O que comer à noite: entenda que alimentos evitar e quais consumir

O que comer à noite: entenda que alimentos evitar e quais consumir

O que você escolhe comer à noite pode estar atrapalhando uma função vital do seu organismo.

E talvez você ainda não tenha se dado conta disso.

O período da noite é o momento em que o corpo deve desacelerar e preparar-se para o sono, o repouso reparador.

Sendo assim, tudo aquilo que o indivíduo escolhe ingerir à noite acaba influenciando diretamente este processo tão importante para a manutenção da sua saúde e longevidade.  

Hoje falarei um pouco mais sobre este assunto que levanta tantas dúvidas entre meus leitores e seguidores: afinal, o que devo comer à noite? 

 

O que significa a noite para o ser humano

Graças à nossa biologia e nossas células fotossensíveis, o organismo humano consegue identificar a noite muito facilmente: quando o sol se põe e a escuridão se instala.

Desde os primórdios de nossa existência, fomos Projetados para que fôssemos ativos durante o dia e descansássemos durante a noite.

Enquanto dormimos é possível executar todas as funções fundamentais de reparação, como:

  • A organização das informações captadas durante o dia
  • Destoxificação do que for preciso
  • Produção de hormônios
  • Reparação de danos celulares

Você pode ler mais sobre a Importância do Sono para a manutenção da sua saúde neste post. 

Sendo assim, tudo o que fazemos que possa entrar em conflito com essa “programação” biológica e preparação para o sono é um problema. Incluindo os alimentos que você escolhe ingerir.

Alimentos pesados, com altas cargas glicêmicas (como pães, massas, bolos, pizza, macarrão) gordurosos (fast food, pizzas, hambúrgueres) trarão um trabalho para o seu corpo o qual ele não estava preparado: a digestão!

Ou seja, ao invés de alocar energia e recursos nos processos próprios do sono, seu organismo passará a noite (e muitas vezes boa parte do dia seguinte) digerindo toda essa comida.

Quem já acordou sentindo-se inchado, com náuseas e indisposição após ter comido alimentos pesados na noite anterior sabe bem do que estou falando.

 

O ideal

Bem, quando falamos de nos alimentarmos à noite, o ideal seria realizar a refeição o mais cedo possível ou o mais distante da hora de dormir.

Ao entardecer, por exemplo, seria um bom horário para realizarmos a refeição da noite.

Esta refeição deve ser nutritiva e exercer o papel de saciar: dessa maneira seu corpo não estará  “faminto” ao final da noite, próximo ao horário de descanso, pedindo por alimentos pesados.

Generalizando (pois existem as individualidades de cada caso. Por exemplo, pessoas que treinam à noite), a refeição noturna deve ser low carb (pouco carboidrato), com boas gorduras (do abacate, óleo de coco e azeite extra virgem, por exemplo) e boas fontes de proteína (do ovo, carnes brancas como o peixe).

Gostaria que todos os que me acompanham tenham uma noção básica dos alimentos, para que realmente entendam o que é ter uma alimentação saudável. O entendimento facilita imensamente o sucesso da mudança de hábitos alimentares.

Por isso, recomendo a leitura deste post no qual explico melhor o assunto. 

 

 

Opções saudáveis pensando no amanhã

Comer é uma necessidade do ser humano. Ninguém vive sem se alimentar e ninguém vive BEM se não se alimentar de maneira correta e equilibrada.

Pensando nisso, manter uma alimentação saudável não é necessariamente uma tarefa difícil.

Bem sei que a praticidade e facilidade dos alimentos embutidos, prontos e congelados, os tornam a alternativa preferida de quem tem pouco tempo ou disposição para cozinhar à noite.

Preparei uma lista de opções muito interessantes, práticas, relativamente rápidas, baratas e fáceis. Sinta-se à vontade para incrementá-las segundo sua criatividade (e bom senso!).

 

1. Salada, legumes e verduras, e muitas folhas verdes

Podem ser acompanhadas de algo para temperar, um pouquinho de sal do himalaia, talvez um fiozinho de azeite de oliva extravirgem (não exagere no fio), pode usar também o vinagre de maçã.

Pode adicionar uma proteína. Para os legumes, o ideal é cozinhar no vapor, ou na água controlando bem para não cozinhar demais.

2. Omelete com legumes

Também é uma ótima opção. Um omelete espanhol é muito saudável: misture cebola, tomate, pimentão e um pouco de salsa e terá um delicioso omelete. Pode acrescentar todos os legumes que preferir: cenoura, brócolis, vagem, quanto mais melhor.

Acrescentar atum no omelete também é uma alternativa.

3. Kibe de forno

Escolha uma carne magra, moída, e substitua o trigo para kibe pela quinoa, com cebola, hortelã e pimenta, existem boas receitas na rede, é uma ótima opção para a noite.

4. Filé de peixe grelhado ou assado

O salmão é uma boa opção também, pois é leve e muito saudável por conter ômega 3.

5. Frango grelhado

Fonte de proteína, ajuda a definir os músculos, entre 120 e 150g de frango grelhado com um acompanhamento que pode ser legume ou verdura.

6. Crepioca

Bem fina recheada com frango, como se fosse uma panqueca: duas unidades formam uma refeição equilibrada, mas para o recheio aposte num molho de tomate caseiro, sem NENHUM componente industrializado, nada de caldos ou extratos, por favor, apenas tomate, cebola, sal, e ervas a gosto.

7. Sopas de legumes

Uma ótima opção, a rede também está lotada de receitas como creme de brócolis com aipo, creme de moranga com cenoura, até um caldo verde vai muito bem. Mas não se esqueça: sem caldos de jeito nenhum prontos, sem nada industrializado.

 

Te convido a assistir meu vídeo falando sobre este assunto, disponível em meu canal do Youtube e também abaixo.

Posto vídeos novos todas as semanas falando sobre os temas variados relacionados à saúde, prevenção, Medicina Integrativa e longevidade. Inscreva-se aqui.

 

 

Espero que tenha gostado!

 

 

Victor Sorrentino

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Todos sabem que não há vida sem água e que devemos tomar água diariamente para nos mantermos hidratados. Mas se é uma substância tão importante, não deveríamos saber mais sobre como escolher a água que vamos beber? O assunto é de suma importância para a saúde das pessoas, mas a falta de conhecimento faz com que praticamente a totalidade da população mundial passe ao largo de todos os benefícios que uma água de boa qualidade pode proporcionar, pois não há orientação na hora de escolher esta substância vital. As pessoas ficam à mercê das informações publicitárias das empresas que se favorecem da venda de água e que, muitas vezes, não têm o compromisso com a saúde do consumidor, mas sim com o lucro do seu produto.

A água é o mais abundante constituinte do corpo humano. Um indivíduo de 70 kg, por exemplo, tem aproximadamente 42 litros de água no corpo. Somos, sim, “aquários ambulantes”, e desta foma é possível imaginar que nossas células sejam os peixes desse aquário. Caso o peixe esteja doente e a água estiver inadequada, não adianta tratar só o peixe e colocá-lo na mesma água: deveríamos trocar a água ou tratá-la.

Entretanto, a medicina só pensa nos solutos, raramente nos solventes. Para se ter ideia das proporções deste elemento, sabe-se que o corpo de um recém-nascido é constituído de mais de 80% de água, o corpo de um adulto não desidratado é constituído por 69% de água e o corpo de um idoso é constituído de pouco mais de 50% de água. Ela constitui 85% do cérebro, 92% do sangre e 87% do fígado.

É fundamental o conhecimento das propriedades da água, para que se possa aproveitar os benefícios que este elemento pode oferecer. E é realmente fundamental que haja um esforço no sentido de informar a população sobre este elemento essencial à vida e que pode ter ação medicinal diariamente!

O ser humano foi criado para estar em movimento. Nossa estrutura biológica conta com um sistema muito bem organizado para possibilitar-nos mobilidade. Se pensarmos bem, o homem foi inserido em um mundo onde para tudo era necessário o movimento. Alimentos vinham essencialmente da caça e de vegetais, a locomoção dependia exclusivamente das pernas. Ou seja: sedentarismo era algo que simplesmente não tinha como existir.

Com o passar dos anos e a evolução, muitas facilidades foram criadas a fim de dar conforto e bem-estar às pessoas. Entretanto, chegamos a um ponto crítico na história da humanidade, onde em grande parte dos países desenvolvidos o sedentarismo transcende o movimento, e o resultado deste mudança tem sido desastroso e extremamente deletério à saúde humana.

Infelizmente, grande parte das pessoas não se dá conta de que está indo absolutamente contra a natureza de nossa espécie ao passar a maior parte do tempo sentada e esquecendo de compensar essa deficiência de atividades com alguma forma de exercício. A queixa é praticamente sempre a mesma: falta de tempo… Por outro lado, é sabido também que esta “desculpa” tem um caráter de praticidade, ou seja, é mais simples usar este argumento do que buscar organizer-se para dar prioridade à saúde.

A prática de atividade física moderada é uma das principais formas de prevenção de doenças atreladas ao envelhecimento, e aqui não estamos falando nem sobre a necessidade de sermos atletas, mas sim de simplesmente buscarmos manter uma rotina semanal de exercícios. Você já sabe que cerca de 85% de sua saúde dependem exclusivamente de seus hábitos de vida, restando pouco para culparmos a genética. Então, é importante saber que este “medicamento natural” e que depende só de você está associado à preservação de Alzheimer, doenças cardiovasculares e degenerativas, diabetes, hipertensão, obesidade e inclusive o câncer.

O estresse já foi mencionado diversas vezes como o mal do nosso século. Viver sem estresse em um mundo estressante é algo praticamente inalcançável. Na realidade nosso corpo não foi feito para viver sem agentes estressores, tal como um carro não é produzido sem um sistema preparado para resistir a situações de imperfeição das rodovias, por exemplo. Nossa máquina (nosso corpo) tem um sistema “quase” perfeito, no entanto primitivo. Lendo este artigo você vai compreender o motivo pelo qual nosso sistema de estresse ainda parece estar atrasado no tempo.

A fisiologia humana e munida de um sistema que tem como função principal preservar a nossa vida. Isto é prioridade, ou seja, todas as vezes em que seu corpo entender que você está em perigo, uma reação intensa, que envolve a produção e a liberação de uma série de substâncias, terá um fim primário: a preservação da vida. Mas o que é uma situação de perigo, de vida ou morte?

Nossa capacidade evolutiva de adaptação infelizmente gera uma confusão na interpretação dos fatos, e as reações a estas situações acabam sendo inevitavelmente as mesmas de um perigo “real”, com menor ou maior intensidade, mas moduladas pelo que definimos como estresse.

O estresse está baseado, entre outros, na ativação do sistema hormonal hipófise-hipotálamo (duas glândulas que se situam dentro do cérebro), com a secreção do hormônio adrenocorticotrófico que ativa a glândula suprarrenal (também chamada de Adrenal), desencadeando uma secreção de hormônios glicocorticoides, como Cortisol. O Cortisol aumenta a quebra de proteínas nos músculos, ossos e nos tecidos linfáticos, além de inibir a síntese proteica. Isso faz com que aumente o nível de aminoácidos no sangue, que são utilizados pelo fígado para produção de glicose, aumentando também o nível de açúcar no sangue.

Toda vez que o Cortisol é aumentado, o seu corpo se prepara para uma guerra, para uma fuga, para uma situação de vida ou morte, independente de isso estar acontecendo realmente ou não.

Muitas pessoas passam a usar e abusar dos remédios para conter ansiedade, para ficar mais felizes, para dormir, e aí se segue uma sequência de drogas que viciam e infelizmente se tornaram commodities nas vidas das pessoas. Em outras palavras, a ignorância acerca dessa condição moderna e a busca pela facilidade de resolver um problema, desfocando-se dele e criando outro, está criando uma geração de dependentes químicos, por mais dura e triste que seja esta realidade.

As alterações de níveis de Cortisol provocam também sintomas comportamentais, como comer em excesso, perda de apetite, exagerado usado de bebidas alcoólicas, tabagismo, drogadição e mecanismos de enfrentamento negativas.

A expectativa de vida média alcança 75 anos no Brasil e já está em 85 anos nos países desenvolvidos. Observando a evolução da humanidade e o aumento deste índice, fica fácil e absolutamente racional chegar à conclusão de que nossos filhos viverão uma época em que o normal será ultrapassar os 100 anos. Mas com que qualidade de vida, se hoje o brasileiro, por exemplo, passa 1/5 de sua vida incapacitado? Imagine viver os últimos 20 anos de nossas vidas no futuro, sem capacidade de lembrar o nome das pessoas, sem poder viajar, passear, trabalhar, em síntese, apenas sobrevivendo?

A terapia hormonal é uma escolha de cada paciente e pode conferir qualidade de vida a homens e mulheres para alcançar uma longevidade mais saudável. Mas não basta somente a terapia para envelhecer com saúde, fatores externos como dieta alimentar balanceada, exercícios físicos e outras escolhas de estilo de vida, também são importantes. É preciso que a pessoa incorpore uma rotina regular de exercícios físicos e adote um regime nutricional equilibrado e bem orientado.
Pois é, a escolha está em suas mãos. Pesquisar, ir atrás da verdade e ter a oportunidade de viver com saúde, de não ser manipulado e ver as verdades serem escondidas, tudo depende única e exclusivamente de cada um. Independente disto, se eu conseguir mudar a vida de uma só pessoa, já estarei feliz e sentirei que fiz a minha parte.

Existem três grandes grupos de alimentos na natureza à nossa disposição. Eles são chamados de Macronutrientes: Proteínas, Gorduras e Carboidratos. Cada um tem propriedades individuais e serve para diferentes funções bioquímicas em nossos corpos, portanto, os três grupos são fundamentais, cada qual com sua particularidade.

As proteínas são formadas pela combinação entre aminoácidos, sendo que a diferença entre elas está em sua composição. Dependendo de quantos e quais aminoácidos constituem uma ou outra proteína, elas acabam servindo mais esta ou aquela função em nosso corpo. Existem as proteínas animais, que são indiscutivelmente mais completas, e as vegetais, que infelizmente sempre deixam a desejar no quesito Aminoácidos Essenciais. E as proteínas, servem pra que? Ora, para sua pele, seus olhos, ossos, coração, músculos, cabelos, ou seja, proteínas são construtoras! São os tijolos de sua casa, são a estrutura palpável de seu corpo. Até base de formação de hormônios elas são!

Algumas gorduras também são classificados como Essenciais, e são bem conhecidas de todos vocês: Ômega-3 e Ômega-6. Quero dizer, com isso que não há vida sem esses dois elementos. É importante que saibamos que as gorduras podem gerar energia, aumentar a imunidade, melhorar a capacidade cardíaca, aumentar a nossa inteligência e ser utilizadas como substrato de formação dos hormônios esteroidais.

Carboidratos na realidade são os vegetais! Verduras, saladas, leguminosas e frutas são os carboidratos “originais”, digamos assim. Pães de todos os tipos, salgadinhos, tortas, doces e tudo mais corromperam nossas inteligências e se tornaram carboidratos de escolha. Grande erro, pois à medida que aumentamos a oferta e a facilidade com que ingerimos carboidratos, estes unicamente se depositarão como reserva em forma de gordura!

Proteínas têm como função servir para uma série de coisas em seu corpo, até mesmo para gerar energia na falta de carboidratos. Se você se passar um pouco na ingestão de gorduras (de boa qualidade), poderá até utilizá-las para outras funções em seu corpo e, novamente, na falta de carboidratos, ela servirá preferencialmente para gerar energia. Mas se você se passar na quantidade e na qualidade dos carboidratos, nada será utilizado para gerar energia! Saiba que todo o excedente será armazenado em forma de gordura no corpo. Isso mesmo, aquela gordura abdominal, nas coxas, nos flancos, na papada etc. E entenda que optar pelos carboidratos corretos, como os vegetais, é uma forma absolutamente inteligente de agir. É por isso que a velha história de contar calorias é completamente absurda. Cada macronutriente tem uma função e suas calorias não podem ser comparadas entre si.