Fontes de gordura boa que você deve consumir para ser saudável

Fontes de gordura boa que você deve consumir para ser saudável

As fontes de gordura boa que você e todas as pessoas devem consumir ainda são pouco difundidas. Você não deve fugir da palavra “gordura”, mas sim compreender a importância dela para a sua nutrição completa.

É triste, mas precisamos admitir o abismo existente entre as descobertas científicas e a prática médica. Esse é o primeiro passo no sentido de disseminar informações úteis à saúde.

A gordura de boa qualidade pode ser encontrada em alimentos do nosso cotidiano. Hoje, vou listar algumas fontes de gordura boa que você deve consumir para ser saudável.

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Azeite de oliva

Suas gorduras monoinsaturadas já garantem que seja um alimento de alto valor nutricional. Como um bônus, ao consumir o azeite de oliva, você também conta com suas propriedades antioxidantes que reduzem as chances de causar doenças cardiovasculares.

Mas, atenção! Dê preferência para o azeite extra-virgem prensado a frio em uma embalagem de vidro escuro. O processo de prensa a frio garante o máximo de pureza e as propriedades conservadas. Assim como a embalagem escura impede que o azeite oxide com a ação da luz.

Abacate

O abacate é um superalimento cada vez mais reconhecido por especialistas da nutrição.

A composição da sua gordura é bastante parecida com a gordura do azeite de oliva. Como vantagem, é possível citar a versatilidade no preparo.

Além de ser uma fonte de gordura de boa qualidade, é também rico em potássio, magnésio e cálcio. Pode ser consumido puro, como fruta, ou em forma de guacamole, a fim de obter as melhores propriedades nutricionais.

Nozes e castanhas

Para um lanche rápido, que tal trocar os tradicionais farináceos (pães, bolos e biscoitos) por um punhado de amêndoas? Nozes e castanhas entregam ao seu organismo vitamina E, manganês, magnésio e proteínas.

Estou falando de alimentos que repõem toda a gordura que o seu cérebro consome ao funcionar. Lembre-se que o cérebro, apesar de corresponder a pouco peso corporal, consome cerca de 20% da sua energia.

Por que você precisa de boas fontes de gordura?

Vou aproveitar que entrei no assunto do cérebro para elencar outros benefícios das gorduras. Antes, um grande mito precisa ser desfeito: as gorduras não aumentam o risco de sofrer com doenças cardíacas ou aumento do colesterol.

Então, vamos aos benefícios das fontes de gordura:

  • Ossos mais fortes;
  • Saúde do fígado melhorada;
  • Sistema imunológico favorecido;
  • Pulmões saudáveis;
  • Metabolismo aperfeiçoado;
  • Cérebro com funcionamento mais saudável.

Isso não significa que as gorduras devem ser ingeridas em grande quantidade. Pelo contrário! Agora que você sabe da importância de incluir fontes de gordura boa no seu cotidiano, consulte seu médico ou seu nutricionista para que ele possa distribuir as quantidades no seu cotidiano.

Eu espero que este artigo ajude você a entender a importância das gorduras para a sua saúde. Parabéns por se importar com as funções do seu organismo! Sua saúde é o seu maior legado.

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