Estilo de vida saudável aumenta tempo sem doença em até 10 anos

Estilo de vida saudável aumenta tempo sem doença em até 10 anos

A relação entre estilo de vida saudável e longevidade tem sido fonte de recentes estudos. Hoje, trazemos um estudo que aponta como um estilo de vida saudável aumenta tempo sem doença em até 10 anos.

Envelhecer com doenças e limitações tem sido uma preocupação cada vez maior das pessoas. A boa notícia é que, hoje, com as condições de vida existentes, é possível alcançar uma boa qualidade de vida mesmo na velhice.

Hábitos saudáveis podem não apenas adicionar anos à sua vida, mas também vida aos seus anos. É isso que comprova um estudo da Universidade de Harvard, sobre a qual trago dados a seguir.

Os fatores para um estilo de vida saudável

Os pesquisadores criaram uma pontuação para medir o estilo de vida baseado em cinco fatores:

  • Alimentação saudável avaliada pelo Alternate Healthy Eating Index;
  • Tabagismo (nunca ou alguma vez);
  • Atividade física intensa a moderada (tempo maior ou igual a 30 minutos diários);
  • Consumo moderado de bebidas alcoólicas (5 a 15 g/dia para mulheres, 5 a 30 g/dia para os homens);
  • Índice de massa corporal entre 18,5 e 24,9.

Cada fator acrescentava 1 ponto ao participante que preenchesse o critério de baixo risco de estilo de vida. Caso contrário, esse quesito era zerado.

Mais de 110 mil participantes, homens e mulheres profissionais da saúde, preencheram seus dados sobre estilo de vida e outros assuntos relacionados à saúde. Foram excluídas pelos pesquisadores as pessoas que já tiveram antes da pesquisa diagnóstico de câncer, doença cardiovascular ou diabetes tipo 2.

Leia também: Como ter uma alimentação para melhorar a imunidade?

Conclusões da pesquisa

Os pesquisadores descobriram que as mulheres que pontuaram em quatro ou cinco fatores de estilo de vida saudável ganhavam 10 anos de vida saudável, sem as três principais doenças crônicas,  a mais do que as mulheres que não pontuaram nos fatores acima relacionados.

Para os homens, o ganho de expectativa de vida sem doenças crônicas se aproximou de 8 anos.

Os maiores candidatos a sofrer com doenças crônicas tinham o perfil de ser homens que fumavam pelo menos 15 cigarros por dia, e homens e mulheres obesos. Entre esses grupos, a chance de vida sem doença após os 50 anos é menor que 75%.

Os resultados sugerem que a promoção de um estilo de vida saudável ajudaria a diminuir os custos da saúde por meio da redução do risco de aquisição de várias doenças crônicas.

Isso é algo fundamental quando se vive em sociedade e sabe que o dinheiro que se destina ao tratamento de muitas doenças evitáveis nos adultos, por exemplo, poderiam ser investidos em doenças em crianças que não têm responsabilidade por sua situação de saúde, ao contrário da ampla maioria dos adultos com doenças crônicas.

Além de tudo, aumentaria a expectativa de vida sem doenças, o que todos nós desejamos pelo prisma da vida e do evitar sofrimento.

Quanto melhores foram os hábitos de vida hoje, menores serão as preocupações no futuro. É possível envelhecer sem depender de medicamentos, sem perder a memória ou a autonomia. Curtir os filhos e netos por longos anos.

É sobre isso que falo em meu curso on-line Segredos Para Uma Vida Longa. Clique aqui para conhecer as 80 aulas exclusivas: Curso Segredos Para Uma Vida Longa.

Espero que este artigo seja útil para esclarecer como um estilo de vida saudável aumenta tempo sem doença em até 10 anos.

Até a próxima!

Conheça o método para viver com muita saúde e energia.