Os Super Alimentos
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Os Super Alimentos

Muitos defendem esse termo, e outros até mesmo condenam. É bem polêmico se depositarmos tanta esperança assim nos rótulos que anunciam os super alimentos. E nos rótulos, eu concordo.

Porém hoje vamos falar aqui sobre os super alimentos de verdade, não os que anunciam nas embalagens de supermercados.

 

Essa tendência vem do fato que, cada vez mais, as pessoas precisam adotar um estilo de vida saudável.

E os motivos eu expliquei no artigo anterior – Quer viver muito? Sua longevidade está na mesa – todos querem fugir das doenças e ter mais qualidade de vida.

 

Acredito que sim, os alimentos (de verdade) podem ser importantes no sentido de proteger e/ou retardar o processo de envelhecimento, atuar no estímulo da beleza física, estimular a inteligência e até mesmo ajudar na luta contra a depressão.

São os alimentos que vão atuar contra os efeitos nocivos dos radicais livres; ricos em substâncias antioxidantes e vitaminas como:

  • Vitaminas A, C, E,
  • Flavonoides
  • Beta-caroteno
  • Ácidos graxos
  • Ômega 3

 

Quais seriam então os superalimentos?

Ovos

Considerado a melhor fonte de proteína natural, de alto valor biológico. Rico em vitaminas, ele oferece relevantes quantidades de vitaminas A, D, K, B2, B5 e B12.  Rico em minerais, especialmente potássio, fósforo, ferro e selênio.

O ovo é fonte de ômega 3 e colina, o nutriente que é indispensável para o bom funcionamento do cérebro. Os carotenoides como zeaxantina e luteína, que são importantíssimos para a visão, podendo inclusive proteger contra a degeneração macular e catarata. É comprovado que ingerir ovos no café da manhã leva a comer menos durante o dia.

Leia também: Ovo – Um alimento completo

 

Mirtilos (Blueberry)

Contém flavonoides e muita vitamina C. Pode ajudar no controle da obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares. Contribui para a saúde dos ossos, diminui a pressão arterial, previne câncer e doenças do coração. Promove uma melhora da saúde mental, estimula o bom funcionamento do sistema gastrointestinal, promove saciedade e ajuda no processo de emagrecimento. A vitamina C também atua na batalha contra as rugas.

 

Gojiberry

Poderoso antioxidante que previne o envelhecimento e reduz a ação dos radicais livres. Oferece alta concentração de Vitamina C, muito maior do que a laranja, ajuda no controle do colesterol. Fonte de fibras, o consumo contribui no alcance da sensação de saciedade. Melhora o sistema imunológico, a qualidade do sono e ajuda nos sintomas da menopausa. Contribui para a saúde dos olhos e da visão. Auxilia a manter o bom humor e sensação de bem estar, já que é precursor de serotonina.

 

Alho

Consumir diariamente pode derrubar pela metade as chances de ter câncer. O alho também é responsável por promover um processo semelhante à limpeza do organismo, descartando as células velhas que não estão mais funcionando como deveriam. Além disso, o alho também pode ser considerado um aliado no tratamento de resfriados, da hipertensão e prevenção de problemas cardiovasculares. E é um fortalecedor da imunidade.

 

Gengibre

Poderoso na prevenção contra o câncer. Ajuda a dormir bem, auxilia no funcionamento do sistema digestivo, ajuda a aliviar náuseas e diarreias, previne resfriados, analgésico e anti-inflamatório. Ajuda a manter os bons níveis de colesterol e insulina, a aliviar dores, de músculos, articulações e também cólicas menstruais.

 

Abacate

O abacate é rico em vitamina E, A, B1, B2, gorduras monoinsaturadas, sais minerais, Cálcio, Ferro, Fósforo e Magnésio. Seu acentuado valor energético é relacionado ao seu conteúdo em gorduras, responsável pelo aumento do colesterol HDL (considerado o bom colesterol). Rico em glutationa, o antioxidante mais poderoso que existe no corpo humano.

Leia também: O abacate e seus benefícios

 

Cacau

Alimento considerado pela ORAC (Oxygen Radical Absorbance Capacity) como o alimento de maior nível de antioxidante do mundo. Dos alimentos do planeta, o cacau entrega o maior índice de antioxidantes. Cacau é a comida mais rica em antioxidantes no mundo!

Leia também: Como obter os verdadeiros benefícios do cacau?

 

Romã

Possui uma imensidão de antioxidantes de primeira linha. Rico em água, é boa fonte de potássio, ferro, cálcio e fósforo, além de prevenir problemas cardíacos e o colesterol. Poderoso anti-bactericida, contribui para a queda da pressão arterial. Eficiente no tratamento da acne, é anti-inflamatório e excelente rejuvenescedor para a pele. Melhora a circulação, celulite e facilita a perda de peso. Aumenta a resistência frente a infecção urinária.

 

Chá verde

Extremamente rico em antioxidantes, diminui o colesterol, prevenindo o depósito de gordura no organismo. O chá verde é utilizado no auxilio da perda de peso, aumentando o metabolismo, auxiliando assim a queima e eliminação de gordura. 

 

Brócolis

Fonte de cálcio, rico em proteínas, e ainda ajuda a evitar o câncer de próstata. Por ser antioxidante, atua na prevenção de outros tipos de câncer, como de mama e do colo uterino. Oferece quantidades significativas de beta caroteno, zinco e selênio, é um grande aliado para promover o fortalecimento do sistema imunológico. Oferece potássio e magnésio que regulam a pressão sanguínea. O consumo de brócolis acaba por ser um ótimo controlador da insulina, já que contém muita fibra e pouco açúcar, a taxa de insulina acaba ficando baixa.

 

Uva

O resveratrol presente na uva é um poderoso antioxidante, age diretamente retardando o antienvelhecimento celular. Melhora o colesterol, diminui o risco das doenças cardiovasculares, auxilia no combate às dores articulares, previne o Alzheimer. Inibe a formação de radicais livres, aumenta a resistência das fibras de colágeno, e também pode ser usado na prevenção e tratamento de câncer.

Leia também: O Segredo das Uvas

 

Cúrcuma

Também conhecida como açafrão da terra, é muito bom para a prevenção contra o câncer. Reduz o colesterol, diminuindo a oxidação do LDL. Diminui o tamanho da trombose no infarto do miocárdio. Para quem sofre de diabetes tipo II, diminui os níveis de hemoglobina glicosilada. Diminui as crises de exacerbação na esclerose múltipla. Protege contra Alzheimer e Parkinson; e ainda retardando o processo degenerativo nos casos de Alzheimer. Diminui as dores da artrite. Contribui para o controle de doenças de pele como psoríase e dermatites. E estimula a regeneração muscular.

 

 

A Cilada da Mídia

É preciso tomar cuidado sim com o apelo da mídia, pois alimentos totalmente milagrosos não existem.

Na Europa inclusive empresas foram impedidas de usar o termo super alimento nos rótulos para evitar que o marketing tome conta de mais esse conceito.

É preciso lutar contra o incentivo da alimentação baseada no que diz a mídia. Não adianta se entupir de ‘super alimentos’ e continuar com velhos hábitos sedentários, comendo muito carboidrato, abusando do tabaco e do álcool.

Nenhum superalimento pode compensar uma alimentação desregrada.

A saúde que pode ser proporcionada pelos alimentos vêm de um conjunto de práticas, que além da alimentação inclui os exercícios físicos, e a manutenção de hábitos saudáveis.

Até a próxima gente!

Victor Sorrentino

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Todos sabem que não há vida sem água e que devemos tomar água diariamente para nos mantermos hidratados. Mas se é uma substância tão importante, não deveríamos saber mais sobre como escolher a água que vamos beber? O assunto é de suma importância para a saúde das pessoas, mas a falta de conhecimento faz com que praticamente a totalidade da população mundial passe ao largo de todos os benefícios que uma água de boa qualidade pode proporcionar, pois não há orientação na hora de escolher esta substância vital. As pessoas ficam à mercê das informações publicitárias das empresas que se favorecem da venda de água e que, muitas vezes, não têm o compromisso com a saúde do consumidor, mas sim com o lucro do seu produto.

A água é o mais abundante constituinte do corpo humano. Um indivíduo de 70 kg, por exemplo, tem aproximadamente 42 litros de água no corpo. Somos, sim, “aquários ambulantes”, e desta foma é possível imaginar que nossas células sejam os peixes desse aquário. Caso o peixe esteja doente e a água estiver inadequada, não adianta tratar só o peixe e colocá-lo na mesma água: deveríamos trocar a água ou tratá-la.

Entretanto, a medicina só pensa nos solutos, raramente nos solventes. Para se ter ideia das proporções deste elemento, sabe-se que o corpo de um recém-nascido é constituído de mais de 80% de água, o corpo de um adulto não desidratado é constituído por 69% de água e o corpo de um idoso é constituído de pouco mais de 50% de água. Ela constitui 85% do cérebro, 92% do sangre e 87% do fígado.

É fundamental o conhecimento das propriedades da água, para que se possa aproveitar os benefícios que este elemento pode oferecer. E é realmente fundamental que haja um esforço no sentido de informar a população sobre este elemento essencial à vida e que pode ter ação medicinal diariamente!

O ser humano foi criado para estar em movimento. Nossa estrutura biológica conta com um sistema muito bem organizado para possibilitar-nos mobilidade. Se pensarmos bem, o homem foi inserido em um mundo onde para tudo era necessário o movimento. Alimentos vinham essencialmente da caça e de vegetais, a locomoção dependia exclusivamente das pernas. Ou seja: sedentarismo era algo que simplesmente não tinha como existir.

Com o passar dos anos e a evolução, muitas facilidades foram criadas a fim de dar conforto e bem-estar às pessoas. Entretanto, chegamos a um ponto crítico na história da humanidade, onde em grande parte dos países desenvolvidos o sedentarismo transcende o movimento, e o resultado deste mudança tem sido desastroso e extremamente deletério à saúde humana.

Infelizmente, grande parte das pessoas não se dá conta de que está indo absolutamente contra a natureza de nossa espécie ao passar a maior parte do tempo sentada e esquecendo de compensar essa deficiência de atividades com alguma forma de exercício. A queixa é praticamente sempre a mesma: falta de tempo… Por outro lado, é sabido também que esta “desculpa” tem um caráter de praticidade, ou seja, é mais simples usar este argumento do que buscar organizer-se para dar prioridade à saúde.

A prática de atividade física moderada é uma das principais formas de prevenção de doenças atreladas ao envelhecimento, e aqui não estamos falando nem sobre a necessidade de sermos atletas, mas sim de simplesmente buscarmos manter uma rotina semanal de exercícios. Você já sabe que cerca de 85% de sua saúde dependem exclusivamente de seus hábitos de vida, restando pouco para culparmos a genética. Então, é importante saber que este “medicamento natural” e que depende só de você está associado à preservação de Alzheimer, doenças cardiovasculares e degenerativas, diabetes, hipertensão, obesidade e inclusive o câncer.

O estresse já foi mencionado diversas vezes como o mal do nosso século. Viver sem estresse em um mundo estressante é algo praticamente inalcançável. Na realidade nosso corpo não foi feito para viver sem agentes estressores, tal como um carro não é produzido sem um sistema preparado para resistir a situações de imperfeição das rodovias, por exemplo. Nossa máquina (nosso corpo) tem um sistema “quase” perfeito, no entanto primitivo. Lendo este artigo você vai compreender o motivo pelo qual nosso sistema de estresse ainda parece estar atrasado no tempo.

A fisiologia humana e munida de um sistema que tem como função principal preservar a nossa vida. Isto é prioridade, ou seja, todas as vezes em que seu corpo entender que você está em perigo, uma reação intensa, que envolve a produção e a liberação de uma série de substâncias, terá um fim primário: a preservação da vida. Mas o que é uma situação de perigo, de vida ou morte?

Nossa capacidade evolutiva de adaptação infelizmente gera uma confusão na interpretação dos fatos, e as reações a estas situações acabam sendo inevitavelmente as mesmas de um perigo “real”, com menor ou maior intensidade, mas moduladas pelo que definimos como estresse.

O estresse está baseado, entre outros, na ativação do sistema hormonal hipófise-hipotálamo (duas glândulas que se situam dentro do cérebro), com a secreção do hormônio adrenocorticotrófico que ativa a glândula suprarrenal (também chamada de Adrenal), desencadeando uma secreção de hormônios glicocorticoides, como Cortisol. O Cortisol aumenta a quebra de proteínas nos músculos, ossos e nos tecidos linfáticos, além de inibir a síntese proteica. Isso faz com que aumente o nível de aminoácidos no sangue, que são utilizados pelo fígado para produção de glicose, aumentando também o nível de açúcar no sangue.

Toda vez que o Cortisol é aumentado, o seu corpo se prepara para uma guerra, para uma fuga, para uma situação de vida ou morte, independente de isso estar acontecendo realmente ou não.

Muitas pessoas passam a usar e abusar dos remédios para conter ansiedade, para ficar mais felizes, para dormir, e aí se segue uma sequência de drogas que viciam e infelizmente se tornaram commodities nas vidas das pessoas. Em outras palavras, a ignorância acerca dessa condição moderna e a busca pela facilidade de resolver um problema, desfocando-se dele e criando outro, está criando uma geração de dependentes químicos, por mais dura e triste que seja esta realidade.

As alterações de níveis de Cortisol provocam também sintomas comportamentais, como comer em excesso, perda de apetite, exagerado usado de bebidas alcoólicas, tabagismo, drogadição e mecanismos de enfrentamento negativas.

A expectativa de vida média alcança 75 anos no Brasil e já está em 85 anos nos países desenvolvidos. Observando a evolução da humanidade e o aumento deste índice, fica fácil e absolutamente racional chegar à conclusão de que nossos filhos viverão uma época em que o normal será ultrapassar os 100 anos. Mas com que qualidade de vida, se hoje o brasileiro, por exemplo, passa 1/5 de sua vida incapacitado? Imagine viver os últimos 20 anos de nossas vidas no futuro, sem capacidade de lembrar o nome das pessoas, sem poder viajar, passear, trabalhar, em síntese, apenas sobrevivendo?

A terapia hormonal é uma escolha de cada paciente e pode conferir qualidade de vida a homens e mulheres para alcançar uma longevidade mais saudável. Mas não basta somente a terapia para envelhecer com saúde, fatores externos como dieta alimentar balanceada, exercícios físicos e outras escolhas de estilo de vida, também são importantes. É preciso que a pessoa incorpore uma rotina regular de exercícios físicos e adote um regime nutricional equilibrado e bem orientado.
Pois é, a escolha está em suas mãos. Pesquisar, ir atrás da verdade e ter a oportunidade de viver com saúde, de não ser manipulado e ver as verdades serem escondidas, tudo depende única e exclusivamente de cada um. Independente disto, se eu conseguir mudar a vida de uma só pessoa, já estarei feliz e sentirei que fiz a minha parte.

Existem três grandes grupos de alimentos na natureza à nossa disposição. Eles são chamados de Macronutrientes: Proteínas, Gorduras e Carboidratos. Cada um tem propriedades individuais e serve para diferentes funções bioquímicas em nossos corpos, portanto, os três grupos são fundamentais, cada qual com sua particularidade.

As proteínas são formadas pela combinação entre aminoácidos, sendo que a diferença entre elas está em sua composição. Dependendo de quantos e quais aminoácidos constituem uma ou outra proteína, elas acabam servindo mais esta ou aquela função em nosso corpo. Existem as proteínas animais, que são indiscutivelmente mais completas, e as vegetais, que infelizmente sempre deixam a desejar no quesito Aminoácidos Essenciais. E as proteínas, servem pra que? Ora, para sua pele, seus olhos, ossos, coração, músculos, cabelos, ou seja, proteínas são construtoras! São os tijolos de sua casa, são a estrutura palpável de seu corpo. Até base de formação de hormônios elas são!

Algumas gorduras também são classificados como Essenciais, e são bem conhecidas de todos vocês: Ômega-3 e Ômega-6. Quero dizer, com isso que não há vida sem esses dois elementos. É importante que saibamos que as gorduras podem gerar energia, aumentar a imunidade, melhorar a capacidade cardíaca, aumentar a nossa inteligência e ser utilizadas como substrato de formação dos hormônios esteroidais.

Carboidratos na realidade são os vegetais! Verduras, saladas, leguminosas e frutas são os carboidratos “originais”, digamos assim. Pães de todos os tipos, salgadinhos, tortas, doces e tudo mais corromperam nossas inteligências e se tornaram carboidratos de escolha. Grande erro, pois à medida que aumentamos a oferta e a facilidade com que ingerimos carboidratos, estes unicamente se depositarão como reserva em forma de gordura!

Proteínas têm como função servir para uma série de coisas em seu corpo, até mesmo para gerar energia na falta de carboidratos. Se você se passar um pouco na ingestão de gorduras (de boa qualidade), poderá até utilizá-las para outras funções em seu corpo e, novamente, na falta de carboidratos, ela servirá preferencialmente para gerar energia. Mas se você se passar na quantidade e na qualidade dos carboidratos, nada será utilizado para gerar energia! Saiba que todo o excedente será armazenado em forma de gordura no corpo. Isso mesmo, aquela gordura abdominal, nas coxas, nos flancos, na papada etc. E entenda que optar pelos carboidratos corretos, como os vegetais, é uma forma absolutamente inteligente de agir. É por isso que a velha história de contar calorias é completamente absurda. Cada macronutriente tem uma função e suas calorias não podem ser comparadas entre si.