Saiba como Lidar com a Oleosidade
oleosidade

Saiba como Lidar com a Oleosidade

Você sofre com a oleosidade dos cabelos? E da pele?

Geralmente quem tem cabelos oleosos também tem a pele oleosa, pois as glândulas sebáceas funcionam, ou deveriam funcionar, da mesma forma nos dois lugares. Portanto, quem tem o cabelo oleoso, provavelmente terá a pele oleosa também.

 

O que causa a oleosidade?

Pois então, as grandes causadoras da oleosidade são as glândulas sebáceas, as quais produzem uma substância oleosa chamada sebo, que, ao ser liberada na pele e nos cabelos, causa aquela aparência gordurosa, brilhante, e mais opaca nos cabelos.

O excesso de sebo deixa a pele, além de brilhante, com os poros dilatados e favorece o aparecimento da acne. Nos cabelos, além da aparência engordurada, ainda deixa os fios sem volume e grudados no couro cabeludo.

É importante salientar que, ao identificar o excesso de oleosidade na pele ou nos cabelos, é sinal de que as glândulas sebáceas estão trabalhando intensamente, ou também que elas existem em maior número.

As causas para essa produção acelerada de sebo podem ser várias, passando pelo clima, herança genética, e logicamente hábitos, incluindo principalmente a alimentação, mas também podem ser hormonais.

 

Causas Hormonais para a Oleosidade

Sabemos que os hormônios são responsáveis por muitos processos no nosso corpo. Portanto, quando existem alterações, disfunções na síntese e na circulação dos hormônios, tenha a certeza de que aparecerão consequências nas principais atividades orgânicas do corpo.

Alerto aqui que quem possui oleosidade excessiva pode estar sofrendo de desequilíbrio hormonal, uma vez que a produção de sebo é gerenciada pelos hormônios masculinos androgênios, principalmente a testosterona. Aviso aqui que, logicamente, os anticoncepcionais também podem influenciar neste caso.

Quando os casos são extremos, indico a investigação, por meio de exames, para saber exatamente se a causa é hormonal e então poder apontar a melhor forma de tratar o excesso de oleosidade.

Mas o que gostaria de dizer aqui é que a oleosidade não é tão ruim quanto todos pensam. Saiba que para a pele, é considerado o melhor creme anti rugas que existe, a oleosidade natural da pele.

Principalmente aquela que é formada enquanto aproveitamos nosso sono reparador, essa oleosidade é que ajuda a pele a recompor-se, ela vai ajudar nas olheiras, e vai trazer junto com o sono, um aspecto fresco para a sua pele no dia seguinte.

 

Como conviver com a oleosidade?

Sobre os hábitos, combata a oleosidade de dentro para fora, uma alimentação balanceada é sua maior aliada no combate da oleosidade excessiva, escolha alimentos anti-inflamatórios e antioxidantes, e lembre-se de beber bastante água, 2 litros por dia no mínimo é altamente recomendado.

Sobre lavar os cabelos, quanto mais você lavar, mais rápido eles ficarão oleosos, e na pele acontece o mesmo, se lavar muitas vezes por dia, vai continuar estimulando a produção de sebo.

Para os cabelos aponto como soluções práticas o uso do shampoo seco, dry shampoo, e também o talco de bebê, por exemplo, funcionam muito bem para remover a oleosidade momentaneamente e assim você consegue segurar um tempo sem ficar lavando seus cabelos.

Para a pele, o pó facial, aquele soltinho, translúcido, funciona muito bem, pesquise sobre os pós e linhas de maquiagem naturais e profissionais, utilizadas por fotógrafos para diminuir o brilho da pele. Evite o pó compacto, funciona mas não evita o brilho da pele.

Falando de maquiagem, use sempre produtos à prova de água e peles oleosas, assim não corre o risco de borrar. Antes de aplicar a sua maquiagem, um truque é passar gelo ou água gelada na pele, contrai os poros e assim a maquiagem se torna mais durável. Fixador de maquiagem e um primer também são uma boa, para evitar que as cores derretam com a oleosidade da pele.

E uma última dica, ao lavar seus cabelos, aplique o shampoo para cabelos oleosos duas vezes, esfregue bem com movimentos circulares. E de maneira nenhuma aplique condicionador na área perto da raiz dos cabelos, pois todos os condicionadores possuem óleo, que vão deixar sua raiz oleosa num tempo menor do que o normal.

 

E para finalizar, é importante salientar que caso você sofra de oleosidade excessiva, procure um médico especializado, para descobrir se realmente o problema pode estar relacionada à hormônios, para assim indicar tratamentos adequados.

Caso a oleosidade seja aturável, sugiro que faça as pazes com ela. Saiba que quanto mais você lutar para remover o sebo, mais sebo vai criar, na sua pele e nos seus cabelos. Simplesmente porque a função do sebo é a proteção, e quanto mais você retira ele, o corpo querendo se defender, mais vai produzir.

 

Leia também meu artigo sobre os Benefícios do Óleo de Coco.

 

Dr. Victor Sorrentino

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Todos sabem que não há vida sem água e que devemos tomar água diariamente para nos mantermos hidratados. Mas se é uma substância tão importante, não deveríamos saber mais sobre como escolher a água que vamos beber? O assunto é de suma importância para a saúde das pessoas, mas a falta de conhecimento faz com que praticamente a totalidade da população mundial passe ao largo de todos os benefícios que uma água de boa qualidade pode proporcionar, pois não há orientação na hora de escolher esta substância vital. As pessoas ficam à mercê das informações publicitárias das empresas que se favorecem da venda de água e que, muitas vezes, não têm o compromisso com a saúde do consumidor, mas sim com o lucro do seu produto.

A água é o mais abundante constituinte do corpo humano. Um indivíduo de 70 kg, por exemplo, tem aproximadamente 42 litros de água no corpo. Somos, sim, “aquários ambulantes”, e desta foma é possível imaginar que nossas células sejam os peixes desse aquário. Caso o peixe esteja doente e a água estiver inadequada, não adianta tratar só o peixe e colocá-lo na mesma água: deveríamos trocar a água ou tratá-la.

Entretanto, a medicina só pensa nos solutos, raramente nos solventes. Para se ter ideia das proporções deste elemento, sabe-se que o corpo de um recém-nascido é constituído de mais de 80% de água, o corpo de um adulto não desidratado é constituído por 69% de água e o corpo de um idoso é constituído de pouco mais de 50% de água. Ela constitui 85% do cérebro, 92% do sangre e 87% do fígado.

É fundamental o conhecimento das propriedades da água, para que se possa aproveitar os benefícios que este elemento pode oferecer. E é realmente fundamental que haja um esforço no sentido de informar a população sobre este elemento essencial à vida e que pode ter ação medicinal diariamente!

O ser humano foi criado para estar em movimento. Nossa estrutura biológica conta com um sistema muito bem organizado para possibilitar-nos mobilidade. Se pensarmos bem, o homem foi inserido em um mundo onde para tudo era necessário o movimento. Alimentos vinham essencialmente da caça e de vegetais, a locomoção dependia exclusivamente das pernas. Ou seja: sedentarismo era algo que simplesmente não tinha como existir.

Com o passar dos anos e a evolução, muitas facilidades foram criadas a fim de dar conforto e bem-estar às pessoas. Entretanto, chegamos a um ponto crítico na história da humanidade, onde em grande parte dos países desenvolvidos o sedentarismo transcende o movimento, e o resultado deste mudança tem sido desastroso e extremamente deletério à saúde humana.

Infelizmente, grande parte das pessoas não se dá conta de que está indo absolutamente contra a natureza de nossa espécie ao passar a maior parte do tempo sentada e esquecendo de compensar essa deficiência de atividades com alguma forma de exercício. A queixa é praticamente sempre a mesma: falta de tempo… Por outro lado, é sabido também que esta “desculpa” tem um caráter de praticidade, ou seja, é mais simples usar este argumento do que buscar organizer-se para dar prioridade à saúde.

A prática de atividade física moderada é uma das principais formas de prevenção de doenças atreladas ao envelhecimento, e aqui não estamos falando nem sobre a necessidade de sermos atletas, mas sim de simplesmente buscarmos manter uma rotina semanal de exercícios. Você já sabe que cerca de 85% de sua saúde dependem exclusivamente de seus hábitos de vida, restando pouco para culparmos a genética. Então, é importante saber que este “medicamento natural” e que depende só de você está associado à preservação de Alzheimer, doenças cardiovasculares e degenerativas, diabetes, hipertensão, obesidade e inclusive o câncer.

O estresse já foi mencionado diversas vezes como o mal do nosso século. Viver sem estresse em um mundo estressante é algo praticamente inalcançável. Na realidade nosso corpo não foi feito para viver sem agentes estressores, tal como um carro não é produzido sem um sistema preparado para resistir a situações de imperfeição das rodovias, por exemplo. Nossa máquina (nosso corpo) tem um sistema “quase” perfeito, no entanto primitivo. Lendo este artigo você vai compreender o motivo pelo qual nosso sistema de estresse ainda parece estar atrasado no tempo.

A fisiologia humana e munida de um sistema que tem como função principal preservar a nossa vida. Isto é prioridade, ou seja, todas as vezes em que seu corpo entender que você está em perigo, uma reação intensa, que envolve a produção e a liberação de uma série de substâncias, terá um fim primário: a preservação da vida. Mas o que é uma situação de perigo, de vida ou morte?

Nossa capacidade evolutiva de adaptação infelizmente gera uma confusão na interpretação dos fatos, e as reações a estas situações acabam sendo inevitavelmente as mesmas de um perigo “real”, com menor ou maior intensidade, mas moduladas pelo que definimos como estresse.

O estresse está baseado, entre outros, na ativação do sistema hormonal hipófise-hipotálamo (duas glândulas que se situam dentro do cérebro), com a secreção do hormônio adrenocorticotrófico que ativa a glândula suprarrenal (também chamada de Adrenal), desencadeando uma secreção de hormônios glicocorticoides, como Cortisol. O Cortisol aumenta a quebra de proteínas nos músculos, ossos e nos tecidos linfáticos, além de inibir a síntese proteica. Isso faz com que aumente o nível de aminoácidos no sangue, que são utilizados pelo fígado para produção de glicose, aumentando também o nível de açúcar no sangue.

Toda vez que o Cortisol é aumentado, o seu corpo se prepara para uma guerra, para uma fuga, para uma situação de vida ou morte, independente de isso estar acontecendo realmente ou não.

Muitas pessoas passam a usar e abusar dos remédios para conter ansiedade, para ficar mais felizes, para dormir, e aí se segue uma sequência de drogas que viciam e infelizmente se tornaram commodities nas vidas das pessoas. Em outras palavras, a ignorância acerca dessa condição moderna e a busca pela facilidade de resolver um problema, desfocando-se dele e criando outro, está criando uma geração de dependentes químicos, por mais dura e triste que seja esta realidade.

As alterações de níveis de Cortisol provocam também sintomas comportamentais, como comer em excesso, perda de apetite, exagerado usado de bebidas alcoólicas, tabagismo, drogadição e mecanismos de enfrentamento negativas.

A expectativa de vida média alcança 75 anos no Brasil e já está em 85 anos nos países desenvolvidos. Observando a evolução da humanidade e o aumento deste índice, fica fácil e absolutamente racional chegar à conclusão de que nossos filhos viverão uma época em que o normal será ultrapassar os 100 anos. Mas com que qualidade de vida, se hoje o brasileiro, por exemplo, passa 1/5 de sua vida incapacitado? Imagine viver os últimos 20 anos de nossas vidas no futuro, sem capacidade de lembrar o nome das pessoas, sem poder viajar, passear, trabalhar, em síntese, apenas sobrevivendo?

A terapia hormonal é uma escolha de cada paciente e pode conferir qualidade de vida a homens e mulheres para alcançar uma longevidade mais saudável. Mas não basta somente a terapia para envelhecer com saúde, fatores externos como dieta alimentar balanceada, exercícios físicos e outras escolhas de estilo de vida, também são importantes. É preciso que a pessoa incorpore uma rotina regular de exercícios físicos e adote um regime nutricional equilibrado e bem orientado.
Pois é, a escolha está em suas mãos. Pesquisar, ir atrás da verdade e ter a oportunidade de viver com saúde, de não ser manipulado e ver as verdades serem escondidas, tudo depende única e exclusivamente de cada um. Independente disto, se eu conseguir mudar a vida de uma só pessoa, já estarei feliz e sentirei que fiz a minha parte.

Existem três grandes grupos de alimentos na natureza à nossa disposição. Eles são chamados de Macronutrientes: Proteínas, Gorduras e Carboidratos. Cada um tem propriedades individuais e serve para diferentes funções bioquímicas em nossos corpos, portanto, os três grupos são fundamentais, cada qual com sua particularidade.

As proteínas são formadas pela combinação entre aminoácidos, sendo que a diferença entre elas está em sua composição. Dependendo de quantos e quais aminoácidos constituem uma ou outra proteína, elas acabam servindo mais esta ou aquela função em nosso corpo. Existem as proteínas animais, que são indiscutivelmente mais completas, e as vegetais, que infelizmente sempre deixam a desejar no quesito Aminoácidos Essenciais. E as proteínas, servem pra que? Ora, para sua pele, seus olhos, ossos, coração, músculos, cabelos, ou seja, proteínas são construtoras! São os tijolos de sua casa, são a estrutura palpável de seu corpo. Até base de formação de hormônios elas são!

Algumas gorduras também são classificados como Essenciais, e são bem conhecidas de todos vocês: Ômega-3 e Ômega-6. Quero dizer, com isso que não há vida sem esses dois elementos. É importante que saibamos que as gorduras podem gerar energia, aumentar a imunidade, melhorar a capacidade cardíaca, aumentar a nossa inteligência e ser utilizadas como substrato de formação dos hormônios esteroidais.

Carboidratos na realidade são os vegetais! Verduras, saladas, leguminosas e frutas são os carboidratos “originais”, digamos assim. Pães de todos os tipos, salgadinhos, tortas, doces e tudo mais corromperam nossas inteligências e se tornaram carboidratos de escolha. Grande erro, pois à medida que aumentamos a oferta e a facilidade com que ingerimos carboidratos, estes unicamente se depositarão como reserva em forma de gordura!

Proteínas têm como função servir para uma série de coisas em seu corpo, até mesmo para gerar energia na falta de carboidratos. Se você se passar um pouco na ingestão de gorduras (de boa qualidade), poderá até utilizá-las para outras funções em seu corpo e, novamente, na falta de carboidratos, ela servirá preferencialmente para gerar energia. Mas se você se passar na quantidade e na qualidade dos carboidratos, nada será utilizado para gerar energia! Saiba que todo o excedente será armazenado em forma de gordura no corpo. Isso mesmo, aquela gordura abdominal, nas coxas, nos flancos, na papada etc. E entenda que optar pelos carboidratos corretos, como os vegetais, é uma forma absolutamente inteligente de agir. É por isso que a velha história de contar calorias é completamente absurda. Cada macronutriente tem uma função e suas calorias não podem ser comparadas entre si.