Se você está seguindo uma dieta low carb para emagrecer, este artigo é para você.
A dieta low carb está em evidência atualmente. Programas na televisão, celebridades de internet, revistas… O assunto está para onde quer que você olhe. No entanto, poucos compreendem o que significa viver com pouco carboidrato.
Mais que uma dieta, o low carb deveria ser um estilo de vida. Vou explicar o porquê.
Dieta low carb e o funcionamento do organismo
Você já ouviu falar que muitas pessoas seguem dietas durante um tempo, emagrecem, e ao retomar a alimentação anterior, voltam também ao peso que tinham e até engordam mais. Isso acontece porque não existe dieta ideal, mas sim um estilo de vida ideal.
Considero muito positivo que a redução de carboidratos esteja nos holofotes, pois não existe necessidade de consumo deste. Defendo que o consumo dos carboidratos seja moderado, o que não acontece devido à facilidade que podemos ter acesso a um carboidrato em nosso cotidiano.
Gosto muito de mencionar o homem pré-histórico, já que nossos hábitos evoluíram, mas nosso organismo continua funcionando da mesma forma. Quando viva nas cavernas, o homem não tinha acesso a tantos carboidratos, que ficavam restritos a raízes, grãos e algumas frutas.
No entanto, atualmente, a alimentação à qual mais estamos acostumados é repleta de carboidratos. Quantas vezes por dia você consome pães, biscoitos, bolos e outros tipos de farinha? Com certeza no mínimo duas ou três vezes.
Por essa razão, deixar de consumir os carboidratos não é apenas vantajoso para o emagrecimento, mas sim para a qualidade de vida como um todo. Ao retirar os carboidratos, a tendência é que a pessoa inclua mais comida de verdade em sua rotina.
Veja também: Queimadores naturais de gordura: os alimentos termogênicos
Então, comer carboidratos é desnecessário?
De forma geral, a resposta para essa pergunta é sim. A energia que vem desse tipo de alimento vem também, e em melhor qualidade, das gorduras e das proteínas. Não quer dizer que seja proibido, mas quanto menos carboidratos, melhor.
Também não significa que você deve se alimentar somente com frutas o dia todo. Uma alimentação balanceada, baseada na dieta low carb, envolve o consumo equilibrado de gorduras de boa qualidade e de proteínas, que são os macronutrientes essenciais para a vida.
Ao retirar o carboidrato da sua dieta, você automaticamente exclui muitas opções de alimentos refinados, industrializados e processados. Portanto, também deixa de consumir muitos açúcares. A consequência disso, além do emagrecimento, é melhorar a resistência à insulina, reduz as chances de desenvolver diabetes e de câncer.
Eu recomendo que você faça as mudanças necessárias para a sua alimentação consultando um médico ou nutricionista. Ao diminuir os carboidratos, seu corpo primeiro utiliza toda a gordura já armazenada e, em seguida, passa a ser movido pela energia vinda de proteínas e gorduras. Essa energia proporciona muito mais disposição, menos estresse e melhor qualidade do sono.
Espero que meu artigo tenha ajudado você a entender por que a dieta low carb não serve apenas para emagrecer, mas sim para a saúde em geral. É muito bom tê-lo aqui, acompanhando meus conteúdos. Este é um sinal de que você está atento a uma vida repleta de bons hábitos.
Falo mais sobre a dieta low carb no vídeo abaixo. Aproveite e inscreva-se no meu canal.
Fico feliz em vê-lo no meu blog. Se você acompanha meu trabalho, é sinal de que o seu desejo é viver mais e melhor. Parabéns!
Para saber:
Como envelhecer sem engordar, sem adoecer e sem perder a memória
Como emagrecer com saúde e manter-se magro definitivamente
Como mudar hábitos que são tóxicos a sua saúde
Como acordar todos os dias com energia e disposição
Como se livrar de remédios que mais intoxicam do que curam
Como manter a libido em todas as idades
Conheça o meu curso on-line com mais de 80 aulas, 3 cursos bônus e
um grupo com LIVES exclusivas para alunos no Facebook!
SEGREDOS PARA UMA VIDA LONGA
Acesse mais informações no site do curso: