Como estimular a serotonina, o hormônio da felicidade?

Como estimular a serotonina, o hormônio da felicidade?

Estimular a serotonina no organismo pode estar altamente relacionado aos nossos hábitos de vida.

Quando nos exercitamos, nosso organismo libera mais desse neurotransmissor tão importante para a regulação do sono, bom humor, ritmo cardíaco e manutenção da temperatura corporal.

A serotonina é produzida a partir do triptofano, um aminoácido encontrado em alimentos como banana, ovo, nozes, castanhas e leguminosas.

Além disso, existem outras maneiras de estimular a serotonina, conforme veremos a seguir.

Abuse do contato com a natureza

Respirar o ar-livre presente na natureza, contemplar uma paisagem verde ou uma montanha, todas essas sensações trazem evolução, aumentam sua energia, e melhoram seu humor. Consequentemente contribuem para o seu bem-estar. Sentir os raios solares estimula a Vitamina D e também a produção de serotonina.

Faça exercícios físicos com regularidade

A prática de exercícios físicos funciona como anti-depressivo natural. Eles desencadeiam uma resposta hormonal que traz disposição, bom humor e bem-estar, melhorando também o sistema imunológico. O exercício vai inclusive ajudar na qualidade do seu sono reparador, que é outro fator importante para estimular a serotonina.

Cuide da qualidade dos alimentos que ingere

Não se engane: consumir doces repletos de carboidratos refinados só melhora o humor na hora.

Depois vem o efeito “rebote” da glicemia e vira uma bola de neve: aumenta a fome, cai a energia, logo você pensa que precisa de mais açúcar.

Uma dieta balanceada e rica em proteínas e gorduras boas vai cuidar do seu humor, hormônios e saúde, além de controlar a fome e a sensação de saciedade. Aproveite e inclua na sua dieta alimentos ricos em triptofano como castanhas, cacau (puro, de verdade, não chocolate comercial) e banana.

Suplementar 5-htp

Aquela ajudinha extra: se ainda assim continuar com dificuldades converse com seu médico sobre a possibilidade de suplementar com 5-HTP e minerais que podem ajudar o corpo a bombar na produção de serotonina

Sinais que a serotonina está baixa

Quando os níveis de serotonina no organismo estão baixos, é comum que os seguintes sintomas se manifestem:

  • Sonolência ao longo do dia;
  • Mau humor incomum pela manhã
  • Mudanças no desejo sexual;
  • Desejo por alimentos açucarados e gordurosos;
  • Dificuldades de concentração e aprendizado;
  • Irritabilidade.

Caso sinta esses sinais, recomendo que siga as minhas

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