Conheça a importância do cortisol para o organismo

Conheça a importância do cortisol para o organismo

A importância do cortisol para o organismo é um assunto pouco abordado. Ao ouvirmos falar sobre o hormônio do estresse, é mais comum sabermos sobre seus malefícios do que sobre a sua função primordial.

Ora, por que nosso corpo faria a secreção de uma substância se não fosse essencial à sobrevivência?

A má compreensão sobre a importância do cortisol para o organismo coloca esse hormônio essencial como vilão. Para viver mais e melhor, é preciso entender com mais detalhes por que o estresse é funcional e como o nosso cotidiano gera essa disfunção.

A função do estresse no organismo

Há milhares de anos, nossos ancestrais dependiam do mecanismo do estresse para fugir dos perigos. Imagine o quanto o estado de alerta proporcionado pelo aumento do cortisol foi útil à evolução da nossa espécie.

Diante de quaisquer ameaças, fosse de animais selvagens ou mesmo um povo inimigo, o pico de estresse fazia que o homem das cavernas entendesse o seu momento certo de fugir.

Assim, o cortisol assume vários papéis essenciais à nossa sobrevivência. Ajuda em nosso dinamismo, a cognição, o sistema nervoso, o sistema cardiovascular, os ossos, entre muitos outros.

Atualmente, nosso cortisol conta com muitos estímulos. Inúmeros. E, o pior, a todo momento. Só de falar sobre estresse você já deve imaginar o trânsito, as contas para pagar, as cobranças no trabalho…

Mas saiba que os maus hábitos de vida que cultivamos também super estimulam a produção do cortisol. Bastam duas noites sem dormir para que o hormônio fique em alta. Ou mesmo uma alimentação rica em gorduras de má qualidade e carboidratos.

A má notícia é que, quando você não dorme ou come com qualidade, ainda que não esteja passando por alguma situação que gere preocupação, também fica com o cortisol alto.

Infelizmente, tanto estímulo acaba por desgastar a glândula responsável por secretar o hormônio.

Quando o cortisol passa a ser uma disfunção

O cortisol dita o nosso ciclo circadiano. Logo durante a manhã, temos um pico desse hormônio, o qual vai diminuindo conforme o dia passa. Já falei sobre isso neste artigo, onde também explico sobre o que comer no café da manhã.

Os momentos de cortisol mais alto são aqueles de alerta. No entanto, ao vivenciar um pico de estresse, o cortisol volta a ser produzido. Durante a noite, quando não queremos mais trabalhar ou alimentar o organismo, o cortisol cai e nos preparamos para o sono.

É por isso que devemos considerar o cortisol o hormônio da vida. Ele não é apenas o hormônio do estresse, mas também o hormônio anti-inflamatório. Ora, quando está em baixa, normalmente um corticóide é receitado para auxiliar as funções do organismo.

Portanto, é fundamental manter os níveis de cortisol equilibrados. A prática de exercícios físicos aliada à boa alimentação e noites de sono bem dormidas são um bom caminho para buscar esse equilíbrio.

Espero ter ajudado você a entender a importância do cortisol para o organismo. Para saber mais, assista ao vídeo abaixo e aproveite para se inscrever em meu canal.


Fico feliz em vê-lo no meu blog. Se você acompanha meu trabalho, é sinal de que o seu desejo é viver mais e melhor. Parabéns!

Para saber:

Como envelhecer sem engordar, sem adoecer e sem perder a memória
Como emagrecer com saúde e manter-se magro definitivamente
Como mudar hábitos que são tóxicos a sua saúde
Como acordar todos os dias com energia e disposição
Como se livrar de remédios que mais intoxicam do que curam
Como manter a libido em todas as idades

Conheça o meu curso on-line com mais de 80 aulas, 3 cursos bônus e
um grupo com LIVES exclusivas para alunos no Facebook!

SEGREDOS PARA UMA VIDA LONGA

Acesse mais informações no site do curso:

Segredos para uma vida longa


Conheça o método para viver com muita saúde e energia.