Enxaquecas: Como Aliviar os Sintomas Através da Alimentação
Enxaquecas: Como Aliviar os Sintomas Através da Alimentação

Enxaquecas: Como Aliviar os Sintomas Através da Alimentação

As estatísticas informam que dores de cabeça atingem mais mulheres do que homens e na minha prática clínica eu pude comprovar esses dados.

A enxaqueca pode trazer um desconforto muito grande e afetar a produtividade da mulher e mesmo a sua forma de se relacionar com as pessoas. Dores de cabeça crônicas podem ser tão nocivas para a qualidade de vida de uma pessoa quanto uma doença mais grave.

Meu papel é estudar o causador das cefaléias em cada paciente, e já observei que na maioria dos casos, as causas das dores de cabeça estão associadas a hábitos de vida, e que com mudanças simples, podemos reverter esse quadro e devolver a liberdade de viver sem o desconforto da dor.

 

O sofrimento

As cefaleias podem causar dores intensas, profundas, latejantes ou intermitentes. Enxaquecas mais fortes podem ser acompanhadas de náuseas, tonturas, indisposição e intolerância a barulhos ou luminosidade. Há mulheres que sofrem com as dores  em determinados períodos do mês, o que pode ser um indicativo de associação com o ciclo hormonal ou com uso de anti-conseptivos. 

Pacientes com enxaqueca frequentemente apresentam um quadro de estresse, pois mesmo em períodos sem  dor, há a constante preocupação com ela.

 

As dietas restritivas e as enxaquecas

 

É muito comum também que as enxaquecas estejam relacionadas a ingestão de certos alimentos. Dietas desequilibradas podem ser responsáveis pela presença de cefaleias, pois a ausência de micronutrientes também pode desencadear crises.

Alguns alimentos alergênicos podem ser  causadores das dores de cabeça crônica, como o glúten por exemplo.

No tratamento de algumas pacientes, a suplementação com micronutrientes e a supressão de determinados tipos de alimentos podem ajudar a atenuar as dores de cabeça, e até mesmo suprimi-las.

 

 

O segredo está na alimentação

 

Preste bastante atenção na ingestão dos laticínios!  Não recomendo dieta a base de leite e alguns dos seus derivados.

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Muitas mulheres são extremamente sensíveis e estes alimentos podem ser o  desencadeador das enxaquecas. Queijos processados, iogurtes industrializados, bebidas lácteas adoçadas, pode parecer bobagem, mas não é.

Outro vilão é o glúten presente no trigo e outros alimentos. Praticamente todos os produtos à base de farinha de trigo, isso inclui pães, bolos, massas, wraps, absolutamente tudo que contém farinha de trigo, contém glúten.

O glúten pode ser a causa das enxaquecas, assim como amendoim e excesso de acúcar também podem ser os responsáveis pelo desencadeamento das dores de cabeça.

Esse assunto sobre os problemas que o glúten pode causar ao organismo é tão importante que produzi um livro digital exclusivo sobre isso e sobre os tipos de incompatibilidade com a substância!

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Eu costumo recomendar aos pacientes que sofrem de enxaquecas recorrentes que experimentem ficar sem ingerir lacticínios e alimentos que contenham glúten por pelo menos um mês para observar como se sentem em relação às dores.

Outro fator a ser considerado é o excesso de industrializados e compostos químicos a que somos submetidos na alimentação moderna.

Podem ser os desencadeadores  de enxaquecas:

  • aspartame
  • glutamato monossódico
  • corantes
  • conservantes (geralmente empregados em embutidos podem ser nocivos a saúde e se manifestarem em vários sintomas)

 

Deficiências

A falta das vitaminas do complexo B também pode desencadear dores de cabeça. 

  • B1 (tiamina)
  • B2 (riboflavina)
  • B3 (niacina)
  • B5 (ácido pantotênico)
  • B6 (piridoxina)
  • B7 (biotina)
  • B9 (ácido fólico)
  • B12 (cianocobalamina)

As vitaminas do complexo B são extremamente importantes, estão presentes em alimentos como peixes, espinafre, fígado, castanhas, abacate e vegetais verdes, como couve.

Outra deficiência que pode causar enxaquecas é a de Magnésio. O Magnésio é um mineral essencial para muitos processos do corpo humano e podem ser encontrados na couve, espinafre, figo seco, amêndoas, feijão preto, castanha de caju, coentro, alcachofra, sementes de abóbora.

 

 

Outros fatores importantes

O desequilíbrio hormonal também pode ser o grande causador das enxaquecas, principalmente perto do período menstrual. Estresse, falta de sono reparador, álcool, tabaco, açúcar e sedentarismo podem contribuir para as dores.

Sabemos que o estilo de vida, equilíbrio hormonal, exercícios físicos, sono reparador podem influenciar no surgimento e na intensidade das enxaquecas pois participam diretamente do equilíbrio das substancias químicas do corpo que agem diretamente no cérebro, como a melatonina, serotonina, dopamina e ainda hormônios importantes como estradiol, cortisol, hormônio do crescimento e progesterona.

Cada um desses componentes químicos pode exercer influência na incidência e na intensidade das dores de cabeça.

 

O corpo é um todo, e cefaleia não é a uma doença em si, porém é um sintoma de que algo não está bem no organismo. Se você sofre de dor de cabeça, comece revendo seus  hábitos diários e fazendo testes com a alimentação, a qual pode conter toxicidades que estão causando as indesejáveis enxaquecas.

 

Victor Sorrentino

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Todos sabem que não há vida sem água e que devemos tomar água diariamente para nos mantermos hidratados. Mas se é uma substância tão importante, não deveríamos saber mais sobre como escolher a água que vamos beber? O assunto é de suma importância para a saúde das pessoas, mas a falta de conhecimento faz com que praticamente a totalidade da população mundial passe ao largo de todos os benefícios que uma água de boa qualidade pode proporcionar, pois não há orientação na hora de escolher esta substância vital. As pessoas ficam à mercê das informações publicitárias das empresas que se favorecem da venda de água e que, muitas vezes, não têm o compromisso com a saúde do consumidor, mas sim com o lucro do seu produto.

A água é o mais abundante constituinte do corpo humano. Um indivíduo de 70 kg, por exemplo, tem aproximadamente 42 litros de água no corpo. Somos, sim, “aquários ambulantes”, e desta foma é possível imaginar que nossas células sejam os peixes desse aquário. Caso o peixe esteja doente e a água estiver inadequada, não adianta tratar só o peixe e colocá-lo na mesma água: deveríamos trocar a água ou tratá-la.

Entretanto, a medicina só pensa nos solutos, raramente nos solventes. Para se ter ideia das proporções deste elemento, sabe-se que o corpo de um recém-nascido é constituído de mais de 80% de água, o corpo de um adulto não desidratado é constituído por 69% de água e o corpo de um idoso é constituído de pouco mais de 50% de água. Ela constitui 85% do cérebro, 92% do sangre e 87% do fígado.

É fundamental o conhecimento das propriedades da água, para que se possa aproveitar os benefícios que este elemento pode oferecer. E é realmente fundamental que haja um esforço no sentido de informar a população sobre este elemento essencial à vida e que pode ter ação medicinal diariamente!

O ser humano foi criado para estar em movimento. Nossa estrutura biológica conta com um sistema muito bem organizado para possibilitar-nos mobilidade. Se pensarmos bem, o homem foi inserido em um mundo onde para tudo era necessário o movimento. Alimentos vinham essencialmente da caça e de vegetais, a locomoção dependia exclusivamente das pernas. Ou seja: sedentarismo era algo que simplesmente não tinha como existir.

Com o passar dos anos e a evolução, muitas facilidades foram criadas a fim de dar conforto e bem-estar às pessoas. Entretanto, chegamos a um ponto crítico na história da humanidade, onde em grande parte dos países desenvolvidos o sedentarismo transcende o movimento, e o resultado deste mudança tem sido desastroso e extremamente deletério à saúde humana.

Infelizmente, grande parte das pessoas não se dá conta de que está indo absolutamente contra a natureza de nossa espécie ao passar a maior parte do tempo sentada e esquecendo de compensar essa deficiência de atividades com alguma forma de exercício. A queixa é praticamente sempre a mesma: falta de tempo… Por outro lado, é sabido também que esta “desculpa” tem um caráter de praticidade, ou seja, é mais simples usar este argumento do que buscar organizer-se para dar prioridade à saúde.

A prática de atividade física moderada é uma das principais formas de prevenção de doenças atreladas ao envelhecimento, e aqui não estamos falando nem sobre a necessidade de sermos atletas, mas sim de simplesmente buscarmos manter uma rotina semanal de exercícios. Você já sabe que cerca de 85% de sua saúde dependem exclusivamente de seus hábitos de vida, restando pouco para culparmos a genética. Então, é importante saber que este “medicamento natural” e que depende só de você está associado à preservação de Alzheimer, doenças cardiovasculares e degenerativas, diabetes, hipertensão, obesidade e inclusive o câncer.

O estresse já foi mencionado diversas vezes como o mal do nosso século. Viver sem estresse em um mundo estressante é algo praticamente inalcançável. Na realidade nosso corpo não foi feito para viver sem agentes estressores, tal como um carro não é produzido sem um sistema preparado para resistir a situações de imperfeição das rodovias, por exemplo. Nossa máquina (nosso corpo) tem um sistema “quase” perfeito, no entanto primitivo. Lendo este artigo você vai compreender o motivo pelo qual nosso sistema de estresse ainda parece estar atrasado no tempo.

A fisiologia humana e munida de um sistema que tem como função principal preservar a nossa vida. Isto é prioridade, ou seja, todas as vezes em que seu corpo entender que você está em perigo, uma reação intensa, que envolve a produção e a liberação de uma série de substâncias, terá um fim primário: a preservação da vida. Mas o que é uma situação de perigo, de vida ou morte?

Nossa capacidade evolutiva de adaptação infelizmente gera uma confusão na interpretação dos fatos, e as reações a estas situações acabam sendo inevitavelmente as mesmas de um perigo “real”, com menor ou maior intensidade, mas moduladas pelo que definimos como estresse.

O estresse está baseado, entre outros, na ativação do sistema hormonal hipófise-hipotálamo (duas glândulas que se situam dentro do cérebro), com a secreção do hormônio adrenocorticotrófico que ativa a glândula suprarrenal (também chamada de Adrenal), desencadeando uma secreção de hormônios glicocorticoides, como Cortisol. O Cortisol aumenta a quebra de proteínas nos músculos, ossos e nos tecidos linfáticos, além de inibir a síntese proteica. Isso faz com que aumente o nível de aminoácidos no sangue, que são utilizados pelo fígado para produção de glicose, aumentando também o nível de açúcar no sangue.

Toda vez que o Cortisol é aumentado, o seu corpo se prepara para uma guerra, para uma fuga, para uma situação de vida ou morte, independente de isso estar acontecendo realmente ou não.

Muitas pessoas passam a usar e abusar dos remédios para conter ansiedade, para ficar mais felizes, para dormir, e aí se segue uma sequência de drogas que viciam e infelizmente se tornaram commodities nas vidas das pessoas. Em outras palavras, a ignorância acerca dessa condição moderna e a busca pela facilidade de resolver um problema, desfocando-se dele e criando outro, está criando uma geração de dependentes químicos, por mais dura e triste que seja esta realidade.

As alterações de níveis de Cortisol provocam também sintomas comportamentais, como comer em excesso, perda de apetite, exagerado usado de bebidas alcoólicas, tabagismo, drogadição e mecanismos de enfrentamento negativas.

A expectativa de vida média alcança 75 anos no Brasil e já está em 85 anos nos países desenvolvidos. Observando a evolução da humanidade e o aumento deste índice, fica fácil e absolutamente racional chegar à conclusão de que nossos filhos viverão uma época em que o normal será ultrapassar os 100 anos. Mas com que qualidade de vida, se hoje o brasileiro, por exemplo, passa 1/5 de sua vida incapacitado? Imagine viver os últimos 20 anos de nossas vidas no futuro, sem capacidade de lembrar o nome das pessoas, sem poder viajar, passear, trabalhar, em síntese, apenas sobrevivendo?

A terapia hormonal é uma escolha de cada paciente e pode conferir qualidade de vida a homens e mulheres para alcançar uma longevidade mais saudável. Mas não basta somente a terapia para envelhecer com saúde, fatores externos como dieta alimentar balanceada, exercícios físicos e outras escolhas de estilo de vida, também são importantes. É preciso que a pessoa incorpore uma rotina regular de exercícios físicos e adote um regime nutricional equilibrado e bem orientado.
Pois é, a escolha está em suas mãos. Pesquisar, ir atrás da verdade e ter a oportunidade de viver com saúde, de não ser manipulado e ver as verdades serem escondidas, tudo depende única e exclusivamente de cada um. Independente disto, se eu conseguir mudar a vida de uma só pessoa, já estarei feliz e sentirei que fiz a minha parte.

Existem três grandes grupos de alimentos na natureza à nossa disposição. Eles são chamados de Macronutrientes: Proteínas, Gorduras e Carboidratos. Cada um tem propriedades individuais e serve para diferentes funções bioquímicas em nossos corpos, portanto, os três grupos são fundamentais, cada qual com sua particularidade.

As proteínas são formadas pela combinação entre aminoácidos, sendo que a diferença entre elas está em sua composição. Dependendo de quantos e quais aminoácidos constituem uma ou outra proteína, elas acabam servindo mais esta ou aquela função em nosso corpo. Existem as proteínas animais, que são indiscutivelmente mais completas, e as vegetais, que infelizmente sempre deixam a desejar no quesito Aminoácidos Essenciais. E as proteínas, servem pra que? Ora, para sua pele, seus olhos, ossos, coração, músculos, cabelos, ou seja, proteínas são construtoras! São os tijolos de sua casa, são a estrutura palpável de seu corpo. Até base de formação de hormônios elas são!

Algumas gorduras também são classificados como Essenciais, e são bem conhecidas de todos vocês: Ômega-3 e Ômega-6. Quero dizer, com isso que não há vida sem esses dois elementos. É importante que saibamos que as gorduras podem gerar energia, aumentar a imunidade, melhorar a capacidade cardíaca, aumentar a nossa inteligência e ser utilizadas como substrato de formação dos hormônios esteroidais.

Carboidratos na realidade são os vegetais! Verduras, saladas, leguminosas e frutas são os carboidratos “originais”, digamos assim. Pães de todos os tipos, salgadinhos, tortas, doces e tudo mais corromperam nossas inteligências e se tornaram carboidratos de escolha. Grande erro, pois à medida que aumentamos a oferta e a facilidade com que ingerimos carboidratos, estes unicamente se depositarão como reserva em forma de gordura!

Proteínas têm como função servir para uma série de coisas em seu corpo, até mesmo para gerar energia na falta de carboidratos. Se você se passar um pouco na ingestão de gorduras (de boa qualidade), poderá até utilizá-las para outras funções em seu corpo e, novamente, na falta de carboidratos, ela servirá preferencialmente para gerar energia. Mas se você se passar na quantidade e na qualidade dos carboidratos, nada será utilizado para gerar energia! Saiba que todo o excedente será armazenado em forma de gordura no corpo. Isso mesmo, aquela gordura abdominal, nas coxas, nos flancos, na papada etc. E entenda que optar pelos carboidratos corretos, como os vegetais, é uma forma absolutamente inteligente de agir. É por isso que a velha história de contar calorias é completamente absurda. Cada macronutriente tem uma função e suas calorias não podem ser comparadas entre si.