Especial Outubro Rosa
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Especial Outubro Rosa

O Outubro Rosa chegou! Outubro é o mês destinado às ações voltadas a consciência e prevenção do câncer de mama. Este é um artigo especial para falar sobre como podemos prevenir de verdade o câncer de mama.

 

O Câncer de mama

É o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no mundo. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) mostram que em 2013 o câncer de mama fez 14.388 vítimas no Brasil. Destas, 181 homens e 14.206 mulheres. Conforme o Instituto cerca de 28% novos casos são registrados por ano.

O câncer de mama, raramente atinge os homens sendo um total de 1%. Em 2016, foram registrados pelo Inca 57.960 casos de câncer de mama, o que é uma estatística extremamente preocupante.

Os estudos demonstram que a incidência cresce de maneira exponencial a partir dos 50 anos. É considerado raro em pessoas com menos de 35 anos de idade. Há vários tipos de câncer de mama, alguns evoluem de forma rápida outros mais lentamente.

 

A dificuldade de prevenir efetivamente

A prevenção do câncer de mama não é totalmente possível em função da multiplicidade de fatores relacionados ao surgimento da doença. Também pelo fato de vários destes fatores não serem modificáveis.

De modo geral, a prevenção baseia-se no controle dos fatores de risco. Mas afinal o que deve ser feito para evitar o câncer de mama? Quais as prevenções indicadas para as mulheres?!

 

O que fazer para prevenir o câncer de mama

Diversos estudos científicos indicam que 70% a 90% dos casos de câncer, não somente os de mama têm relação com os hábitos de vida da população.

Infelizmente, a prevenção total não é possível pois são muitos os fatores relacionados ao surgimento do câncer de mama. O que proponho aqui são medidas que podem ajudar a prevenir, mas nada pode garantir 100% que uma pessoa não desenvolva a doença.

A prevenção eficaz de verdade é aquela feita através dos hábitos de vida, e também é a mais indicada neste caso.

Estima-se que por meio da alimentação, nutrição e atividade física é possível reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver câncer de mama.

Outros bons hábitos também ajudam, como o controle do peso, da obesidade, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e o tabagismo. Estas são consideradas recomendações básicas para a prevenção do câncer de mama.

Amamentação é outro fator considerado protetor. Acredita-se que esta proteção está relacionada ao fato da redução dos ciclos menstruais da mulher, visto que enquanto ela amamenta, não menstrua.

Outro aliado é a terapia de reposição hormonal (TRH), que deve ser feita sob rigoroso controle médico e pelo mínimo de tempo, quando estritamente indicada.

Fica evidente que a prevenção vai um pouco mais além do que apenas fazer os exames de rotina. Não basta apenas as mulheres realizarem o autoexame, visto que ele serve com um detector precoce, pois isto seria já um diagnóstico.

O ideal é que a prevenção comece cedo, com hábitos de vida saudáveis, assim, no futuro existem chances menores de enfrentar diagnósticos de câncer.

Existem alguns atos preventivos que são extremamente indicados para ajudar a prevenir o câncer de mama, entre eles destaco os seguintes.

 

Vitamina D3

Um excelente fator de proteção e prevenção do câncer de mama, do mesmo modo também faz parte do tratamento do câncer de mama. A vitamina D3 pode ser encontrada em ostras, ovos, óleo de fígado de bacalhau, suco de laranja, atum, sardinha, bife de fígado, entre outros. A exposição solar diária de 15 a 20 minutos sem protetor solar é indicada para sintetizar a vitamina no corpo.

 

Indol 3 carbinol

É considerado um antioxidante potente e fundamental. Possui a capacidade de agir diretamente no processo de transformação dos diferentes tipos de estrogênios. Atua não somente na proteção do câncer de mama, mas também em todos os tumores estrogênio dependentes.

Você encontra o Indol 3 Carbinol em alimentos como nabo, couve-flor, couve, couve de Bruxelas, brócolis e repolho. Inclusive estudos já demonstraram que o Indol 3 Carbinol se mostrou mais efetivo do que uma medicação extremamente utilizada no pós-câncer.

 

Parabenos e Xenoestrógenos

Considerados os vilões, essas substâncias são absorvidas pelo corpo e se comportam como estruturas similares aos estrogênios dentro do corpo. Este processo acaba levando a um desequilíbrio que pode causar doenças como o câncer.

Essas substâncias estão presentes em inúmeros utensílios que fazem parte do nosso cotidiano. Tome cuidado com antitranspirantes e protetores solares comercias. Indico sempre manipular estes produtos.

Cuidado também ao ingerir bebidas quentes em copos e garrafas plásticas, pois esse hábito pode colocar em contato com estes elementos.

 

Iodo

O iodo é um mineral essencial à saúde. A deficiência de iodo causa desordens estruturais da mama que podem vir a causar um processo tumoral. Caso seja identificada a necessidade, faça uma suplementação de iodo. Em geral muitas pessoas sofrem de uma escassez bem expressiva desse mineral e poucas sabem disso.

 

Modulação hormonal bioidêntica

Estudos científicos já comprovaram que hormônios bioidênticos são efetivos na melhoria da qualidade de vida, longevidade e ainda previnem o câncer.

Para mais informações sobre como prevenir o câncer de mama, leia também O Câncer de Mama e a Prevenção.

 

Mude seu estilo de vida

Meu objetivo aqui foi mostrar que realizar os exames não é a única uma forma de prevenção. Simplesmente pois os exames são uma maneira precoce de detecção da doença. A prevenção efetiva do câncer advém dos nossos hábitos de vida, e essa prevenção depende de cada um.

É hora de repensar, você está se prevenindo verdadeiramente? Repense o seu estilo de vida e contribua para evitar o diagnóstico de doenças como o câncer.

Você mesma pode buscar a prevenção diariamente, mudando seus hábitos e seu estilo de vida.

Quer mudar seu estilo de vida e apostar em uma rotina mais saudável? Clique aqui para ler minhas dicas no artigo 22 Dicas Práticas para Melhorar a sua Qualidade de Vida.

 

 Victor Sorrentino

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Todos sabem que não há vida sem água e que devemos tomar água diariamente para nos mantermos hidratados. Mas se é uma substância tão importante, não deveríamos saber mais sobre como escolher a água que vamos beber? O assunto é de suma importância para a saúde das pessoas, mas a falta de conhecimento faz com que praticamente a totalidade da população mundial passe ao largo de todos os benefícios que uma água de boa qualidade pode proporcionar, pois não há orientação na hora de escolher esta substância vital. As pessoas ficam à mercê das informações publicitárias das empresas que se favorecem da venda de água e que, muitas vezes, não têm o compromisso com a saúde do consumidor, mas sim com o lucro do seu produto.

A água é o mais abundante constituinte do corpo humano. Um indivíduo de 70 kg, por exemplo, tem aproximadamente 42 litros de água no corpo. Somos, sim, “aquários ambulantes”, e desta foma é possível imaginar que nossas células sejam os peixes desse aquário. Caso o peixe esteja doente e a água estiver inadequada, não adianta tratar só o peixe e colocá-lo na mesma água: deveríamos trocar a água ou tratá-la.

Entretanto, a medicina só pensa nos solutos, raramente nos solventes. Para se ter ideia das proporções deste elemento, sabe-se que o corpo de um recém-nascido é constituído de mais de 80% de água, o corpo de um adulto não desidratado é constituído por 69% de água e o corpo de um idoso é constituído de pouco mais de 50% de água. Ela constitui 85% do cérebro, 92% do sangre e 87% do fígado.

É fundamental o conhecimento das propriedades da água, para que se possa aproveitar os benefícios que este elemento pode oferecer. E é realmente fundamental que haja um esforço no sentido de informar a população sobre este elemento essencial à vida e que pode ter ação medicinal diariamente!

O ser humano foi criado para estar em movimento. Nossa estrutura biológica conta com um sistema muito bem organizado para possibilitar-nos mobilidade. Se pensarmos bem, o homem foi inserido em um mundo onde para tudo era necessário o movimento. Alimentos vinham essencialmente da caça e de vegetais, a locomoção dependia exclusivamente das pernas. Ou seja: sedentarismo era algo que simplesmente não tinha como existir.

Com o passar dos anos e a evolução, muitas facilidades foram criadas a fim de dar conforto e bem-estar às pessoas. Entretanto, chegamos a um ponto crítico na história da humanidade, onde em grande parte dos países desenvolvidos o sedentarismo transcende o movimento, e o resultado deste mudança tem sido desastroso e extremamente deletério à saúde humana.

Infelizmente, grande parte das pessoas não se dá conta de que está indo absolutamente contra a natureza de nossa espécie ao passar a maior parte do tempo sentada e esquecendo de compensar essa deficiência de atividades com alguma forma de exercício. A queixa é praticamente sempre a mesma: falta de tempo… Por outro lado, é sabido também que esta “desculpa” tem um caráter de praticidade, ou seja, é mais simples usar este argumento do que buscar organizer-se para dar prioridade à saúde.

A prática de atividade física moderada é uma das principais formas de prevenção de doenças atreladas ao envelhecimento, e aqui não estamos falando nem sobre a necessidade de sermos atletas, mas sim de simplesmente buscarmos manter uma rotina semanal de exercícios. Você já sabe que cerca de 85% de sua saúde dependem exclusivamente de seus hábitos de vida, restando pouco para culparmos a genética. Então, é importante saber que este “medicamento natural” e que depende só de você está associado à preservação de Alzheimer, doenças cardiovasculares e degenerativas, diabetes, hipertensão, obesidade e inclusive o câncer.

O estresse já foi mencionado diversas vezes como o mal do nosso século. Viver sem estresse em um mundo estressante é algo praticamente inalcançável. Na realidade nosso corpo não foi feito para viver sem agentes estressores, tal como um carro não é produzido sem um sistema preparado para resistir a situações de imperfeição das rodovias, por exemplo. Nossa máquina (nosso corpo) tem um sistema “quase” perfeito, no entanto primitivo. Lendo este artigo você vai compreender o motivo pelo qual nosso sistema de estresse ainda parece estar atrasado no tempo.

A fisiologia humana e munida de um sistema que tem como função principal preservar a nossa vida. Isto é prioridade, ou seja, todas as vezes em que seu corpo entender que você está em perigo, uma reação intensa, que envolve a produção e a liberação de uma série de substâncias, terá um fim primário: a preservação da vida. Mas o que é uma situação de perigo, de vida ou morte?

Nossa capacidade evolutiva de adaptação infelizmente gera uma confusão na interpretação dos fatos, e as reações a estas situações acabam sendo inevitavelmente as mesmas de um perigo “real”, com menor ou maior intensidade, mas moduladas pelo que definimos como estresse.

O estresse está baseado, entre outros, na ativação do sistema hormonal hipófise-hipotálamo (duas glândulas que se situam dentro do cérebro), com a secreção do hormônio adrenocorticotrófico que ativa a glândula suprarrenal (também chamada de Adrenal), desencadeando uma secreção de hormônios glicocorticoides, como Cortisol. O Cortisol aumenta a quebra de proteínas nos músculos, ossos e nos tecidos linfáticos, além de inibir a síntese proteica. Isso faz com que aumente o nível de aminoácidos no sangue, que são utilizados pelo fígado para produção de glicose, aumentando também o nível de açúcar no sangue.

Toda vez que o Cortisol é aumentado, o seu corpo se prepara para uma guerra, para uma fuga, para uma situação de vida ou morte, independente de isso estar acontecendo realmente ou não.

Muitas pessoas passam a usar e abusar dos remédios para conter ansiedade, para ficar mais felizes, para dormir, e aí se segue uma sequência de drogas que viciam e infelizmente se tornaram commodities nas vidas das pessoas. Em outras palavras, a ignorância acerca dessa condição moderna e a busca pela facilidade de resolver um problema, desfocando-se dele e criando outro, está criando uma geração de dependentes químicos, por mais dura e triste que seja esta realidade.

As alterações de níveis de Cortisol provocam também sintomas comportamentais, como comer em excesso, perda de apetite, exagerado usado de bebidas alcoólicas, tabagismo, drogadição e mecanismos de enfrentamento negativas.

A expectativa de vida média alcança 75 anos no Brasil e já está em 85 anos nos países desenvolvidos. Observando a evolução da humanidade e o aumento deste índice, fica fácil e absolutamente racional chegar à conclusão de que nossos filhos viverão uma época em que o normal será ultrapassar os 100 anos. Mas com que qualidade de vida, se hoje o brasileiro, por exemplo, passa 1/5 de sua vida incapacitado? Imagine viver os últimos 20 anos de nossas vidas no futuro, sem capacidade de lembrar o nome das pessoas, sem poder viajar, passear, trabalhar, em síntese, apenas sobrevivendo?

A terapia hormonal é uma escolha de cada paciente e pode conferir qualidade de vida a homens e mulheres para alcançar uma longevidade mais saudável. Mas não basta somente a terapia para envelhecer com saúde, fatores externos como dieta alimentar balanceada, exercícios físicos e outras escolhas de estilo de vida, também são importantes. É preciso que a pessoa incorpore uma rotina regular de exercícios físicos e adote um regime nutricional equilibrado e bem orientado.
Pois é, a escolha está em suas mãos. Pesquisar, ir atrás da verdade e ter a oportunidade de viver com saúde, de não ser manipulado e ver as verdades serem escondidas, tudo depende única e exclusivamente de cada um. Independente disto, se eu conseguir mudar a vida de uma só pessoa, já estarei feliz e sentirei que fiz a minha parte.

Existem três grandes grupos de alimentos na natureza à nossa disposição. Eles são chamados de Macronutrientes: Proteínas, Gorduras e Carboidratos. Cada um tem propriedades individuais e serve para diferentes funções bioquímicas em nossos corpos, portanto, os três grupos são fundamentais, cada qual com sua particularidade.

As proteínas são formadas pela combinação entre aminoácidos, sendo que a diferença entre elas está em sua composição. Dependendo de quantos e quais aminoácidos constituem uma ou outra proteína, elas acabam servindo mais esta ou aquela função em nosso corpo. Existem as proteínas animais, que são indiscutivelmente mais completas, e as vegetais, que infelizmente sempre deixam a desejar no quesito Aminoácidos Essenciais. E as proteínas, servem pra que? Ora, para sua pele, seus olhos, ossos, coração, músculos, cabelos, ou seja, proteínas são construtoras! São os tijolos de sua casa, são a estrutura palpável de seu corpo. Até base de formação de hormônios elas são!

Algumas gorduras também são classificados como Essenciais, e são bem conhecidas de todos vocês: Ômega-3 e Ômega-6. Quero dizer, com isso que não há vida sem esses dois elementos. É importante que saibamos que as gorduras podem gerar energia, aumentar a imunidade, melhorar a capacidade cardíaca, aumentar a nossa inteligência e ser utilizadas como substrato de formação dos hormônios esteroidais.

Carboidratos na realidade são os vegetais! Verduras, saladas, leguminosas e frutas são os carboidratos “originais”, digamos assim. Pães de todos os tipos, salgadinhos, tortas, doces e tudo mais corromperam nossas inteligências e se tornaram carboidratos de escolha. Grande erro, pois à medida que aumentamos a oferta e a facilidade com que ingerimos carboidratos, estes unicamente se depositarão como reserva em forma de gordura!

Proteínas têm como função servir para uma série de coisas em seu corpo, até mesmo para gerar energia na falta de carboidratos. Se você se passar um pouco na ingestão de gorduras (de boa qualidade), poderá até utilizá-las para outras funções em seu corpo e, novamente, na falta de carboidratos, ela servirá preferencialmente para gerar energia. Mas se você se passar na quantidade e na qualidade dos carboidratos, nada será utilizado para gerar energia! Saiba que todo o excedente será armazenado em forma de gordura no corpo. Isso mesmo, aquela gordura abdominal, nas coxas, nos flancos, na papada etc. E entenda que optar pelos carboidratos corretos, como os vegetais, é uma forma absolutamente inteligente de agir. É por isso que a velha história de contar calorias é completamente absurda. Cada macronutriente tem uma função e suas calorias não podem ser comparadas entre si.