Como melhorar a performance do cérebro sem o uso de remédios?

Como melhorar a performance do cérebro sem o uso de remédios?

Melhorar a performance do cérebro é o desejo de boa parte das pessoas.

É normal ter a sensação de que tudo que precisamos realizar durante o dia gera sobrecarga ao cérebro. Assim, não é difícil encontrar quem faça uso de medicamentos e substâncias que prometem melhorar a performance do cérebro.

Está cada dia mais simples ter acesso a tais medicamentos que, embora dependam de prescrição médica, muitas vezes diagnósticos superficiais levam à receita.

No entanto, o que pouca gente sabe é que nem sempre é necessário. Digo isso porque já auxiliei diversos casos de pacientes que, em pequenos ajustes no estilo de vida, já relataram melhoras significativas na performance do cérebro.

Sou conhecido como um médico que prescrevo poucos remédios. De forma alguma sou contra medicação. Sou, sim, favorável a uma avaliação global

Siga a leitura até o final para saber mais.

Saber o que comer e o que não comer

Nem sempre o mau desempenho do cérebro está relacionado à falta de nutrientes. O excesso de alimentos ricos em açúcar e farináceos prejudica o desempenho do cérebro.

Há quem recorra a um alimento doce quando sente que precisa despertar a mente para concentrar-se em algo. De fato, o primeiro impacto é o prazer e a sensação de que está mais atento. Mas, esse efeito dura pouco tempo.

Minutos depois, o foco piora ainda mais. O açúcar no cérebro faz que uma reviravolta aconteça, com a alta da produção de insulina para remover a substância da corrente sanguínea.

Além disso, o sistema de recompensa ativado no cérebro tende a fazer que o indivíduo consuma ainda mais açúcar, levando a um ciclo sem fim da ativação da insulina. É por isso que, após comer um pedaço de chocolate, fica tão difícil recusar o próximo.

A pior consequência disso é a sensação de fadiga após o consumo. Assim, em vez de manter a concentração, o cérebro experimenta sintomas como irritabilidade, ansiedade e depressão.

As gorduras de boa qualidade

Quando ouvimos falar em gorduras, muitos de nós associamos ao ganho de peso e perda da qualidade de vida. Infelizmente, fomos ensinados que toda gordura é ruim para a saúde.

No entanto, o cérebro precisa de gorduras de boa qualidade para seu pleno funcionamento.

As gorduras mono-insaturadas e poli-insaturadas são encontradas em oleaginosas, peixes como a sardinha e o salmão, além de frutas como o abacate. Esses alimentos são ricos em ômega 3, essencial para o bom funcionamento do cérebro.

Jamais confunda com as gorduras trans, resultantes de um processo industrial da hidrogenação do óleo e abundantes em alimentos processados. Essas é que fazem mal para o cérebro e todo o organismo.

Leia também: Dicas de alimentação para melhorar a saúde do cérebro

O que mais fazer pela saúde do cérebro?

Além da alimentação, é preciso lembrar de beber água regularmente. O cérebro é constituído quase que totalmente de água e gordura. Portanto, sem água, a capacidade cognitiva piora muito.

Por fim, eu preciso falar da importância das boas noites de sono. Sem o sono reparador, a tendência é que o indivíduo aumente seu consumo de açúcar, além de piorar a memória e a concentração ao longo do seu dia.

O controle do estresse é outro fator essencial para o cérebro. Quanto menos acionarmos o cortisol, melhor funciona a nossa memória e concentração.

Eu espero que este artigo ajude você a entender como melhorar a performance do cérebro sem uso de remédios.

Para saber mais, assista ao vídeo abaixo e aproveite para se inscrever em meu canal do YouTube.

Fico feliz em vê-lo acessando meus conteúdos, pois é um sinal de que está preocupado com a própria saúde. Tudo que ensino aqui eu pratico em minha vida pessoal e oriento para minha família.

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