Cinco hábitos que podem acrescentar 10 anos de vida

Cinco hábitos que podem acrescentar 10 anos de vida

Você sabia que existem hábitos que podem acrescentar 10 anos de vida? Já adianto que não existem muitas novidades. Mas, infelizmente, os hábitos listados não costumam fazer parte da vida da maioria das pessoas.

Nos Estados Unidos, uma pesquisa publicada on-line no periódico Circulation comprovou que, se adotados todos os hábitos abaixo ao longo da vida, uma pessoa pode ganhar até dez anos a mais do que aquelas que não adotaram. Mas, que hábitos são esses? Precisa investir muito tempo ou dinheiro?

Como sempre coloco, a qualidade de vida é uma escolha que a pessoa faz para si todos os dias. Envelhecer com saúde requer a adoção de um estilo de vida mais saudável, algo que os próprios autores da pesquisa reconheceram que está ausente na prática clínica. No entanto, sempre recomendei aos meus pacientes.

Vamos conhecer os hábitos que podem acrescentar 10 anos de vida.

1. Nunca fumar

Este é o hábito mais fácil de seguir para quem nunca pegou em um cigarro. No entanto, para quem já é fumante, é um dos mais difíceis. Largar o vício é uma tarefa árdua, que exige acompanhamento médico e psicológico em muitos casos.

Por isso, se você nunca fumou, saiba que o cigarro só vai encurtar a sua vida e trazer doenças para o seu futuro. Nem comece. Evite ficar próximo de locais com fumaça de cigarro, pois o fumo passivo traz os mesmos prejuízos para a saúde.

Se você fuma, livre-se desse vício o quanto antes se quiser garantir uma vida longeva de qualidade.

2. Manter o IMC saudável

O Índice de Massa Corporal – IMC diz respeito àquela conta usada para verificar se o seu peso é adequado para a sua altura. Nessa conta, o seu peso é dividido pelo número da sua altura multiplicado por dois. Assim:

IMC = Peso X Altura²

Se o resultado desse cálculo ficar entre 18,5 e 24,9 kg/m³, significa que você está dentro do peso. Caso os números fiquem acima ou abaixo, recomendo uma consulta médica para adequar a sua alimentação e a sua rotina de exercícios a fim de alcançar um IMC saudável.

3. Realizar pelo menos 30 minutos de exercícios diários

Em uma rotina repleta de obrigações, poucos conseguem manter o hábito de fazer atividades físicas. De acordo com a pesquisa, esta seria a frequência ideal para aumentar a longevidade e torná-la ainda mais saudável.

Se você não consegue fazer exercícios diariamente, tente pelo menos três vezes por semana. Não precisa se matricular em uma academia, embora seja o mais recomendável. Caminhar, correr ou pedalar durante 30 minutos em uma intensidade que gere esforço físico considerável já gera resultados positivos para a saúde e o bem-estar.

4. Seguir uma dieta de alta qualidade

Ingerir os nutrientes necessários à vida nas quantidades corretas e nos momentos propícios também é um dos hábitos que podem acrescentar 10 anos de vida, de acordo com a pesquisa norte-americana. Os nutrientes devem ser colocados em uma dieta balanceada, incluindo proteínas, gorduras de boa qualidade conforme já expliquei neste artigo e pouco carboidrato.

5. Consumir quantidades moderadas de álcool

O consumo de álcool também é limitado para quem deseja viver muitos anos. Quando essa substância entra no nosso organismo, o trabalho hepático realizado é para eliminá-la o quanto antes, pois é tóxico. Os pesquisadores concluíram que mulheres não devem ultrapassar o consumo de 5g a 15g de álcool por dia, enquanto homens não deveriam consumir mais que 30g por dia.

Se você não tem o hábito de consumir álcool todos os dias, eu não recomendo que você comece. Vou deixar aqui embaixo um vídeo que desmistifica a crença de que uma taça de vinho por dia é boa para a saúde. Assista e entenda.

Espero que você adote estes hábitos que podem acrescentar 10 anos de vida. Cada um deles, por si só, deve acrescentar pelo menos 2 a 3 anos cada um. Quando adotados todos juntos, podem prolongar em até 14 anos a vida das mulheres e em 12,2 anos a vida dos homens.

Sobre a questão do álcool, veja meu vídeo e entenda por que o consumo moderado é um dos hábitos que podem acrescentar 10 anos de vida. Aproveite e se inscreva no meu canal.

Fico feliz em vê-lo no meu blog. Se você acompanha meu trabalho, é sinal de que o seu desejo é viver mais e melhor. Parabéns!

Para saber:

Como envelhecer sem engordar, sem adoecer e sem perder a memória
Como emagrecer com saúde e manter-se magro definitivamente
Como mudar hábitos que são tóxicos a sua saúde
Como acordar todos os dias com energia e disposição
Como se livrar de remédios que mais intoxicam do que curam
Como manter a libido em todas as idades

Conheça o meu curso on-line com mais de 80 aulas, 3 cursos bônus e
um grupo com LIVES exclusivas para alunos no Facebook!

SEGREDOS PARA UMA VIDA LONGA

Acesse mais informações no site do curso:

Segredos para uma vida longa

 

Conheça o método para viver com muita saúde e energia.