Novembro azul: qual é a importância da prevenção?

A prevenção do câncer de próstata é o principal mote da campanha do novembro azul.

De acordo com a OMS, o câncer de próstata é uma das maiores causas da mortalidade masculina, no mundo todo. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer, em 2016, cerca de 60 mil casos foram diagnosticados.

Logo, faz todo o sentido esse esforço no sentido de conscientizar e prevenir essa doença que pode ser bastante silenciosa.

A identificação preocupa pois na maioria das vezes os sintomas só aparecem quando a doença já se instalou. Por isso, te convido a ler até o final para entender a importãncia da prevenção do câncer de próstata.

O que é o câncer de próstata?

A próstata é uma glândula exclusiva do homem, localizada na parte baixa da bexiga. Eis a responsável pela produção de um líquido que compõem o sêmen.

Sua anatomia compreende envolver a uretra, o que explica por que o homem com hipertrofia prostática sente dificuldades em urinar.

O câncer de próstata pode causar sintomas diferentes em organismos diferentes. Ou seja, cada homem pode apresentar sintomas próprios, mesmo apresentando o mesmo quadro.

Importante salientar que não estou afirmando que os homens que têm estes sintomas, têm ou mesmo terão câncer na próstata. O objetivo aqui é apenas alertar e pedir atenção na observação destes sinais, principalmente mais de um deles combinados.

Podem ser considerados sinais de câncer de próstata:

1. Frequente urgência para urinar, principalmente durante o período da noite

2. Dificuldades de urinar em pé, dificuldades de começar ou terminar de urinar

3. Sensação de queimação ou ardência durante o ato de urinar

4. Uma sensível queda na quantidade e fluxo da urina

5. Mudança de cor da urina

6. Dor ou dormência nos quadris, pernas ou costas

7. Sensação de “Dor nos ossos”

8. Problemas de ejaculação (dor durante a ejaculação, ou ejaculação precoce)

9. Impotência sexual (disfunção erétil)

10. Sangue na urina ou no sêmen

Alguns desses sintomas também podem ser causados por outros tipos de doenças, mas vale a atenção, conforme idade do homem e história familiar.

Como prevenir o câncer de próstata?

Além de identificar a presença ou não destes sinais (em qualquer idade) é importante que todo homem na faixa dos 50 anos passe por exames periódicos com Urologista, onde o toque retal continua sendo a melhor forma de acompanhar a condição prostática periodicamente.

Para homens mais jovens, é importante que siga um estilo de vida saudável e responsável por afastar esse mal e muitas outras doenças.

Quanto antes a prevenção, menores os riscos do câncer de próstata e de vários outros males que podem prejudicar a vida do homem.

Sabemos que o sexo masculino pode correr mais riscos de adoecer exatamente por cuidar menos da saúde e frequentar menos o consultório médico.

A boa notícia é que, sim, é possível cuidar melhor da saúde