Qual é a relação entre magnésio e sono?

Qual é a relação entre magnésio e sono?

Você já ouviu falar sobre a relação entre magnésio e sono?

A ingestão adequada de nutrientes e minerais está altamente encadeada ao ciclo circadiano. Para adormecer, o organismo precisa diminuir o seu ritmo e entender que está anoitecendo. Quando não está bem nutrido ou conta com muitos estímulos nesse momento, as chances de uma noite de sono conturbada são muito altas.

Entre os minerais mais importantes para regular o sono, encontramos o magnésio. Responsável por mais de 1200 reações no organismo e por atuar em mais de 300 funções enzimáticas, o magnésio contribui para esse equilíbrio.

Entre seus principais benefícios diretamente no sono, podemos citar:

  • Combate à baixa de neurotransmissores como a serotonina;
  • Ajuda no controle da pressão arterial;
  • Pode auxiliar na redução da inflamação
  • Atua na prevenção e redução de enxaquecas,

Conforme sabemos, o sono reparador é essencial para todas as funções do organismo. Deixar de dormir pode trazer um desequilíbrio para todo o corpo, conforme já expliquei neste artigo.

Hoje, vamos conhecer um estudo que aborda exatamente a relação entre sono e magnésio.

O estudo

Publicado na National Center for Biotechnology Information em 2012, um estudo iraniano analisou 46 idosos com dificuldades para dormir. Como sabemos, a chegada na terceira idade costuma intensificar a queda da qualidade do sono. A estimativa é que 50% dos idosos tenham essa dificuldade.

Esses 46 voluntários foram divididos em dois grupos. Metade deles recebeu placebo e a outra metade uma dose diária de 500mg magnésio, durante o período de 8 semanas.

Ficou comprovado entre os que receberam magnésio tiveram melhora significativa da qualidade do sono. Também apresentaram um nível mais alto do hormônio renina, e da melatonina, hormônio essencial na regulação do sono.

A suplementação de magnésio ajudou a melhorar:

  • A eficiência do sono;
  • Tempo de sono e latência do início do sono;
  • Despertar matinal;
  • Medidas objetivas da insônia, como concentração de renina sérica, melatonina e cortisol sérico em idosos. pessoas.

Como melhorar os níveis de magnésio no organismo?

É fácil encontrar o magnésio em uma alimentação equilibrada. Esse mineral está presente em frutas como uva, banana e abacate, no feijão, nas amêndoas e no grão-de-bico.

No entanto, nem sempre encontramos a quantidade que precisamos de todos os nutrientes, vitaminas e minerais necessários na alimentação, e isso inclui o magnésio.

Modificações no solo, uso de agrotóxicos e a outras alterações que provocamos na natureza dificultam a obtenção desses nutrientes. Assim, a suplementação torna-se uma grande aliada dos bons hábitos de vida, conforme expliquei neste artigo.

É muito importante realizar a suplementação mediante orientação médica. Somente um profissional pode orientar as doses ideais e personalizadas de magnésio e outros suplementos, levando em consideração estilo de vida e histórico clínico.

Eu espero, com este artigo, ter esclarecido a relação entre sono e magnésio.

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