O que comer no café da manhã?

O que comer no café da manhã?

O que comer no café da manhã não costuma ser uma dúvida frequente. No entanto, trata-se da refeição que as pessoas mais consomem alimentos inadequados. Muitos acreditam que esta é, ou deveria ser, a principal refeição do dia. Vou explicar os motivos pelos quais isso não é verdade.

A crença que o café da manhã deve ser uma super refeição tem muito a ver com a cultura norte-americana. No entanto, incluir carboidratos e gorduras de má qualidade no café da manhã levou a sociedade estadunidense a uma epidemia de obesidade em todas as faixas etárias, mas principalmente em crianças e jovens.

Quer saber o que comer no café da manhã e por que? Siga a leitura!

O que o café da manhã da pré-história tem a ver com o seu?

A maneira como nossos ancestrais costumavam levar a alimentação está gravada em nossos genes. Assim, em períodos em que era necessário caçar, pescar e colher para obter o alimento, não era possível contar com uma generosa refeição logo ao acordar.

Nosso corpo definitivamente não espera uma grande quantidade de comida logo ao acordar, muito menos uma alimentação repleta de carboidratos. Digo isso porque, do ponto de vista cultural, há quem acredite que o desjejum ideal envolve leite e pão. Eu falo especificamente desses dois alimentos no post: “Glúten e lactose: mito, moda ou existe uma razão?”

Trata-se do momento em que o organismo precisa despertar. Nossos primórdios usavam essa parte do dia para ir atrás da caça ou da colheita. Portanto, a recomendação é que a imensa maioria das pessoas utilize a primeira hora do dia para fazer a sua higiene pessoal e necessidades fisiológicas, num processo de desintoxicação do corpo.

Assim, o organismo conta com um tempo para baixar seus níveis de cortisol, hormônio responsável por regular os níveis de açúcar no sangue, a fim de que possa trabalhar com eficácia. Caso você consuma logo no café da manhã um alimento rico em açúcar, certamente ele vai passar mais tempo circulando pelo seu corpo e prejudicando o funcionamento das funções vitais daquele momento – no caso, o sistema excretório.

Mas então, o que comer no café da manhã?

O café da manhã ideal para o corpo deve ser composto por alimentos fitoquímicos, gorduras boas e proteínas boas. Alguns fitoquímicos mais consumidos durante este período são os chás ricos ou um copo de água com limão.

Falando em gorduras e proteínas de qualidade, é melhor é consumir ovos, abacate e outras frutas. Se quiser misturar ao Whey Protein, é uma maneira de enriquecer a alimentação. Ao entregar esse tipo de alimento para o corpo, você favorece que suas funções vitais fluam melhor durante todo o dia.

Deixe os carboidratos para outros momentos. como para o meio da tarde, a fim de resolver o problema da fome ao fim da tarde, entre as 17 e 18 horas, que é uma queixa muito frequente.

O que comer no café da manhã para ter qualidade de vida, portanto, se resume a micronutrientes ingeridos em forma de líquido e também a riqueza de macronutrientes referentes a gorduras de boa qualidade.

Falo mais sobre o assunto neste vídeo do meu canal do Youtube. Aproveite e clique aqui para se inscrever.

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Espero que este post te ajude a conquistar uma vida com mais saúde e disposição. O café da manhã é apenas a primeira refeição que você deve consumir os alimentos adequados para uma vida equilibrada. No meu curso “Segredos Para Uma Vida Longa” você aprende o que comer e em que momento para viver com qualidade durante muitos anos. Conheça o curso agora.

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