É verdade que beber leite faz mal à saúde?

É verdade que beber leite faz mal à saúde?

Ouvir que beber leite faz mal à saúde pode ser chocante para muitas pessoas.

Afinal, o mais comum é ouvir sobre os seus benefícios. A maior parte de nós cresce sabendo sobre a importância de tomar leite para a saúde, para a formação de ossos e para o crescimento.

No entanto, quantas vezes ouvimos o quanto o leite sofre com perda de nutrientes e outros problemas em seu processo de industrialização?

Neste artigo, você vai entender por que não recomendo o consumo de leite e como é possível substituir os seus nutrientes.

Como a vaca produz o leite?

O leite que encontramos nas prateleiras dos supermercados é muito diferente do leite original. Para produzir uma alta quantidade de leite, a vaca precisa estar sempre gerando bezerros. Afinal, por questões fisiológicas, o leite desce para eles.

Mas, para gerar um bezerro por ano, essa fêmea é bombardeada por hormônios de gravidez. Ao manter altos níveis desse hormônio em seu organismo, a vaca produz altos níveis dos outros hormônios. E isso reflete na qualidade do leite.

Além disso, o animal é alimentado por rações e pastos repletos de agrotóxicos e pesticidas. Não é por acaso que diversos estudos já encontraram metais pesados, pesticidas, substâncias radioativas e outros elementos tóxicos dentro do leite comercializado.

Também as vacas sofrem manipulação constante em suas mamas, levando a quadros de mastite. A consequente medicação para essa doença, com antibióticos, está relacionada à resistência a antibióticos no ser humano.

Isso significa que um tipo de antibiótico, ingerido em medicamento, deixa de fazer efeito no organismo porque o corpo já teve contato anterior devido à ingestão via leite de vaca.

O animal fica tão intoxicado por hormônios e medicamentos que sua vida é encurtada de 20 anos para 6 anos. Aí, fica a questão: algo de bom pode sair de um animal que não é saudável?

Assim, o leite já está bastante contaminado muito antes de passar por todos os processos de pasteurização e embalagem, assunto que vou deixar para o próximo artigo.

Leia também: Como saber se tenho alergia alimentar?

Mas, e o cálcio?

Muitas pessoas sentem receio de deixar o consumo do leite de lado devido à perda do contato com o cálcio.

Essa é uma preocupação vã, afinal, o cálcio presente no leite é muito mal absorvido pelo organismo e até atrapalha a absorção de outros minerais. Tratar o consumo de leite como essencial para obter o cálcio é reproduzir um dos maiores mitos sobre esse alimento.

Dê preferência às folhas verde-escuras, legumes e chia. Excluir o leite, provavelmente, não vai fazer nenhuma falta à sua saúde.

Inclusive, costumo desafiar meus pacientes a deixarem de consumir lácteos por um período de 20 dias. Ao final, é comum ouvir relatos de diminuição de gases, da acne, da queda de cabelo, entre outras questões.

Isso não significa que você nunca mais deve ingerir leite. Afinal, para quem não conta com alergia ou intolerância à lactose, o leite não traz nenhuma consequência negativa. O problema é quando esse consumo torna-se um hábito em sua vida.

Eu espero que este artigo esclareça a você por que beber leite faz mal à saúde.

Para saber mais sobre por que não consumir leite, basta baixar meu e-book 100% gratuito: O Mito do Leite.

Para saber mais, assista ao vídeo abaixo e aproveite para se inscrever em meu canal do YouTube.

Para saber:

como envelhecer sem engordar, sem adoecer e sem perder a memória
como emagrecer com saúde e manter-se magro definitivamente
Como mudar hábitos que são tóxicos a sua saúde
Como acordar todos os dias com energia e disposição
Como se livrar de remédios que mais intoxicam do que curam
Como manter a libido em todas as idades

Conheça o meu curso on-line com mais de 80 aulas, 3 cursos bônus e
um grupo com LIVES exclusivas para alunos no Facebook!

SEGREDOS PARA UMA VIDA LONGA
Acesse mais informações no site do curso:

Segredos pra uma vida longa

Conheça o método para viver com muita saúde e energia.

Próximo postRead more articles