Consumir cúrcuma, infelizmente, não faz parte da rotina de boa parte dos brasileiros.
Aos poucos, os benefícios dessa poderosa planta são espalhados e mais pessoas ficam interessadas em incluir na alimentação do dia a dia.
Se este é o seu caso e você busca por algumas ideias, leia o artigo até o final para conferir minhas dicas para consumir cúrcuma.
Leia também: Conheça os alimentos termogênicos
O que é e quais os benefícios da cúrcuma
Também muito conhecida como “açafrão da terra”, a cúrcuma é uma planta originária da Índia e faz parte da mesma família do gengibre. Suas propriedades preventivas e curativas estão presentes principalmente no seu rizoma.
A cúrcuma foi isolada pela primeira vez por Vogel, em 1842. Ela é um pó insolúvel na água e no éter, mas, solúvel no etanol e no DMSO. A sua estrutura foi descrita por Lampe e Milobedeska em 1910.
De lá para cá, diversos estudos comprovaram a sua eficácia em prevenir e tratar o câncer. Embora o câncer tenha formas diferentes, alguns dos pontos em comum entre eles são impactados pelo consumo de curcumina.
Essa planta tem poderes sobre o crescimento, o desenvolvimento e a disseminação das moléculas com a doença. Isso porque reduz o surgimento de novos vasos sanguíneos nos tumores e a metástase, o que auxilia na erradicação das células de câncer
Embora a fama seja principalmente pelos efeitos sobre o câncer, alguns estudos abordam também melhoras nos sintomas das doenças crônicas, prevenção de Alzheimer, doenças cardíacas e depressão. Tudo isso graças ao seu poder anti-inflamatório.
Como consumir a cúrcuma?
Não é difícil incluir a cúrcuma no cotidiano. Afinal, é um tempero que confere sabor especial a pratos diversos. No entanto, como essa dúvida sempre aparece, resolvi deixar três sugestões de consumo bem fáceis de fazer e consumir no dia a dia.
PASTA DE CÚRCUMA:
Você vai precisar de:
- 1/2 copo de água;
- 1/2 copo de cúrcuma pimenta negra a gosto
Prepare levando os ingredientes ao fogo e mexendo até formar uma pasta consistente. Pode usar como um patê em sanduíches, canapés, saladas, ou tempero para carnes e peixes.
VITAMINA DE CÚRCUMA
Você vai precisar de:
- 250 ml de leite de coco;
- 1/2 xícara de abacaxi em pedaços 1 banana;
- 1 colher de óleo de côco;
- 2g de cúrcuma (1/2 colher de chá);
- 2g de canela em pó (1/2 colher de chá);
- 2g de gengibre em pó (1/2 colher de chá);
- 1 colher de chá de semente de chia (5g)
Bata os ingredientes no liquidificador até obter uma massa líquida. Pode beber sem coar. Ideal para o desjejum ou lanche.
VITAMINA VERDE
- 2 colheres de cúrcuma em pó (10g);
- 1/2 xícara de salsão;
- 1/2 xícara de pepino;
- 1/2 colher de chá de gengibre ralado suco de 1/2 limão
Bata os ingredientes no liquidificador até obter uma massa líquida. Pode tomar sem coar. Ideal para o desjejum ou lanche.
Eu espero que essas dicas para consumir cúrcuma sejam úteis e levem saúde para a sua vida.