Como dormir melhor sem remédios? Entenda essa possibilidade

Como dormir melhor sem remédios? Entenda essa possibilidade

Dormir melhor sem remédios parece uma tarefa impossível para muitos. Afinal, não é difícil conhecer alguém que usa medicamentos para pegar no sono. Parece ser o caminho mais rápido e fácil para ficar livre dos incômodos das noites mal dormidas, não é mesmo?

Nosso organismo está acostumado a adormecer tal como nos tempos dos nossos ancestrais. Em meio à pouca luz, no mais absoluto silêncio, sem digerir alimentos pesados… Parece fácil entender qual é o caminho para dormir melhor sem remédios, não é mesmo?

Continue até o final do artigo para entender como você pode ter boas noites de sono sem o prejuízo do uso de medicamentos que trazem efeitos colaterais mais que indesejados.

Leia também: Cinco dicas valiosas para melhorar seu sono

Crie condições favoráveis

Para induzir naturalmente o sono, aposte em um ambiente o mais escuro possível. Se você consegue ver a sua mão, já não é o ideal. Usar cortinas em que o quarto fique completamente na escuridão é o mais recomendado.

Também é importante que você possa usufruir de um espaço completamente silencioso. Quando a sua rua é barulhenta ou você passa por alguma situação adversa nesse sentido, aposte nos protetores auriculares.

Outro ponto que é fundamental em especial nesses tempos em que vivemos rodeados de telas: evitar estímulos antes de dormir. Eu recomendo que você nem tenha aparelho de televisão no seu quarto e monitore o uso do celular antes de dormir.

Isso porque a luz azul emitida pelos eletrônicos é interpretada pelo cérebro como uma luz do dia, inibindo a produção da melatonina.

A alimentação antes de dormir também não é recomendada, em especial dos alimentos mais pesados. Procure fazer sua última refeição do dia algumas horas antes de dormir e evite alimentos gordurosos e industrializados.

Substâncias naturais podem ajudar

Se você já garante o preparo do seu organismo para o sono e mesmo assim sente dificuldades para dormir, que tal recorrer a substâncias naturais?

Antes de procurar por um medicamento, eu recomendo procurar uma das soluções oferecidas pela natureza para ajudar na produção de neurotransmissores e hormônios relacionados ao sono. Afinal, os orientais já fazem uso dessas substâncias há milênios.

Os mais comuns são o maracujá em forma de açúcar ou chá, sempre sem adoçante. O chá de camomila também pode auxiliar. Ambos contam com a passiflora em sua composição.

Você pode encontrar a passiflora, também, de forma manipulada. Essa substância estimula um importante neurotransmissor do sono, chamado GABA.

Conforme a idade avança, as dificuldades para dormir aparecem e isso é absolutamente normal. Isso porque a melatonina é um hormônio mais presente nos jovens e, a partir dos 50 anos, sua produção cai ainda mais.

No entanto, você ainda pode dormir melhor sem remédios. Crie uma rotina de sono, dormindo e levantando diariamente nos mesmos horários. Consulte um médico para tratar do assunto e sinalize sua vontade de dormir melhor sem remédios.

Espero que este artigo tenha ajudado. Para saber mais, assista ao vídeo abaixo e aproveite para se inscrever em meu canal do YouTube.

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