O que é candidíase? Conheça causas e tratamentos

O que é candidíase? Conheça causas e tratamentos

Você sabe o que é candidíase? Aí está uma queixa de muitas mulheres, principalmente as jovens. Para saber o que é candidíase, suas causas e como é o tratamento, continue a leitura deste artigo.

A candidíase afeta também homens, mas a maior proliferação se dá em mulheres. Não se trata de uma doença sexualmente transmissível, mas sim de origem fúngica. Entre os sintomas, estão o corrimento branco leitoso, irritação intensa na região íntima com a presença de vermelhidão, coceira, dor e ardência, com ou sem contato íntimo.

Seu surgimento está associado ao crescimento do fungo Candida albicans, presente em nossa flora intestinal. Quando a população da cândida aumenta aceleradamente e em demasia, acaba atingindo a saúde íntima.

Leia também: Como ganhar massa muscular: só depende de você!

Como controlar o crescimento da cândida?

Em primeiro lugar, é preciso entender o que faz a cândida crescer sem controle. Estamos falando de um fungo que precisa de condições boas para se reproduzir: muita umidade, pouca higiene, muito açúcar e o estresse. Os dois primeiros fatores você já deve conhecer, mas a relação com a alimentação e o estresse pode ser uma novidade.

Para você entender o que é candidíase, precisa saber que nosso intestino é colonizado por uma infinidade de micro-organismos, incluindo a cândida. Quando esses seres microscópicos estão em desequilíbrio, é comum que o desejo por açúcares fique intenso.

O termo açúcar engloba a lactose, o álcool e os carboidratos. Ainda assim, o açúcar que mais favorece o crescimento atípico da cândida é o mais tradicional do tipo branco, encontrado em doces e alimentos industrializados: a sacarose. No entanto, todos esses servem de alimento para a cândida.

Outro fator que pode levar à candidíase é o estresse. Não apenas aquele perceptível, de quem trabalha muito ou passa por um momento de vida atribulado, mas também o estresse gerado por atividades físicas intensas. Essas condições favorecem o desequilíbrio dos níveis de noradrenalina e cortisol, o que também desequilibra a microbiota intestinal.

Por isso, ao diagnosticar o problema, é preciso investigar as condições externas e também se a alimentação favorece a proliferação do fungo da cândida.

Tratamento para candidíase

Uma vez diagnosticada e com as suas causas mapeadas, a candidíase deve ser tratada de maneira global. Os tratamentos vão desde o banho de assento com bicarbonato, a fim de aliviar as irritações, até a própria medicação e o ajuste do estilo de vida .

Normalmente, é recomendada a aplicação de óvulos ozonizados por via intravaginal. Este é um medicamento com ação anti-fúngica que atacam diretamente a cândida. Os remédios via oral também são importantes aliados.

Quero chamar a atenção aqui para a importância da correção dos hábitos de vida. Quando a pessoa que já sofreu de candidíase não muda a alimentação ou busca recursos para lidar com o estresse, é provável que passe pela reincidência do problema.

Uma dieta rica em farináceos e açúcares favorece o aparecimento e o retorno da candidíase. Por isso, ao reduzir ou até eliminar essas substâncias da sua vida, você se torna muito mais saudável neste e em outros aspectos.

Espero ter respondido o que é candidíase. Para saber mais, assista ao vídeo abaixo e aproveite para se inscrever em meu canal do Youtube.

Para saber:
Como envelhecer sem engordar, sem adoecer e sem perder a memória
Como emagrecer com saúde e manter-se magro definitivamente
Como mudar hábitos que são tóxicos a sua saúde
Como acordar todos os dias com energia e disposição
Como se livrar de remédios que mais intoxicam do que curam
Como manter a libido em todas as idades

Conheça o meu curso online com mais de 80 aulas, 3 cursos bônus e
um grupo com LIVES exclusivas para alunos no Facebook!

SEGREDOS PARA UMA VIDA LONGA

Acesse mais informações no site do curso:

Segredos para uma vida longa

Conheça o método para viver com muita saúde e energia.