

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Importância das atividades físicas

Não há outro jeito: ganhar massa muscular passa pela academia. Estou falando de exercícios de força, como a musculação, em vez dos exercícios meramente aeróbicos como a caminhada.

A musculação cria microlesões nas fibras musculares, oportunizando o seu crescimento. Deve ser realizado de forma intensa, a fim de cansar os músculos. Caso contrário, não causa os efeitos desejados.

Mas, se eu estou criando lesões nos meus músculos e cansando, em que momento eu vou ganhar massa muscular? Enquanto os músculos descansam. Embora muitos pensem que o ideal é realizar atividades de musculação diariamente, a pausa entre as sessões é tão importante quanto os próprios exercícios.

Benefícios do aumento da massa muscular

Aumentar a massa muscular é um objetivo de muitos devido à estética e ao bem-estar. No entanto, ganhar massa muscular representa um ganho de qualidade de vida para qualquer pessoa.

Um corpo com boa densidade muscular e baixa gordura é um corpo que:

  • Tem um metabolismo mais inteligente;
  • Envelhece de forma saudável;
  • Conta com menos inflamações;
  • Tem melhor desempenho em atividades físicas e esportivas.

Ganhar massa muscular, portanto, tem relação com os nossos hábitos alimentares e atividades físicas. Espero que o artigo de hoje seja esclarecedor nesse sentido.

É muito bom vê-lo acompanhando o que digo e escrevo. Ao ler e assistir meus conteúdos, você dá importantes passos no caminho por uma vida longa e saudável.

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