O que é síndrome do intestino hiperpermeável?

O que é síndrome do intestino hiperpermeável?

Você sabe o que é síndrome do intestino hiperpermeável? Existe muita confusão relacionada ao assunto, inclusive por que o intestino cada vez mais é alvo de doenças auto-imunes e algumas síndromes.

Por isso, antes de explicar o que é síndrome do intestino hiperpermeável, você precisa entender como funciona o intestino.

Leia também: Por que meu intestino não funciona?

Como o intestino pode ser tornar hiperpermeável?

A estrutura do intestino lembra a de uma peneira, com diversos orifícios bem pequenos interligados. No caso, seria uma peneira muito fina. Em uma síndrome do intestino hiperpermeável, essa peneira aumenta a distância entre as suas arestas. Assim, elementos que não deveriam passar acabam passando.

Quando essa camada se perde, prejudica a nossa microbiota intestinal. Trata-se das bactérias que vivem em nosso intestino e são tão importantes para a nossa imunidade.

Ao deixarmos de seguir o padrão universal de alimentação, abrimos portas para desenvolver problemas no intestino. O padrão de alimentação tem a ver com comida de verdade. Ao termos contato com tanta comida processada e ultra-processada, desequilibramos nossa microbiota.

Não é somente o consumo de alimentos industrializados que levam a esse quadro. Bebidas alcoólicas, tabagismo, uso de drogas, uso de diversos medicamentos como corticóides e antibióticos, prejudicam o intestino. Quando a microbiota está desregulada, impede que o processo digestivo fique completo.

Você precisa entender que, antes de ser absorvido pelo organismo, nenhum alimento faz parte de nós. Nem mesmo os lactobacilos da microbiota são do material genético do ser humano. Representam apenas uma característica do intestino.

No entanto, quando encontram passagem livre sem a proteção da microbiota, o alimento que não foi bem digerido terá contato primeiro com o epitélio do intestino. Com a recorrência do problema, o corpo precisa responder das mais variadas formas.

Esse desgaste faz que as paredes do intestino liberem células mortas ao organismo. Esse processo é chamado de endotoxemia, pois libera lipopóliossacarídeos (LPPS) que entram na corrente sanguínea. Essa entrada gera reações negativas ao corpo todo, desde a queda da imunidade culminando em resfriados até problemas como candidíase.

Existe tratamento?

Reverter os casos da síndrome do intestino hiperpermeável consiste em fazer ajustes temporários na alimentação. É preciso identificar as enzimas e os hormônios específicos que estão fora de controle e outros aspectos do organismo.

Além de regular a alimentação, o paciente também recebe a suplementação. Em seguida, é comum que sejam receitados os pré-bióticos e os probióticos, a fim de enriquecer a microbiota.

Durante o tempo de tratamento, a pessoa pode contar com algumas restrições alimentares daqueles itens que causam as reações negativas. É comum que, para aqueles com maior predisposição a alergias, alguma intolerância se desenvolva durante essa fase.

Em muitos casos, a pessoa retoma com sua alimentação completa após alguns meses. Ainda assim, uma mudança de hábitos alimentares e estilo de vida é muito importante para que o problema não retorne.

Espero que você tenha entendido com este blog o que é síndrome do intestino hiperpermeável. Para saber mais, assista ao vídeo abaixo e aproveite para se inscrever em meu canal do Youtube.

Para saber:
Como envelhecer sem engordar, sem adoecer e sem perder a memória
Como emagrecer com saúde e manter-se magro definitivamente
Como mudar hábitos que são tóxicos a sua saúde
Como acordar todos os dias com energia e disposição
Como se livrar de remédios que mais intoxicam do que curam
Como manter a libido em todas as idades

Conheça o meu curso online com mais de 80 aulas, 3 cursos bônus e
um grupo com LIVES exclusivas para alunos no Facebook!

SEGREDOS PARA UMA VIDA LONGA

Acesse mais informações no site do curso:

Segredos para uma vida longa

Conheça o método para viver com muita saúde e energia.