Dicas de alimentação para melhorar a saúde do cérebro

Dicas de alimentação para melhorar a saúde do cérebro

Você sabia que é possível fazer uma alimentação para melhorar a saúde do cérebro?

Eu não falo apenas sobre quais alimentos comer, mas sim sobre o que você deve observar antes de consumir. Os alimentos que você escolhe podem, sim, prevenir doenças cerebrais como o Alzheimer.

Saber alguns truques para driblar os maus hábitos alimentares do cotidiano podem fazer toda a diferença na sua saúde. Continue até o final deste artigo para conhecer as dicas de alimentação para melhorar a saúde do cérebro.

1. Organize a sua rotina

Muito da nossa alimentação de má qualidade se deve pela falta de controle sobre as escolhas cotidianas. Quantas vezes durante a semana você almoçou um hambúrguer, ou lanchou um bolo no meio da tarde?

A maneira mais eficaz de driblar esses erros é com organização. Reserve alguns momentos do domingo para deixar as suas refeições da semana encaminhadas. Você pode grelhar alguns peitos de frango, deixar ovos cozidos, refogar legumes, entre outras opções.

Além de você garantir uma alimentação saudável, ainda agiliza a sua rotina. Economize tempo e energia durante a semana deixando sua comida pronta.

2. O que não estraga, não presta

Você já deve ter visto imagens das comidas do McDonald’s que simplesmente não estragam mesmo após meses ou anos. Isso devido à alta quantidade de compostos químicos e conservantes.

Em casos onde os microorganismos sequer encontram boas condições para sua proliferação, é sinal de que não serve para nutrir o seu corpo.

Quando estiver no supermercado, pense no assunto. Escolha bem os itens que ficarão disponíveis em sua cozinha na hora de organizar sua dieta.

3. Trio anti-Alzheimer

Quando pensamos em alimentação para melhorar a saúde do cérebro, existem três itens que você precisa considerar. Abacate, óleo de coco e carne de boi alimentado com capim de forma natural.

Esse trio é poderoso para manter o mal de Alzheimer bem longe do seu cérebro, graças à composição das gorduras de boa qualidade que oferecem. Esses itens devem fazer parte da sua dieta semanal.

Leia também: Fontes de gordura boa que você deve consumir para ser saudável

4. Uma xícara de café

O café é um costume brasileiro saboroso e agora sabemos também que é saudável para o cérebro. A bebida auxilia a combater o estresse oxidativo das células, o que protege contra doenças degenerativas.

Além disso, estudos recentes relacionam o consumo do café com a queda de chances da demência. Quem tem o hábito de beber café reduz em até 65% a possibilidade de sofrer com a demência.

5. DHA em bons níveis

O DHA é um ácido graxo vital para a saúde do cérebro, mas nem sempre o organismo dá conta de produzir tudo quanto necessário. A dose diária de DHA recomendada para a boa saúde do cérebro é de, pelo menos, 1000mg.

Caso você não tenha condições de obter pela alimentação, o que envolve incluir peixes de águas frias na dieta, converse com seu médico ou nutricionista sobre suplementação.

Eu espero que este artigo seja esclarecedor sobre a alimentação para melhorar a saúde do cérebro.

Fico feliz em vê-lo acessando meus conteúdos, pois é um sinal de que está preocupado com a própria saúde. Tudo que ensino aqui eu pratico em minha vida pessoal e oriento para minha família.

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