Meditação: quais são os benefícios?

Meditação: quais são os benefícios?

Urgência é uma palavra que define muito bem nosso mundo atualmente.

Somos bombardeados por informações diariamente e vivemos em uma rotina estressante.  Este quadro muitas vezes auxilia no desenvolvimento de novas doenças no nosso organismo.

O esforço de manter-se com sanidade neste mundo acelerado estimula a busca por métodos alternativos que forneçam uma pausa saudável para o cérebro.

A meditação é uma maneira de chegar neste objetivo, além de levar nosso corpo para um espaço onde a saúde e a longevidade são os únicos estados possíveis.

 

Significado de Meditação

Encontrada em diversas culturas ancestrais, a meditação possui muito material para pesquisa e muitas origens distintas no mundo.

Atualmente foi reencontrada e está cada vez mais presente na psicologia e na medicina contemporânea.

Pode-se definir a meditação como uma prática de integração mente-corpo baseada na vivência do momento presente, com consciência plena e não julgadora a cada instante.

Para fins científicos e clínicos, o processo de “não julgamento” e de imersão no presente proporcionados pela meditação alteram o sistema do corpo preparado para o mundo externo.  A alteração gera um estado de grande relaxamento psicofísico e também muscular.

Institutos de pesquisa como a American Heart Association e National Institutes of Healt (NIH) investiram muitos estudos para saber o que a prática de Meditação Transcendental (MT) poderia gerar ao corpo.

 

Os resultados foram incríveis.

 

Foram comprovados benefícios em muitas áreas da saúde.

Com a prática de Meditação Transcendental, os níveis de cortisol no sangue tiveram uma diminuição de até 30% com apenas 20 minutos de prática.

Simultaneamente, os níveis de serotonina e prolactina aumentaram

Além disso, em pacientes com doenças cardiovasculares, o risco de sofrer um AVC ou ataque cardíaco caíram pela metade. 

É o que aponta o estudo feito pelo American Heart Association, que acompanhou 201 pacientes com idade média de 59 anos. O acompanhamento durou 5 anos e todos tinham aterosclerose.

Os grupos foram divididos e um deles foi apresentado a prática de meditação, enquanto o outro seguiu como grupo de controle.

As medicações anteriormente prescritas para os pacientes seguiram sendo administradas.

Ao final da pesquisa, o grupo da meditação teve uma decaída em ataques cardíacos, derrames e mortes. Também apresentaram redução da pressão arterial, comprovando o benefício para esse problema.

O chefe do departamento do núcleo de medicina comportamental da USP, José Roberto Leite, afirma que a prática, além de diminuir os níveis de cortisol, também possui efeito anti estresse e diminui a adrenalina no corpo.

 

Meditação pode controlar o estresse e ansiedade?

Estes hormônios relacionados ao estresse interferem, além do aumento da frequência cardíaca, no metabolismo, pressão arterial e níveis de gordura.

Os praticantes de meditação, portanto, enfrentam melhor o estresse e possuem menos tendência a apresentar as doenças que podem surgir dele.

Além da pressão arterial, estudos do periódico American Journal of Hypertension apresentaram eficácia na redução da ansiedade e depressão.

Os estresses causados pelo ritmo acelerado da vida contemporânea geram um excessivo estímulo na amígdala cerebral, responsável pela sensação de luta e fuga.

Não é por acaso que estamos na era das doenças como Ansiedade, Síndrome do Pânico, Insônia e outros desequilíbrios químicos.

A Meditação Transcendental (MT) auxilia no tocante em que gera mudanças neuroquímicas, como a liberação de endorfinas que conduzem a mente para um nível mais profundo, que estimula o córtex pré-frontal.

 

Esse processo ativa o poder do corpo e da mente para curar-se de tensões como a ansiedade. 

O que dizem as pesquisas

University of Colorado Medical Center, de Denver (EUA) realizou uma interessante pesquisa relacionada à Meditação Transcendental.

Realizada com pacientes veteranos de guerra, foi feita uma comparação entre os tratamentos de Meditação Transcendental e psicoterapia.

Todos os pacientes estavam internados por distúrbios de estresse pós-traumático e já estavam submetidos ao tratamento de psicoterapia.

Após três meses, foram consideradas significativas as melhorias apresentadas pela Meditação Transcendental.

Os pacientes demonstraram melhorias em depressão, distúrbio de estresse pós traumático, ansiedade, distúrbios emocionais, abuso de álcool, insônia e traumas familiares.

 

Há contra indicações para meditação?

A prática da meditação é natural, ancestral, não possui contraindicação nem efeitos colaterais.

Pode ser praticada por qualquer pessoa, de qualquer idade, corpo ou situação.

Você pode começar com poucos minutos ou por quanto tempo for confortável. Aos poucos, o corpo se adapta e você começa a naturalmente meditar por mais tempo.

Como começar?

Escolha um local calmo e tranquilo de sua casa, coloque uma almofada ou tapete e sente-se confortavelmente com as mãos sobre o colo.

Você pode escutar uma música ou ficar em silêncio, a escolha é sua. Deixe sua mente livre para voar entre pensamentos, sem julgamento e pressão, ou apenas focar-se no ritmo da música.

Existem variados vídeos de mantras e meditações guiadas, se você quiser buscar um guia para iniciar.

A liberdade é a chave para a meditação. Sem regras ou formalidades, meditar é abrir um espaço dentro de si mesmo para silenciar a mente e ouvir o coração.

 

Além da possibilidade de redução em até 48% do risco de infarto agudo do miocárdio ou acidente vascular cerebral, a meditação proporciona uma regulagem e harmonização do sistema nervoso.

Consequentemente, menos estresse, mais qualidade de sono, criatividade, saúde e melhor relação consigo mesmo e com os outros.

 

Nunca é tarde para começar a desenvolver um espaço interno de relaxamento e buscar uma vida mais saudável e longa.

 

Se você tiver interesse, tenho um material bônus sobre meditação no meu curso online  Segredos para uma vida longa. 

Acesse o link para saber mais. Até a próxima!

Dr. Victor Sorrentino

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Todos sabem que não há vida sem água e que devemos tomar água diariamente para nos mantermos hidratados. Mas se é uma substância tão importante, não deveríamos saber mais sobre como escolher a água que vamos beber? O assunto é de suma importância para a saúde das pessoas, mas a falta de conhecimento faz com que praticamente a totalidade da população mundial passe ao largo de todos os benefícios que uma água de boa qualidade pode proporcionar, pois não há orientação na hora de escolher esta substância vital. As pessoas ficam à mercê das informações publicitárias das empresas que se favorecem da venda de água e que, muitas vezes, não têm o compromisso com a saúde do consumidor, mas sim com o lucro do seu produto.

A água é o mais abundante constituinte do corpo humano. Um indivíduo de 70 kg, por exemplo, tem aproximadamente 42 litros de água no corpo. Somos, sim, “aquários ambulantes”, e desta foma é possível imaginar que nossas células sejam os peixes desse aquário. Caso o peixe esteja doente e a água estiver inadequada, não adianta tratar só o peixe e colocá-lo na mesma água: deveríamos trocar a água ou tratá-la.

Entretanto, a medicina só pensa nos solutos, raramente nos solventes. Para se ter ideia das proporções deste elemento, sabe-se que o corpo de um recém-nascido é constituído de mais de 80% de água, o corpo de um adulto não desidratado é constituído por 69% de água e o corpo de um idoso é constituído de pouco mais de 50% de água. Ela constitui 85% do cérebro, 92% do sangre e 87% do fígado.

É fundamental o conhecimento das propriedades da água, para que se possa aproveitar os benefícios que este elemento pode oferecer. E é realmente fundamental que haja um esforço no sentido de informar a população sobre este elemento essencial à vida e que pode ter ação medicinal diariamente!

O ser humano foi criado para estar em movimento. Nossa estrutura biológica conta com um sistema muito bem organizado para possibilitar-nos mobilidade. Se pensarmos bem, o homem foi inserido em um mundo onde para tudo era necessário o movimento. Alimentos vinham essencialmente da caça e de vegetais, a locomoção dependia exclusivamente das pernas. Ou seja: sedentarismo era algo que simplesmente não tinha como existir.

Com o passar dos anos e a evolução, muitas facilidades foram criadas a fim de dar conforto e bem-estar às pessoas. Entretanto, chegamos a um ponto crítico na história da humanidade, onde em grande parte dos países desenvolvidos o sedentarismo transcende o movimento, e o resultado deste mudança tem sido desastroso e extremamente deletério à saúde humana.

Infelizmente, grande parte das pessoas não se dá conta de que está indo absolutamente contra a natureza de nossa espécie ao passar a maior parte do tempo sentada e esquecendo de compensar essa deficiência de atividades com alguma forma de exercício. A queixa é praticamente sempre a mesma: falta de tempo… Por outro lado, é sabido também que esta “desculpa” tem um caráter de praticidade, ou seja, é mais simples usar este argumento do que buscar organizer-se para dar prioridade à saúde.

A prática de atividade física moderada é uma das principais formas de prevenção de doenças atreladas ao envelhecimento, e aqui não estamos falando nem sobre a necessidade de sermos atletas, mas sim de simplesmente buscarmos manter uma rotina semanal de exercícios. Você já sabe que cerca de 85% de sua saúde dependem exclusivamente de seus hábitos de vida, restando pouco para culparmos a genética. Então, é importante saber que este “medicamento natural” e que depende só de você está associado à preservação de Alzheimer, doenças cardiovasculares e degenerativas, diabetes, hipertensão, obesidade e inclusive o câncer.

O estresse já foi mencionado diversas vezes como o mal do nosso século. Viver sem estresse em um mundo estressante é algo praticamente inalcançável. Na realidade nosso corpo não foi feito para viver sem agentes estressores, tal como um carro não é produzido sem um sistema preparado para resistir a situações de imperfeição das rodovias, por exemplo. Nossa máquina (nosso corpo) tem um sistema “quase” perfeito, no entanto primitivo. Lendo este artigo você vai compreender o motivo pelo qual nosso sistema de estresse ainda parece estar atrasado no tempo.

A fisiologia humana e munida de um sistema que tem como função principal preservar a nossa vida. Isto é prioridade, ou seja, todas as vezes em que seu corpo entender que você está em perigo, uma reação intensa, que envolve a produção e a liberação de uma série de substâncias, terá um fim primário: a preservação da vida. Mas o que é uma situação de perigo, de vida ou morte?

Nossa capacidade evolutiva de adaptação infelizmente gera uma confusão na interpretação dos fatos, e as reações a estas situações acabam sendo inevitavelmente as mesmas de um perigo “real”, com menor ou maior intensidade, mas moduladas pelo que definimos como estresse.

O estresse está baseado, entre outros, na ativação do sistema hormonal hipófise-hipotálamo (duas glândulas que se situam dentro do cérebro), com a secreção do hormônio adrenocorticotrófico que ativa a glândula suprarrenal (também chamada de Adrenal), desencadeando uma secreção de hormônios glicocorticoides, como Cortisol. O Cortisol aumenta a quebra de proteínas nos músculos, ossos e nos tecidos linfáticos, além de inibir a síntese proteica. Isso faz com que aumente o nível de aminoácidos no sangue, que são utilizados pelo fígado para produção de glicose, aumentando também o nível de açúcar no sangue.

Toda vez que o Cortisol é aumentado, o seu corpo se prepara para uma guerra, para uma fuga, para uma situação de vida ou morte, independente de isso estar acontecendo realmente ou não.

Muitas pessoas passam a usar e abusar dos remédios para conter ansiedade, para ficar mais felizes, para dormir, e aí se segue uma sequência de drogas que viciam e infelizmente se tornaram commodities nas vidas das pessoas. Em outras palavras, a ignorância acerca dessa condição moderna e a busca pela facilidade de resolver um problema, desfocando-se dele e criando outro, está criando uma geração de dependentes químicos, por mais dura e triste que seja esta realidade.

As alterações de níveis de Cortisol provocam também sintomas comportamentais, como comer em excesso, perda de apetite, exagerado usado de bebidas alcoólicas, tabagismo, drogadição e mecanismos de enfrentamento negativas.

A expectativa de vida média alcança 75 anos no Brasil e já está em 85 anos nos países desenvolvidos. Observando a evolução da humanidade e o aumento deste índice, fica fácil e absolutamente racional chegar à conclusão de que nossos filhos viverão uma época em que o normal será ultrapassar os 100 anos. Mas com que qualidade de vida, se hoje o brasileiro, por exemplo, passa 1/5 de sua vida incapacitado? Imagine viver os últimos 20 anos de nossas vidas no futuro, sem capacidade de lembrar o nome das pessoas, sem poder viajar, passear, trabalhar, em síntese, apenas sobrevivendo?

A terapia hormonal é uma escolha de cada paciente e pode conferir qualidade de vida a homens e mulheres para alcançar uma longevidade mais saudável. Mas não basta somente a terapia para envelhecer com saúde, fatores externos como dieta alimentar balanceada, exercícios físicos e outras escolhas de estilo de vida, também são importantes. É preciso que a pessoa incorpore uma rotina regular de exercícios físicos e adote um regime nutricional equilibrado e bem orientado.
Pois é, a escolha está em suas mãos. Pesquisar, ir atrás da verdade e ter a oportunidade de viver com saúde, de não ser manipulado e ver as verdades serem escondidas, tudo depende única e exclusivamente de cada um. Independente disto, se eu conseguir mudar a vida de uma só pessoa, já estarei feliz e sentirei que fiz a minha parte.

Existem três grandes grupos de alimentos na natureza à nossa disposição. Eles são chamados de Macronutrientes: Proteínas, Gorduras e Carboidratos. Cada um tem propriedades individuais e serve para diferentes funções bioquímicas em nossos corpos, portanto, os três grupos são fundamentais, cada qual com sua particularidade.

As proteínas são formadas pela combinação entre aminoácidos, sendo que a diferença entre elas está em sua composição. Dependendo de quantos e quais aminoácidos constituem uma ou outra proteína, elas acabam servindo mais esta ou aquela função em nosso corpo. Existem as proteínas animais, que são indiscutivelmente mais completas, e as vegetais, que infelizmente sempre deixam a desejar no quesito Aminoácidos Essenciais. E as proteínas, servem pra que? Ora, para sua pele, seus olhos, ossos, coração, músculos, cabelos, ou seja, proteínas são construtoras! São os tijolos de sua casa, são a estrutura palpável de seu corpo. Até base de formação de hormônios elas são!

Algumas gorduras também são classificados como Essenciais, e são bem conhecidas de todos vocês: Ômega-3 e Ômega-6. Quero dizer, com isso que não há vida sem esses dois elementos. É importante que saibamos que as gorduras podem gerar energia, aumentar a imunidade, melhorar a capacidade cardíaca, aumentar a nossa inteligência e ser utilizadas como substrato de formação dos hormônios esteroidais.

Carboidratos na realidade são os vegetais! Verduras, saladas, leguminosas e frutas são os carboidratos “originais”, digamos assim. Pães de todos os tipos, salgadinhos, tortas, doces e tudo mais corromperam nossas inteligências e se tornaram carboidratos de escolha. Grande erro, pois à medida que aumentamos a oferta e a facilidade com que ingerimos carboidratos, estes unicamente se depositarão como reserva em forma de gordura!

Proteínas têm como função servir para uma série de coisas em seu corpo, até mesmo para gerar energia na falta de carboidratos. Se você se passar um pouco na ingestão de gorduras (de boa qualidade), poderá até utilizá-las para outras funções em seu corpo e, novamente, na falta de carboidratos, ela servirá preferencialmente para gerar energia. Mas se você se passar na quantidade e na qualidade dos carboidratos, nada será utilizado para gerar energia! Saiba que todo o excedente será armazenado em forma de gordura no corpo. Isso mesmo, aquela gordura abdominal, nas coxas, nos flancos, na papada etc. E entenda que optar pelos carboidratos corretos, como os vegetais, é uma forma absolutamente inteligente de agir. É por isso que a velha história de contar calorias é completamente absurda. Cada macronutriente tem uma função e suas calorias não podem ser comparadas entre si.