Envelhecimento e hábitos de vida: como você quer envelhecer?

Envelhecimento e hábitos de vida: como você quer envelhecer?

A relação entre envelhecimento e hábitos de vida é muito mais séria do que parece.

Você sabia que apenas 30% dos fatores de envelhecimento estão ligados a fatores genéticos?

Isso significa que os outros 70% correspondem à maneira como você vive!

Infelizmente, a maior parte da população só se dá conta dessa realidade quando alcança a fase da terceira idade.

Quanto antes você souber que a sua maneira de viver a vida vai determinar o seu envelhecimento, antes você consegue controlar os fatores que mais impactam negativamente a saúde nas últimas décadas de vida.

Fique até o final para saber mais sobre envelhecimento e hábitos de vida.

O que caracteriza o envelhecimento?

Embora não seja uma unanimidade, temos por padrão que o envelhecimento inicia aos 28 anos de idade com o declínio das funções motoras e cognitivas do ser humano.

Trata-se de um processo lento e gradual, que varia de pessoa para pessoa. Entre os efeitos, estão a perda da força, da mobilidade articular e sensorial, o que leva a incapacidade coordenativa.

Esse processo tem uma leve influência da genética. No entanto, é muito acelerado pelo sedentarismo.

As principais características que denotam o envelhecimento são: a diminuição da velocidade da marcha, a frequência do pulso, a frequência respiratória, a temperatura e a pressão arterial. Ao examinar essas cinco variáveis, é possível ter um panorama da qualidade de vida futura do idoso.

Hábitos de vida para envelhecer com saúde

Você já deve ter reparado que a expectativa de vida só aumenta. Os avanços da ciência e da medicina foram capazes de fazer que o ser humano viva mais. No entanto, viver mais não é garantia de viver com qualidade.

Com certeza, você já ouviu de alguém o horror por passar os últimos anos de vida acamado. Não é para menos! Essa condição tira a dignidade da pessoa, que não consegue viver com autonomia.

Por isso, você precisa começar neste momento a escolher hábitos de vida saudáveis. Não importa se você tem 20 ou 50 anos. Quanto antes você desperta, mais fácil é recuperar os prejuízos dos maus hábitos.

Muito além de manter uma boa alimentação e praticar exercícios físicos regularmente, existem alguns aspectos da vida que pouca gente dá atenção, mas que são essenciais para envelhecer com saúde.

Controle o estresse

O cortisol alto e, portanto, desequilibrado, desencadeia uma série de processos infamatórios no organismo. As consequências podem chegar a provocar doenças cardíacas e problemas de pressão alta.

Isso também passa pela atividade física, viu? É uma das melhores fontes para controlar o estresse e liberar hormônios relacionados ao bem-estar.

Deixe de lado álcool e cigarro

O tabagismo e o consumo de álcool são péssimos para a qualidade de vida. Quem deseja envelhecer com saúde deve largar esses hábitos o quanto antes.

Eu recomendo que você não fume e não frequente espaços com fumaça, afinal, o tabagismo passivo também é perigoso. Ao deixar de fumar, os efeitos nocivos são gradualmente diminuídos com o passar do tempo.

Em relação a bebida alcoólica, além dos danos ao fígado, também contribui para a morte de neurônios. Isso pode acelerar o declínio das funções cognitivas.

Dieta rica em antioxidantes

Você já sabe que é necessário manter uma alimentação balanceada por toda a vida. O que poucos mencionam é a presença de substâncias que combatem os radicais livres.

Alimentos ricos em vitamina C, vitamina E, licopeno, zinco, selênio e magnésio são importantes para desacelerar o processo de envelhecimento. Você encontra essas vitaminas e minerais em frutas cítricas, nas folhas verde-escuras e em cereais. Se puder consumi-los em sua forma in natura, melhor.

Leia também: Comer menos para viver mais

Eu espero que este artigo ajude você a entender a relação entre envelhecimento e hábitos de vida!

Para saber:

Como envelhecer sem engordar, sem adoecer e sem perder a memória
Como emagrecer com saúde e manter-se magro definitivamente
Como mudar hábitos que são tóxicos a sua saúde
Como acordar todos os dias com energia e disposição
Como se livrar de remédios que mais intoxicam do que curam
Como manter a libido em todas as idades

Conheça o meu curso online com mais de 80 aulas, 3 cursos bônus e
um grupo com LIVES exclusivas para alunos no Facebook!

SEGREDOS PARA UMA VIDA LONGA

Acesse mais informações no site do curso:

Segredos para uma vida longa


Conheça o método para viver com muita saúde e energia.