Por que meu intestino não funciona?

Por que meu intestino não funciona?

Você sente que seu intestino não funciona como deveria? Infelizmente, esta é a realidade de uma grande parte da população. Desde a simples obstrução intestinal, a síndrome do intestino irritável até os sintomas e as doenças mais complexas são respostas do seu organismo aos alimentos que você entrega a ele.

Provavelmente você não sabe, mas ao longo da vida passam pelo seu intestino entre 7 e 10 toneladas de alimento. Tanto aquilo que tem qualidades boas e ruins passa pelo seu trato digestivo. Em sua biologia, o seu intestino não foi programado para receber a quantidade de produtos químicos como atualmente acontece.

Nosso DNA veio preparado para nos proteger dessas impurezas. Portanto, é comum você sentir que seu intestino não funciona como deveria porque ele está respondendo de maneira negativa a tantos alimentos que não são naturais.

Você é o que você come. Essa frase não é clichê: no processo digestivo do corpo, aquele delicioso churrasco será parte de você. Essa alquimia, infelizmente, é bastante ignorada. Por isso, desconhecemos tanto o funcionamento do intestino e por que ele deixa de funcionar de forma saudável.

Importância do intestino para o corpo

A função do intestino está muito além do sistema digestivo. Além de contar com sistema nervoso autônomo, é o principal responsável pelo sistema imunológico – cerca de 70% das nossas células de defesa ficam no intestino.

Nossa microbiota intestinal, que você provavelmente conhece como flora intestinal, corresponde a pelo menos 2kg do nosso peso corporal. São cerca de 100 trilhões de células responsáveis pela digestão de alimentos e prevenção de infecções. É de extrema importância manter essa microbiota equilibrada.

Manter a nutrição dessas células passa por alimentação de qualidade. Quando isso não acontece, além dos problemas intestinais, abrimos a porta para o desenvolvimento de doenças crônicas e até das doenças auto-imunes. Diabetes, diabesidade, alzheimer, câncer, depressão entre outros problemas, podem ser expressados.

Alguns sinais de que o seu intestino não está funcionando com todo o seu potencial são:

  • Não ir ao banheiro todos os dias;
  • Fezes com alterações na consistência e no odor;
  • Oscilação de hábitos intestinais.

Como tratar bem o seu intestino

Como fica claro, o mau funcionamento do intestino ocasiona em doenças diversas, relacionadas direta ou indiretamente a esse órgão. Por isso, vou listar algumas atitudes que você pode ter hoje mesmo para elevar a sua saúde e qualidade de vida cuidando bem desse órgão.

Leia também: Como saber se tenho alergia alimentar?

Alimente-se bem

Quanto melhor a nutrição, melhor você trata a sua microbiota intestinal. Uma alimentação diversificada dá forças para as bactérias boas do organismo, responsáveis pela defesa e pela digestão. Quanto mais você cuida desses mico-organismos, melhor vai funcionar o seu intestino e menores as chances de desenvolver doenças.

Beber água e consumir probióticos – presentes no kefir, no kombucha, entre outras colônias – também enriquece a sua flora intestinal.

Durma o suficiente

O intestino também precisa de um tempo para descansar e se renovar. Além disso, é durante o sono que o organismo estabiliza os níveis de leptina, hormônio responsável pela sensação de saciedade, fazendo que você não coma de forma compulsiva.

Controle o estresse

Cerca de 80% a 90% da serotonina do corpo é produzida pelo intestino. Muito mais do que o hormônio associado ao bem-estar e felicidade, ela é importante para o bom funcionamento de diversas funções vitais do organismo. Uma delas é o peristaltismo intestinal, um movimento involuntário do intestino para empurrar o bolo alimentar e garantir a digestão no local certo.

Quando os níveis de estresse estão muito altos, o cortisol fica desregulado e abre a possibilidade de desenvolver a disbiose intestinal. Essa doença compromete a reação ao estresse e também a produção da serotonina, além de derrubar a sua imunidade. Seu intestino está intimamente ligado ao seu humor e aos seus níveis de estresse.

Espero que este artigo ajude você a entender por que seu intestino não funciona da maneira como você acredita ser o melhor. Experimente mudar alguns hábitos, dentro do que for possível no seu cotidiano, e comprove as melhorias em seu intestino.

Para saber mais, assista ao vídeo abaixo e aproveite para se inscrever em meu canal do Youtube.

Para saber:
Como envelhecer sem engordar, sem adoecer e sem perder a memória
Como emagrecer com saúde e manter-se magro definitivamente
Como mudar hábitos que são tóxicos a sua saúde
Como acordar todos os dias com energia e disposição
Como se livrar de remédios que mais intoxicam do que curam
Como manter a libido em todas as idades

Conheça o meu curso online com mais de 80 aulas, 3 cursos bônus e
um grupo com LIVES exclusivas para alunos no Facebook!

SEGREDOS PARA UMA VIDA LONGA

Acesse mais informações no site do curso:

Segredos para uma vida longa

Conheça o método para viver com muita saúde e energia.