Em um Mundo Tóxico, Como Não Ser Contaminado?
Em um Mundo Toxico, Como Não Ser Contaminado

Em um Mundo Tóxico, Como Não Ser Contaminado?

De 15 anos para cá a ocorrência de cânceres (de mama, próstata, reto, para citar alguns) e de diagnóstico de doenças degenerativas como Alzheimer e Parkinson intensificou-se avassaladoramente.

Faço uma pergunta para você: o que mudou em menos de duas décadas?

Será que nosso código genético, milenar,  mudou bruscamente nesse curto espaço de tempo possibilitando o desenvolvimento destas condições? Ou foi o nosso meio externo, em que vivemos, o qual sofreu tantas alterações que acabou tornando-se inóspito e tóxico para a própria existência humana?

Não é preciso pensar muito para saber a resposta. Hoje trago uma reflexão necessária acerca das escolhas diárias que fazemos e como isso afeta diretamente a nossa saúde. 

Trago ainda boas práticas de como não ser contaminado por algumas substâncias, fazendo trocas inteligentes no dia-a-dia.

Continue lendo!

 

O que são substâncias tóxicas?

São todas aquelas substâncias capazes de interferir no sistema endócrino do nosso organismo, causando efeitos negativos na  reprodução, desenvolvimento, sistema neurológico e imunitário dos seres vivos.

Também conhecidas como disruptores endócrinos – desreguladores – são de diferentes classes químicas e podem ser encontradas na forma de hormônios artificiais, pesticidas, compostos utilizados na indústria do plástico, poluentes industriais, além dos metais pesados encontrados na natureza.

 

Nosso organismo é capaz de atuar como detoxificador

Estamos prontos a lidar com a exposição aos metais pesados, por exemplo, porém em pequenas quantidades.

As mesmas quantidades as quais seríamos expostos inevitavelmente, através dos fenômenos naturais.

O problema se inicia quando passamos a extrair estes metais pesados da natureza, alterando e espalhando a localização destas substâncias ao ponto de que hoje nos alcançam em maior quantidade e frequência.

O efeito foi tamanho que hoje, ao se realizar um exame sanguíneo, existe uma porcentagem considerada “normal” de chumbo e de outros metais pesados presentes no organismo do ser humano.

Os exames de sangue partem do padrão de normalidade, ou seja, do que está na média da população.

Assim sendo, quando se fala de “níveis normais de chumbo no sangue”, estamos falando de uma intoxicação generalizada que é a média da grande população!

Estes metais não fazem e nunca fizeram parte da nossa bio identidade, ou seja, não deveriam estar sequer em nossa corrente sanguínea, muito menos considerados como “normais” ou “naturais” se ali estiverem.

Paralelamente, o uso indiscriminado de agrotóxicos e compostos químicos utilizados amplamente pela indústria já se instalaram em nosso cotidiano, e escapar da influência dessas substâncias tornou-se uma tarefa nada fácil.

 

Como não ser contaminado

As fontes de intoxicação são múltiplas, muitas das quais ainda desconhecidas.

No mundo em que vivemos, não é possível pensarmos em evitar completamente a nossa exposição a esses disruptores.

Existem algumas escolhas, entretanto, que podemos fazer para minimizar ao máximo a contaminação.

Deixo algumas práticas a seguir que você pode adotar, caso essa seja a sua vontade: 

 

  • Evitar tomar banhos muito quentes e frequentar piscinas aquecidas. O cloro presente na água que ingerimos e nos banhamos já é nocivo por si só, porém, quando é eliminado na forma de vapor – o cloro metano – se torna especialmente agressivo para o ser humano: atacando de forma direta nossos neurônios.

 

  • Sabe aquele pãozinho francês airado da padaria da esquina que você não vive sem? Pois é, esse pãozinho está absolutamente cheio de bromo, substância extremamente tóxica e amplamente utilizada por muitas padarias já que auxilia no aumento da levedura e do crescimento das massas.
O pão que temos hoje não é saudável, vicial, mas em outras épocas tinha um papel importante frente ao estilo de vida e situação que se vivia. Te convido a ler meu post “O Pão que Jesus Comia não é o Mesmo que você Come”. 

 

  • Ficar atento para os produtos de higiene pessoal, principalmente por se tratarem de produtos de uso diário. Existem alternativas no mercado à maioria deles: opte se possível por pastas de dente sem flúor e sem Triclosan – substância ligada ao aparecimento de doenças hepáticas como cirrose e tumores.

 

 

  • Desodorantes sem parabenos e sem alumínio.  Existem opções online em lojas voltadas à produtos naturais. A utilização do leite de magnésia como substituto pode ainda ser uma boa opção.

 

  • Nunca aqueça alimentos em recipientes de plástico no microondas. Na verdade, o uso do microondas por si só já não é o ideal, mas se for necessário, dê preferência para recipientes de vidro ou cerâmica.
Um estudo publicado no Environmental Health Perspectives, em Boston, identificou que a substância tóxica ftalato, utilizada para dar maleabilidade aos plásticos, pode estar associada ao desenvolvimento da diabetes. Você pode conhecer mais sobre a diabetes aqu. 

 

  • Aguarde alguns minutos com as janelas e portas de seu carro aberto, principalmente se ele ficou no sol por um período de tempo.

 

  • Nas maquiagens, opte por versões atóxicas. As marcas tradicionais possuem alta concentração de corantes sintéticos, derivados do petróleo ou alcatrão do carvão, que além de causarem irritações na pele, são potenciais cancerígenos.

 

  • Evitar garrafinhas de plástico. Em dias quentes ou se deixadas ao sol ou dentro do carro, o plástico presente na embalagem contamina a água que ingerimos com uma substância chamada antimônio, causadora de problemas de saúde. Dê preferência para recipientes de vidro, ou ainda, para as águas minerais embaladas o mais próximo de onde você vive, para tentar minimizar esta exposição ao tempo e contaminação.
Você sabe escolher sua água? Os maiores especialistas e estudiosos da água, têm comprovado através de estudos importantes que toda água não é igual. E mais: é a estrutura da água dentro dos nossos corpos que determina, em última instância, saúde ou doença. Leia mais sobre o assunto aqui. 

 

  • Panelas de alumínio não são recomendadas para o uso. Indico as opções de barro, cerâmica ou ferro para cozinhar seu alimento sem o risco de contaminação. O alumínio está ligado ao desenvolvimento de uma série de malefícios a saúde incluindo: Alzheimer e de Parkinson, doenças do sistema esquelético (como alterações do metabolismo do cálcio – raquitismo), à constipação intestinal, hematológico (do sangue), fadiga e alterações neurológicas com graves danos ao tecido cerebral.

 

A decisão é sua

A resposta para evitar as doenças é ficar mais saudável.

O tipo de informação que apresentei neste post geralmente é causadora de polêmica. Enquanto não existam evidências matemáticas, quando se fala de saúde, existe um conceito chamado “dúvida razoável”.

Esta dúvida razoável se mantém através de uma observação real, empírica, dos efeitos que aqui alerto.

Quando existe a possibilidade de que algo vá agir contra a sua saúde, o mais lógico é que as pessoas se abstenham de utilizar ou de praticar tal ação, não é verdade?

De qualquer maneira, a decisão acerca da sua saúde sempre será sua.

Meu propósito é que você viva mais e melhor.

Para isso, tento alertar e transmitir o máximo que posso de meu conhecimento e estudos sobre uma medicina integrativa, a favor da saúde, da prevenção e da longevidade, esperando que você a partir de suas próprias conclusões, tome a decisão que achar mais coerente. 

 

Dr. Victor Sorrentino

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Todos sabem que não há vida sem água e que devemos tomar água diariamente para nos mantermos hidratados. Mas se é uma substância tão importante, não deveríamos saber mais sobre como escolher a água que vamos beber? O assunto é de suma importância para a saúde das pessoas, mas a falta de conhecimento faz com que praticamente a totalidade da população mundial passe ao largo de todos os benefícios que uma água de boa qualidade pode proporcionar, pois não há orientação na hora de escolher esta substância vital. As pessoas ficam à mercê das informações publicitárias das empresas que se favorecem da venda de água e que, muitas vezes, não têm o compromisso com a saúde do consumidor, mas sim com o lucro do seu produto.

A água é o mais abundante constituinte do corpo humano. Um indivíduo de 70 kg, por exemplo, tem aproximadamente 42 litros de água no corpo. Somos, sim, “aquários ambulantes”, e desta foma é possível imaginar que nossas células sejam os peixes desse aquário. Caso o peixe esteja doente e a água estiver inadequada, não adianta tratar só o peixe e colocá-lo na mesma água: deveríamos trocar a água ou tratá-la.

Entretanto, a medicina só pensa nos solutos, raramente nos solventes. Para se ter ideia das proporções deste elemento, sabe-se que o corpo de um recém-nascido é constituído de mais de 80% de água, o corpo de um adulto não desidratado é constituído por 69% de água e o corpo de um idoso é constituído de pouco mais de 50% de água. Ela constitui 85% do cérebro, 92% do sangre e 87% do fígado.

É fundamental o conhecimento das propriedades da água, para que se possa aproveitar os benefícios que este elemento pode oferecer. E é realmente fundamental que haja um esforço no sentido de informar a população sobre este elemento essencial à vida e que pode ter ação medicinal diariamente!

O ser humano foi criado para estar em movimento. Nossa estrutura biológica conta com um sistema muito bem organizado para possibilitar-nos mobilidade. Se pensarmos bem, o homem foi inserido em um mundo onde para tudo era necessário o movimento. Alimentos vinham essencialmente da caça e de vegetais, a locomoção dependia exclusivamente das pernas. Ou seja: sedentarismo era algo que simplesmente não tinha como existir.

Com o passar dos anos e a evolução, muitas facilidades foram criadas a fim de dar conforto e bem-estar às pessoas. Entretanto, chegamos a um ponto crítico na história da humanidade, onde em grande parte dos países desenvolvidos o sedentarismo transcende o movimento, e o resultado deste mudança tem sido desastroso e extremamente deletério à saúde humana.

Infelizmente, grande parte das pessoas não se dá conta de que está indo absolutamente contra a natureza de nossa espécie ao passar a maior parte do tempo sentada e esquecendo de compensar essa deficiência de atividades com alguma forma de exercício. A queixa é praticamente sempre a mesma: falta de tempo… Por outro lado, é sabido também que esta “desculpa” tem um caráter de praticidade, ou seja, é mais simples usar este argumento do que buscar organizer-se para dar prioridade à saúde.

A prática de atividade física moderada é uma das principais formas de prevenção de doenças atreladas ao envelhecimento, e aqui não estamos falando nem sobre a necessidade de sermos atletas, mas sim de simplesmente buscarmos manter uma rotina semanal de exercícios. Você já sabe que cerca de 85% de sua saúde dependem exclusivamente de seus hábitos de vida, restando pouco para culparmos a genética. Então, é importante saber que este “medicamento natural” e que depende só de você está associado à preservação de Alzheimer, doenças cardiovasculares e degenerativas, diabetes, hipertensão, obesidade e inclusive o câncer.

O estresse já foi mencionado diversas vezes como o mal do nosso século. Viver sem estresse em um mundo estressante é algo praticamente inalcançável. Na realidade nosso corpo não foi feito para viver sem agentes estressores, tal como um carro não é produzido sem um sistema preparado para resistir a situações de imperfeição das rodovias, por exemplo. Nossa máquina (nosso corpo) tem um sistema “quase” perfeito, no entanto primitivo. Lendo este artigo você vai compreender o motivo pelo qual nosso sistema de estresse ainda parece estar atrasado no tempo.

A fisiologia humana e munida de um sistema que tem como função principal preservar a nossa vida. Isto é prioridade, ou seja, todas as vezes em que seu corpo entender que você está em perigo, uma reação intensa, que envolve a produção e a liberação de uma série de substâncias, terá um fim primário: a preservação da vida. Mas o que é uma situação de perigo, de vida ou morte?

Nossa capacidade evolutiva de adaptação infelizmente gera uma confusão na interpretação dos fatos, e as reações a estas situações acabam sendo inevitavelmente as mesmas de um perigo “real”, com menor ou maior intensidade, mas moduladas pelo que definimos como estresse.

O estresse está baseado, entre outros, na ativação do sistema hormonal hipófise-hipotálamo (duas glândulas que se situam dentro do cérebro), com a secreção do hormônio adrenocorticotrófico que ativa a glândula suprarrenal (também chamada de Adrenal), desencadeando uma secreção de hormônios glicocorticoides, como Cortisol. O Cortisol aumenta a quebra de proteínas nos músculos, ossos e nos tecidos linfáticos, além de inibir a síntese proteica. Isso faz com que aumente o nível de aminoácidos no sangue, que são utilizados pelo fígado para produção de glicose, aumentando também o nível de açúcar no sangue.

Toda vez que o Cortisol é aumentado, o seu corpo se prepara para uma guerra, para uma fuga, para uma situação de vida ou morte, independente de isso estar acontecendo realmente ou não.

Muitas pessoas passam a usar e abusar dos remédios para conter ansiedade, para ficar mais felizes, para dormir, e aí se segue uma sequência de drogas que viciam e infelizmente se tornaram commodities nas vidas das pessoas. Em outras palavras, a ignorância acerca dessa condição moderna e a busca pela facilidade de resolver um problema, desfocando-se dele e criando outro, está criando uma geração de dependentes químicos, por mais dura e triste que seja esta realidade.

As alterações de níveis de Cortisol provocam também sintomas comportamentais, como comer em excesso, perda de apetite, exagerado usado de bebidas alcoólicas, tabagismo, drogadição e mecanismos de enfrentamento negativas.

A expectativa de vida média alcança 75 anos no Brasil e já está em 85 anos nos países desenvolvidos. Observando a evolução da humanidade e o aumento deste índice, fica fácil e absolutamente racional chegar à conclusão de que nossos filhos viverão uma época em que o normal será ultrapassar os 100 anos. Mas com que qualidade de vida, se hoje o brasileiro, por exemplo, passa 1/5 de sua vida incapacitado? Imagine viver os últimos 20 anos de nossas vidas no futuro, sem capacidade de lembrar o nome das pessoas, sem poder viajar, passear, trabalhar, em síntese, apenas sobrevivendo?

A terapia hormonal é uma escolha de cada paciente e pode conferir qualidade de vida a homens e mulheres para alcançar uma longevidade mais saudável. Mas não basta somente a terapia para envelhecer com saúde, fatores externos como dieta alimentar balanceada, exercícios físicos e outras escolhas de estilo de vida, também são importantes. É preciso que a pessoa incorpore uma rotina regular de exercícios físicos e adote um regime nutricional equilibrado e bem orientado.
Pois é, a escolha está em suas mãos. Pesquisar, ir atrás da verdade e ter a oportunidade de viver com saúde, de não ser manipulado e ver as verdades serem escondidas, tudo depende única e exclusivamente de cada um. Independente disto, se eu conseguir mudar a vida de uma só pessoa, já estarei feliz e sentirei que fiz a minha parte.

Existem três grandes grupos de alimentos na natureza à nossa disposição. Eles são chamados de Macronutrientes: Proteínas, Gorduras e Carboidratos. Cada um tem propriedades individuais e serve para diferentes funções bioquímicas em nossos corpos, portanto, os três grupos são fundamentais, cada qual com sua particularidade.

As proteínas são formadas pela combinação entre aminoácidos, sendo que a diferença entre elas está em sua composição. Dependendo de quantos e quais aminoácidos constituem uma ou outra proteína, elas acabam servindo mais esta ou aquela função em nosso corpo. Existem as proteínas animais, que são indiscutivelmente mais completas, e as vegetais, que infelizmente sempre deixam a desejar no quesito Aminoácidos Essenciais. E as proteínas, servem pra que? Ora, para sua pele, seus olhos, ossos, coração, músculos, cabelos, ou seja, proteínas são construtoras! São os tijolos de sua casa, são a estrutura palpável de seu corpo. Até base de formação de hormônios elas são!

Algumas gorduras também são classificados como Essenciais, e são bem conhecidas de todos vocês: Ômega-3 e Ômega-6. Quero dizer, com isso que não há vida sem esses dois elementos. É importante que saibamos que as gorduras podem gerar energia, aumentar a imunidade, melhorar a capacidade cardíaca, aumentar a nossa inteligência e ser utilizadas como substrato de formação dos hormônios esteroidais.

Carboidratos na realidade são os vegetais! Verduras, saladas, leguminosas e frutas são os carboidratos “originais”, digamos assim. Pães de todos os tipos, salgadinhos, tortas, doces e tudo mais corromperam nossas inteligências e se tornaram carboidratos de escolha. Grande erro, pois à medida que aumentamos a oferta e a facilidade com que ingerimos carboidratos, estes unicamente se depositarão como reserva em forma de gordura!

Proteínas têm como função servir para uma série de coisas em seu corpo, até mesmo para gerar energia na falta de carboidratos. Se você se passar um pouco na ingestão de gorduras (de boa qualidade), poderá até utilizá-las para outras funções em seu corpo e, novamente, na falta de carboidratos, ela servirá preferencialmente para gerar energia. Mas se você se passar na quantidade e na qualidade dos carboidratos, nada será utilizado para gerar energia! Saiba que todo o excedente será armazenado em forma de gordura no corpo. Isso mesmo, aquela gordura abdominal, nas coxas, nos flancos, na papada etc. E entenda que optar pelos carboidratos corretos, como os vegetais, é uma forma absolutamente inteligente de agir. É por isso que a velha história de contar calorias é completamente absurda. Cada macronutriente tem uma função e suas calorias não podem ser comparadas entre si.