Gordura faz mal? Mitos e verdades do assunto

Gordura faz mal? Mitos e verdades do assunto

A afirmação de que gordura faz mal é uma das grandes certezas da nossa alimentação. Mas, será que é verdade?

Quem procura emagrecer ou ter uma vida mais saudável deveria, sim, ingerir mais gorduras. Já falei sobre o assunto neste post e hoje trago ainda mais motivos para que você entenda por que as gorduras são essenciais para o bom funcionamento do organismo.

De onde saiu o mito que gordura faz mal?

Você precisa entender que há uma lógica de mercado por trás de muitas informações que recebemos sobre o consumo dos nossos alimentos. Dessa forma, é comum que a imprensa demonize a ingestão de gorduras sem esclarecer exatamente quais delas são maléficas para o nosso organismo.

Em especial a indústria açucareira tem interesse que as atenções fiquem mais voltadas aos problemas de saúde provocados pelo consumo de gorduras do que pela ingestão de açúcares.

Sabemos que o açúcar é uma substância altamente viciante presente na maioria dos alimentos industrializados. Imagine o quanto essa indústria pode perder com consumidores mais conscientes das consequências de seus hábitos alimentares.

Foi a partir do mito que a gordura saturada causa problemas cardiovasculares, obesidade, entre outras doenças, que os alimentos passaram a levar muito mais açúcares em sua composição. Preciso enfatizar que esse tipo de gordura não precisa de indústria para ser processada, já que está presente nos alimentos de origem animal.

Por esse motivo, é interessante manter o dogma de que a gordura faz mal. Não é difícil propagar esse mito quando lembramos que nosso corpo também tem gordura e essa gordura costuma ser indesejada.

Quais gorduras fazem bem?

A manipulação da indústria do açúcar está associada à ideia errada de que gordura gera gordura. Estudos mal conduzidos no passado também inviabilizam a propagação de que existem boas gorduras.

Nosso organismo precisa de gorduras para manter seu bom funcionamento. A diminuição de ingestão das boas gorduras associado ao alto consumo de açúcar levou a todas as doenças que conhecemos, tal como a obesidade.

Atualmente, estudos realizados por respeitadas instituições como a Universidade de Harvard já demonstram que as evidências que gordura faz mal para nossa alimentação são inexistentes.

Ninguém deve deixar de comer gordura. Por exemplo, muito ouvimos falar sobre Ômega 3 e Ômega 6, mas sempre dissociamos o que são essas substâncias. Isso mesmo, são gorduras.

São fontes de gorduras essenciais ao organismo humano:

  • Coco;
  • Gema de ovo;
  • Peixes;
  • Oleaginosas das castanhas;
  • Linhaça;
  • Chia;
  • Abacate.

Ao ingerir as gorduras oriundas dessas fontes você fortalece o seu sistema imunológico, o impulsionamento hormonal e seu organismo absorve melhor as vitaminas que entram.

No entanto, há gorduras que fazem mal e é importante que você saiba identificá-las. Estão presentes em produtos industrializados tal como a margarina e os biscoitos, sendo usadas para torná-los mais palatáveis.

Portanto, consumir gorduras de boa procedência sem exageros faz bem para a saúde.

Para mais detalhes sobre o mito de que gordura faz mal, veja este vídeo e aproveite para se inscrever em meu canal do Youtube.

spero que este artigo tenha te ajudado na busca por uma vida mais longa e com mais qualidade. Parabéns por chegar até aqui! Isso significa que você está está interessado em manter e melhorar sua saúde.

Para saber:

como envelhecer sem engordar, sem adoecer e sem perder a memória
como emagrecer com saúde e manter-se magro definitivamente
Como mudar hábitos que são tóxicos a sua saúde
Como acordar todos os dias com energia e disposição
Como se livrar de remédios que mais intoxicam do que curam
Como manter a libido em todas as idades

Conheça o meu curso on-line com mais de 80 aulas, 3 cursos bônus e
um grupo com LIVES exclusivas para alunos no Facebook!

SEGREDOS PARA UMA VIDA LONGA
Acesse mais informações no site do curso:

Segredos para uma vida longa

Conheça o método para viver com muita saúde e energia.