Quais os benefícios do ômega 3 para a saúde cardiovascular?

Quais os benefícios do ômega 3 para a saúde cardiovascular?

Os benefícios do ômega-3 para a saúde cardiovascular são amplamente estudados e difundidos.

Trata-se de uma gordura poli-insaturada de excelente qualidade e que não é produzida naturalmente pelo nosso organismo.

Por isso, para obter seus níveis ideais, é preciso recorrer a uma alimentação equilibrada e, em muitos casos, à suplementação orientada por profissional.

Entre as suas funções, podemos destacar a melhoria da reprodução celular, da qualidade dos neurônios e as funções oculares.

Os níveis ótimos de ômega 3 também são essenciais para a saúde cardiovascular, tanto para a prevenção quanto para o tratamento do paciente que já infartou.

Até algum tempo atrás, os estudos científicos eram inconclusivos a respeito dos efeitos do ômega 3 para as doenças cardiovasculares. Hoje, temos evidências que nos trazem os benefícios do ômega-3 nesse sentido.

Mecanismos do ômega-3

Os mecanismos de ômega 3 no corpo humano são diversos. Para a saúde cardiovascular, podemos destacar a melhora no perfil lipídico e o potencial efeito anti-inflamatório.

Um estudo publicado na Cochrane, em fevereiro de 2020, demonstra o uso do ômega-3 na prevenção primária de doenças cardiovasculares.

Assim, concluiu-se que pacientes com moderado ou baixo risco podem beneficiar-se muito do uso desse suplemento. O estudo comparou, inclusive, o efeito do ômega-3 e o efeito da estatina.

Entre as principais conclusões, ficou claro que manter os níveis ideais desse nutriente trazia o mesmo benefício, inclusive, sem os efeitos colaterais trazidos pelas estatinas.

Leia também: Quais os benefícios do azeite de oliva para a saúde cardiovascular?

Ômega-3 e ômega-6

No entanto, para que atinja o efeito benéfico do Omega-3, é fundamental o balanço entre ômega-3, ômega-6 e gorduras saturadas. O Ômega-3 age na membrana celular por competição com essas outras gorduras

Enquanto o ômega-3 conta com ação anti-inflamatória, o Omega-6 é pró-inflamatório!

O organismo também precisa da inflamação. Porém, quando os níveis de ômega-6 são desproporcionais, essa inflamação fica descontrolada.

Estudos demonstram que a proporção entre ômega-3 e ômega-6 é cada vez mais desproporcional. Enquanto consumimos 1 para 30, o ideal seria 1 para 2.

Esse desequilíbrio pode desencadear processos de inflamação crônica subclínica, quadro em que as artérias podem acabar obstruídas e os riscos cardiovasculares aumentados.

É por isso que falo muito sobre o consumo de ômega-3 para a saúde cardiovascular.

Está presente nos peixes de águas profundas, como salmão e sardinha, na linhaça e na chia. Porém, o salmão criado em cativeiro não é alimentado de forma natural e por isso não recomendo.

Como a nossa alimentação é muito mais rica em ômega 6, inclusa nos óleos vegetais como de milho e soja, acabamos em um desequilíbrio.

Portanto, a suplementação, quando bem guiada, pode trazer enormes benefícios ao paciente na prevenção cardiovascular.

Espero ter explicado neste artigo sobre os benefícios do ômega 3 para a saúde cardiovascular.

Quer saber mais? Assista minha aula gratuita sobre suplementação cardiovascular

Nessa aula, falo sobre suplementos e fitonutrientes para a saúde cardiovascular com meu colega cardiologista Dr. Túlio Sperb.

Para acessar, basta clicar no botão abaixo:

Até a próxima!

Conheça o método para viver com muita saúde e energia.