Como controlar a ansiedade sem o uso de medicamentos?

Como controlar a ansiedade sem o uso de medicamentos?

Você já considerou controlar a ansiedade sem uso de remédios?

Os fatores estressores do nosso cotidiano e a imprevisibilidade das situações do nosso dia a dia podem levar a quadros ansiosos.

No entanto, precisamos diferenciar essa ansiedade dos transtornos ansiosos. Esses, sim, podem precisar de ajuda especializada. No entanto, podem ser prevenidos quando temos domínio sobre nossos pensamentos e sentimentos.

Isso não se controla do dia para a noite, no entanto, quanto antes investirmos em manter mais controle diante de tais situações, mais longe ficamos de precisar de um tratamento medicamentoso e também afastamos os malefícios da ansiedade excessiva.

Sendo assim, separei 5 terapias das quais considero mais relevantes. Veja:

1. Terapia cognitivo comportamental (TCC)

Estudos comprovam um alto nível de efetividade da TCC no tratamento dos transtornos da ansiedade. Cerca 98% dos quadros de pânico e fobia são minimizados com a terapia cognitivo comportamental.

Essa é uma terapia com início, meio e fim e dura de 4 a 8 semanas em média, dependendo da situação do indivíduo. Ela deve ser conduzida por um profissional especializado.

Estimulação transcraniana

Trata-se de um procedimento que estimula o cérebro por meio de impulsos magnéticos que mudam a forma como os neurônios se comunicam entre si, ajudando a diminuir ou desativar a ansiedade, ativando outras áreas do cérebro resultando em um equilíbrio.

Treinos de mindfulness

Esse treinamento foca a atenção para o momento presente por meio de práticas de meditação.  O objetivo é desligar o cérebro das preocupações com o futuro ou do sofrimento com o passado. Não necessariamente limpar a mente de pensamentos, apenas trazê-los para o agora.

4. Fitoterápicos

Existem poucos estudos confirmando a efetividade dos fitoterápicos no combate a ansiedade. Contudo, alguns deles se mostram mais eficientes para os indivíduos que não querem usar remédios. Os fitoterápicos mais interessantes neste caso são: cava, passiflora, rhodiola rosea, valeriana e ginkgo biloba.

Mas atenção! Não use esses produtos sem conversar com seu médico, pois alguns deles podem interagir negativamente com outros medicamentos que você já estiver utilizando.

5. Técnicas de relaxamento

Algumas práticas como yoga e tai chi tem demonstrado benefícios no combate a ansiedade, pois promovem uma sensação de bem estar, concentração no momento presente e expansão da capacidade cognitiva do cérebro.

Vale destacar que cada pessoa deve ser avaliada em sua individualidade pelo médico para chegar a um tratamento interessante. No entanto, todos esses meios são interessantes maneiras de controlar a ansiedade sem uso de medicamentos.

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