Pai aos 40 anos: minha mensagem aos pais (e um presente)

Pai aos 40 anos: minha mensagem aos pais (e um presente)

Ser pai aos 40 anos oferece uma perspectiva da paternidade completamente diferente dos padrões midiáticos. Mas, já vou adiantar: vai ser cada vez mais comum ouvir homens passando por isso mais tarde.

Tornei-me pai recentemente. Para ser preciso, no dia 12 de julho de 2019, praticamente um mês antes do meu primeiro Dia dos Pais como pai.

Quando eu nasci, meu pai tinha 18 anos. Ou seja, a probabilidade que ele pudesse me ver crescer com toda a saúde necessária era bastante alta, apesar dos desafios que teria pela frente para construir a vida e me proporcionar boas oportunidades.

Agora, diante do meu próprio filho, tenho uma outra perspectiva. Eu já percorri boa parte da minha vida profissional, amadureci e formei meus próprios valores.

Por outro lado, reflito sobre como vou acompanhar meu filho em toda a sua vida. Mais do que dar condições e oportunidades, quero vê-lo crescer e orientar suas escolhas.

Conversar sobre isso com um paciente me fez refletir sobre o assunto e, em seguida, gravei este vídeo.

Trouxe este tema ao blog para falar mais sobre o que penso sobre ser pai aos 40 anos e quais as minhas expectativas diante desta nova experiência.

Um cenário cada vez mais comum

Em um mundo onde as cobranças para construir carreira e patrimônio crescem na mesma progressão da expectativa de vida, a maternidade e a paternidade acaba adiada para muitos casais.

Gerar filhos após os 30 anos é cada vez mais comum para muitas mulheres. E para os homens, que não têm a fertilidade com prazo de validade tão curta, a paternidade também vem mais tarde.

Ao conversar com meus pacientes, é comum entrar em conversas produtivas. Será que teremos a energia necessária para acompanhar as crianças? Aos 40, já temos expectativa de dar boas condições de vida no sentido material. Mas, eu sempre soube que não é tudo! É preciso participar da vida escolar, orientar diante de diversas situações, estar de fato presente durante as diferentes fases do crescimento. Amar nossos filhos e participar de suas vidas tanto quanto suas mães.

Ainda é onipresente a figura materna diante da responsabilidade de educar. Aos poucos, mudamos essa realidade, com nossas atitudes positivas como pais. É por isso que muito me alegra ver alguns pacientes manifestando as mesmas preocupações que eu tenho em relação à saúde. Afinal, somos muito mais expostos a estresse, má alimentação e fatores que prejudicam nossa qualidade de vida que há uma geração atrás (nossos pais).

Precisamos viver mais e com saúde para garantirmos cada momento juntinho de nossos filhos. Antes deles, muitos de nós sequer nos preocupamos com a longevidade. Depois deles, é tudo que mais desejamos: uma vida longa e saudável.

Como viver mais e melhor ao lado de nossos filhos?

É interessante notar que, para cuidar de uma família, em primeiro lugar precisamos cuidar de nós mesmos.Conforme os casais planejam seus filhos cada vez mais tarde – o que é muito melhor do que não planejar -, a necessidade da longevidade aumenta.

Isso é ter senso de responsabilidade! A busca por viver mais e com mais saúde é biológica e natural. Nossos filhos são as pessoas mais importantes das nossas vidas e, para cuidar bem deles, precisamos estar bem.

A saúde é o resultado de um conjunto de bons hábitos combinados. Quem me acompanha há algum tempo, sabe. Cada indivíduo é o principal responsável pela sua saúde!

Eu acredito tanto nisso que lancei um curso online para auxiliar a jornada de quem busca viver por longos anos e com mais saúde.

Neste Dia dos Pais, eu e meu filho Miguel queremos presentear os pais que me acompanham. Quero colocar à disposição toda a experiência que adquiri em 10 anos de prática médica.

Como eu disponibilizo esse curso?

São mais de 80 Aulas, divididas em pequenos módulos para facilitar o entendimento das pessoas, e que servem para toda Família. Meu foco neste Curso é informar e ajudar as pessoas a transformarem suas vidas.

Além do acesso às aulas, você pode tirar suas dúvidas em um grupo fechado do Facebook. Por lá, também, você pode compartilhar suas experiências e saber sobre as experiências de outros alunos do curso.

Se fosse para levar em conta todo o investimento de anos de estudos, cursos, workshops, tempo e conhecimento dos meus 15 anos de prática médica,… com certeza o valor ficaria na casa dos milhares de reais!

Mas, depois que meu filho nasceu, fiquei ainda mais tocado em ajudar pais e mães a transformarem suas vidas.

E tendo em vista a proximidade do Dia dos Pais e depois o meu aniversário (dia 24/08), resolvi dar um PRESENTE para todos aqueles que se identificaram com essa minha mensagem.

Que tal 50% de desconto no meu curso Segredos Para uma Vida Longa? Até o dia 11/08, você pode fazer sua inscrição pagando apenas metade do valor original.

Para saber como funciona o desconto, acesse este link.

Eu espero que esta mensagem sirva não apenas para quem é pai aos 40, mas em qualquer fase da vida! Nossa presença na vida de nossos filhos é o nosso maior legado. O papel do pai é fundamental na formação de uma criança. Façamos a nossa parte!

Um abraço.

Dr. Victor Sorrentino.

Conheça o método para viver com muita saúde e energia.