Equilíbrio hormonal: uma visão do futuro que já é realidade hoje.

Equilíbrio hormonal: uma visão do futuro que já é realidade hoje.

A medicina do futuro certamente é preventiva.

Como afirma Dr. Paul Ling Tai, grande nome da medicina antienvelhecimento, devemos começar nossa reposição e controle hormonal o quanto antes, assim que notarmos que o corpo está iniciando a redução de seus processos físicos, químicos e biológicos.

Parece que cada vez mais vamos conviver com jovens preocupados com a reposição hormonal, o que é um alívio para o corpo e a medicina.

Quando já estamos em processo avançado de redução hormonal, a reposição e os efeitos positivos são mais baixos. Portanto, é importante que as novas gerações estejam cada vez mais próximas desse tema.

A busca pelo equilíbrio hormonal

Nossos hormônios são responsáveis pelo controle do humor, sistema digestivo, libido, metabolismo, saúde da pele e muitas outras funções.

Produzidos de maneira desequilibrada, os hormônios fazem o corpo demonstrar muitos sintomas como cansaço, baixo astral, insônia, queda de libido e outros.

Reduções drásticas de hormônios, ocorridas no envelhecimento, não tornam o corpo ambiente favorável para a reposição de hormônios naturais bioidênticos.

Isso acontece por razão do corpo já ter sofrido repercussões metabólicas maléficas para o organismo.

Por esse motivo, é essencial que a reposição antienvelhecimento inicie com antecedência em relação às reduções do envelhecimento.

Desequilíbrios ambientais

Além dos fatores do organismo, provavelmente o meio ambiente também irá nos desfavorecer cada vez mais.

Podemos ter como exemplos de fatores desfavoráveis a poluição, o envenenamento dos alimentos por conta dos agrotóxicos, a economia que cresce e, finalmente, os avanços tecnológicos.

Os fatores ambientais cada vez mais aumentarão os níveis de estresse e pressão sanguínea. Parece que temos muitos prazos, rotinas estressantes, falta de qualidade de vida e alimentação inadequada.

Tensão e ansiedade já estão habituados em nosso mundo e contribuem também para nos afastar de uma vida equilibrada e saudável.

Alimentação como suporte

Os nutrientes encontrados nos alimentos são grandes responsáveis pela produção, manutenção e estabilidade hormonal.

Observar os alimentos que você consome é importante e pode refletir no funcionamento de diversas áreas do corpo, como por exemplo, nossos sistemas reprodutivos.

Proteínas

Opte por grãos e brotos germinados, quinoa, lentilha e sementes. Se você consome proteínas animais, busque de preferência carnes de animais livres, sem hormônios e antibióticos profiláticos. Peixes, sobretudo aqueles que foram pescados artesanalmente.

Gorduras

Não podemos deixar de comer gorduras, pois elas são essenciais para o funcionamento do corpo, cérebro e também manutenção dos hormônios naturais.

O fato é que é preciso buscar, especialmente, gorduras “boas”, como óleo de coco, abacate, manteiga ghee e gemas de ovos. Frutas secas ou sementes, puras ou em óleos, também são uma boa opção. Consuma nozes, castanhas, azeitonas, azeite de oliva ou óleo de linhaça.

Vegetais

Opte pelos verdes como aspargos, brócolis e espinafre. Alimentos coloridos como os pimentões, repolho e cebola roxa, tomates e cenouras também são indicados. Além disso, alimentos ricos em amido também são importantes, como batata-doce, abóboras, beterraba e mandioca.

Importante destacar que, obviamente, é necessário optar pelos alimentos orgânicos e livres de agrotóxicos.

Uma alimentação balanceada e correta somada à reposição de hormônios naturais é a chave para manter-se equilibrado e com certeza auxilia no prolongamento da vida ativa.

Descontrole hormonal pode gerar descontroles na vida

Anormalidades hormonais somadas aos problemas sociais e ambientais intensificam as necessidades incontroláveis do corpo.

Isso se aplica ao açúcar, deficiências no metabolismo como hipertireoidismo e, finalmente, escassez de DHEA (hormônio produzido pelas glândulas adrenais do corpo responsável pelos hormônios sexuais testosterona e estrogênio).

Além disso, é evidente o aumento de peso, doenças cardiovasculares e aumento da fadiga.

 

É imprescindível conhecermos o funcionamento do corpo!

Perceber como o corpo se desenvolve após a fase adulta e sobretudo observar as transformações que ocorrem é essencial, tanto quanto não postergar a reposição hormonal quando necessária.

Hormônios naturais não geram aumento de peso ou doenças cardíacas.

Como bem afirma Dr. Paul Ling Tai,

“Estes efeitos colaterais da reposição hormonal aplicam-se na sua grande maioria aos hormônios sintéticos apenas que você compra nas farmácias. Por outro lado, não há evidências pesquisadas ligando hormônios bioidênticos a doenças.”

Nitidamente qualquer excesso e descontrole poderá fazer mal, seja de hormônios ou qualquer substância.

A regra é sempre o equilíbrio e cuidado com o próprio corpo.

Busque ler mais sobre longevidade, pois há muito material disponível na internet. Se você quiser, pode começar pelo meu curso Segredos para uma vida longa.

Não consuma medicamentos e hormônios sem acompanhamento ou indicação, mantenha uma rotina saudável e aproveite como consequência uma vida mais ativa e prolongada!

Estou à disposição,

Dr. Victor Sorrentino

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Todos sabem que não há vida sem água e que devemos tomar água diariamente para nos mantermos hidratados. Mas se é uma substância tão importante, não deveríamos saber mais sobre como escolher a água que vamos beber? O assunto é de suma importância para a saúde das pessoas, mas a falta de conhecimento faz com que praticamente a totalidade da população mundial passe ao largo de todos os benefícios que uma água de boa qualidade pode proporcionar, pois não há orientação na hora de escolher esta substância vital. As pessoas ficam à mercê das informações publicitárias das empresas que se favorecem da venda de água e que, muitas vezes, não têm o compromisso com a saúde do consumidor, mas sim com o lucro do seu produto.

A água é o mais abundante constituinte do corpo humano. Um indivíduo de 70 kg, por exemplo, tem aproximadamente 42 litros de água no corpo. Somos, sim, “aquários ambulantes”, e desta foma é possível imaginar que nossas células sejam os peixes desse aquário. Caso o peixe esteja doente e a água estiver inadequada, não adianta tratar só o peixe e colocá-lo na mesma água: deveríamos trocar a água ou tratá-la.

Entretanto, a medicina só pensa nos solutos, raramente nos solventes. Para se ter ideia das proporções deste elemento, sabe-se que o corpo de um recém-nascido é constituído de mais de 80% de água, o corpo de um adulto não desidratado é constituído por 69% de água e o corpo de um idoso é constituído de pouco mais de 50% de água. Ela constitui 85% do cérebro, 92% do sangre e 87% do fígado.

É fundamental o conhecimento das propriedades da água, para que se possa aproveitar os benefícios que este elemento pode oferecer. E é realmente fundamental que haja um esforço no sentido de informar a população sobre este elemento essencial à vida e que pode ter ação medicinal diariamente!

O ser humano foi criado para estar em movimento. Nossa estrutura biológica conta com um sistema muito bem organizado para possibilitar-nos mobilidade. Se pensarmos bem, o homem foi inserido em um mundo onde para tudo era necessário o movimento. Alimentos vinham essencialmente da caça e de vegetais, a locomoção dependia exclusivamente das pernas. Ou seja: sedentarismo era algo que simplesmente não tinha como existir.

Com o passar dos anos e a evolução, muitas facilidades foram criadas a fim de dar conforto e bem-estar às pessoas. Entretanto, chegamos a um ponto crítico na história da humanidade, onde em grande parte dos países desenvolvidos o sedentarismo transcende o movimento, e o resultado deste mudança tem sido desastroso e extremamente deletério à saúde humana.

Infelizmente, grande parte das pessoas não se dá conta de que está indo absolutamente contra a natureza de nossa espécie ao passar a maior parte do tempo sentada e esquecendo de compensar essa deficiência de atividades com alguma forma de exercício. A queixa é praticamente sempre a mesma: falta de tempo… Por outro lado, é sabido também que esta “desculpa” tem um caráter de praticidade, ou seja, é mais simples usar este argumento do que buscar organizer-se para dar prioridade à saúde.

A prática de atividade física moderada é uma das principais formas de prevenção de doenças atreladas ao envelhecimento, e aqui não estamos falando nem sobre a necessidade de sermos atletas, mas sim de simplesmente buscarmos manter uma rotina semanal de exercícios. Você já sabe que cerca de 85% de sua saúde dependem exclusivamente de seus hábitos de vida, restando pouco para culparmos a genética. Então, é importante saber que este “medicamento natural” e que depende só de você está associado à preservação de Alzheimer, doenças cardiovasculares e degenerativas, diabetes, hipertensão, obesidade e inclusive o câncer.

O estresse já foi mencionado diversas vezes como o mal do nosso século. Viver sem estresse em um mundo estressante é algo praticamente inalcançável. Na realidade nosso corpo não foi feito para viver sem agentes estressores, tal como um carro não é produzido sem um sistema preparado para resistir a situações de imperfeição das rodovias, por exemplo. Nossa máquina (nosso corpo) tem um sistema “quase” perfeito, no entanto primitivo. Lendo este artigo você vai compreender o motivo pelo qual nosso sistema de estresse ainda parece estar atrasado no tempo.

A fisiologia humana e munida de um sistema que tem como função principal preservar a nossa vida. Isto é prioridade, ou seja, todas as vezes em que seu corpo entender que você está em perigo, uma reação intensa, que envolve a produção e a liberação de uma série de substâncias, terá um fim primário: a preservação da vida. Mas o que é uma situação de perigo, de vida ou morte?

Nossa capacidade evolutiva de adaptação infelizmente gera uma confusão na interpretação dos fatos, e as reações a estas situações acabam sendo inevitavelmente as mesmas de um perigo “real”, com menor ou maior intensidade, mas moduladas pelo que definimos como estresse.

O estresse está baseado, entre outros, na ativação do sistema hormonal hipófise-hipotálamo (duas glândulas que se situam dentro do cérebro), com a secreção do hormônio adrenocorticotrófico que ativa a glândula suprarrenal (também chamada de Adrenal), desencadeando uma secreção de hormônios glicocorticoides, como Cortisol. O Cortisol aumenta a quebra de proteínas nos músculos, ossos e nos tecidos linfáticos, além de inibir a síntese proteica. Isso faz com que aumente o nível de aminoácidos no sangue, que são utilizados pelo fígado para produção de glicose, aumentando também o nível de açúcar no sangue.

Toda vez que o Cortisol é aumentado, o seu corpo se prepara para uma guerra, para uma fuga, para uma situação de vida ou morte, independente de isso estar acontecendo realmente ou não.

Muitas pessoas passam a usar e abusar dos remédios para conter ansiedade, para ficar mais felizes, para dormir, e aí se segue uma sequência de drogas que viciam e infelizmente se tornaram commodities nas vidas das pessoas. Em outras palavras, a ignorância acerca dessa condição moderna e a busca pela facilidade de resolver um problema, desfocando-se dele e criando outro, está criando uma geração de dependentes químicos, por mais dura e triste que seja esta realidade.

As alterações de níveis de Cortisol provocam também sintomas comportamentais, como comer em excesso, perda de apetite, exagerado usado de bebidas alcoólicas, tabagismo, drogadição e mecanismos de enfrentamento negativas.

A expectativa de vida média alcança 75 anos no Brasil e já está em 85 anos nos países desenvolvidos. Observando a evolução da humanidade e o aumento deste índice, fica fácil e absolutamente racional chegar à conclusão de que nossos filhos viverão uma época em que o normal será ultrapassar os 100 anos. Mas com que qualidade de vida, se hoje o brasileiro, por exemplo, passa 1/5 de sua vida incapacitado? Imagine viver os últimos 20 anos de nossas vidas no futuro, sem capacidade de lembrar o nome das pessoas, sem poder viajar, passear, trabalhar, em síntese, apenas sobrevivendo?

A terapia hormonal é uma escolha de cada paciente e pode conferir qualidade de vida a homens e mulheres para alcançar uma longevidade mais saudável. Mas não basta somente a terapia para envelhecer com saúde, fatores externos como dieta alimentar balanceada, exercícios físicos e outras escolhas de estilo de vida, também são importantes. É preciso que a pessoa incorpore uma rotina regular de exercícios físicos e adote um regime nutricional equilibrado e bem orientado.
Pois é, a escolha está em suas mãos. Pesquisar, ir atrás da verdade e ter a oportunidade de viver com saúde, de não ser manipulado e ver as verdades serem escondidas, tudo depende única e exclusivamente de cada um. Independente disto, se eu conseguir mudar a vida de uma só pessoa, já estarei feliz e sentirei que fiz a minha parte.

Existem três grandes grupos de alimentos na natureza à nossa disposição. Eles são chamados de Macronutrientes: Proteínas, Gorduras e Carboidratos. Cada um tem propriedades individuais e serve para diferentes funções bioquímicas em nossos corpos, portanto, os três grupos são fundamentais, cada qual com sua particularidade.

As proteínas são formadas pela combinação entre aminoácidos, sendo que a diferença entre elas está em sua composição. Dependendo de quantos e quais aminoácidos constituem uma ou outra proteína, elas acabam servindo mais esta ou aquela função em nosso corpo. Existem as proteínas animais, que são indiscutivelmente mais completas, e as vegetais, que infelizmente sempre deixam a desejar no quesito Aminoácidos Essenciais. E as proteínas, servem pra que? Ora, para sua pele, seus olhos, ossos, coração, músculos, cabelos, ou seja, proteínas são construtoras! São os tijolos de sua casa, são a estrutura palpável de seu corpo. Até base de formação de hormônios elas são!

Algumas gorduras também são classificados como Essenciais, e são bem conhecidas de todos vocês: Ômega-3 e Ômega-6. Quero dizer, com isso que não há vida sem esses dois elementos. É importante que saibamos que as gorduras podem gerar energia, aumentar a imunidade, melhorar a capacidade cardíaca, aumentar a nossa inteligência e ser utilizadas como substrato de formação dos hormônios esteroidais.

Carboidratos na realidade são os vegetais! Verduras, saladas, leguminosas e frutas são os carboidratos “originais”, digamos assim. Pães de todos os tipos, salgadinhos, tortas, doces e tudo mais corromperam nossas inteligências e se tornaram carboidratos de escolha. Grande erro, pois à medida que aumentamos a oferta e a facilidade com que ingerimos carboidratos, estes unicamente se depositarão como reserva em forma de gordura!

Proteínas têm como função servir para uma série de coisas em seu corpo, até mesmo para gerar energia na falta de carboidratos. Se você se passar um pouco na ingestão de gorduras (de boa qualidade), poderá até utilizá-las para outras funções em seu corpo e, novamente, na falta de carboidratos, ela servirá preferencialmente para gerar energia. Mas se você se passar na quantidade e na qualidade dos carboidratos, nada será utilizado para gerar energia! Saiba que todo o excedente será armazenado em forma de gordura no corpo. Isso mesmo, aquela gordura abdominal, nas coxas, nos flancos, na papada etc. E entenda que optar pelos carboidratos corretos, como os vegetais, é uma forma absolutamente inteligente de agir. É por isso que a velha história de contar calorias é completamente absurda. Cada macronutriente tem uma função e suas calorias não podem ser comparadas entre si.