Hoje escolhi escrever sobre o sedentarismo: o maior inimigo da saúde na vida moderna.

Meu objetivo aqui é que todos entendam o quanto o sedentarismo pode afastar aquele desejo de uma vida saudável e sem doenças.

A vida está corrida para todo mundo!

Crise, trabalho, família, a rotina com muitos compromissos, quem não queria que o dia tivesse 36 horas? Seria uma grande ajuda!

Realmente é uma era difícil onde o tempo está cada vez mais escasso. E precisamos estabelecer prioridades.

Na busca de prioridades muitos acabam cortando o exercício físico da rotina. Esta é uma das piores decisões que uma pessoa pode tomar!

 

O Problema do Conforto

As pessoas precisam entender que o corpo humano foi feito para estar em movimento. A estrutura biológica conta com um sistema organizado que nos permite uma enorme mobilidade.

Tudo foi calculado para que o homem, desde os primórdios, precise do seu movimento para sobreviver. A alimentação vinha da caça e da coleta e a locomoção exclusivamente das pernas.

Com a evolução, facilidades foram criadas para melhorar a vida das pessoas. Mas esse conforto todo que temos hoje, como carro e comida no restaurante prontinha, gera uma preguiça e uma acomodação que está sendo desastrosa para a saúde humana.

Você passa o dia todo sentado no escritório?

Pois saiba que está indo absolutamente contra a natureza da espécie! Quem fica o dia todo sem movimento precisa compensar essa deficiência com atividade física regular.

Fomos feitos para estar em movimento!

 

Os Perigos do Sedentarismo

A queixa é sempre a mesma, a velha falta de tempo. Mas é preciso organizar-se para dar prioridade à saúde. Esta falta de tempo para cuidar do bem-estar e do próprio corpo mostra uma total inversão de valores, o que é preocupante.

Parece que tudo que é ligado ao trabalho e ao dinheiro tem prioridade, e o bem-estar fica em último lugar, isso é errado!

A prática de atividade física moderada é uma das principais formas de prevenção de doenças atreladas ao envelhecimento! E quem se entrega ao sedentarismo se priva de tudo isso!

 

Os benefícios do exercício físico para a saúde em geral são inúmeros, entre eles:

  • Controle do peso
  • Melhora do perfil do lipidograma
  • Melhora o humor
  • Aumento da produção de energia
  • Sono equilibrado
  • Maior apetite sexual
  • Sem contar a socialização e diversão que a atividade traz!

 

Quem nunca sentiu aquela sensação de satisfação logo depois praticar exercício?

Mesmo cansado, a sensação é de alma lavada! Praticar exercícios diminui a tensão dos problemas, renova a mente, faz a energia fluir e se renovar. É como se o cérebro se renovasse!

O esforço e a transpiração possibilitam esquecer o turbilhão de ideias que assombra a mente humana. O exercício traz a possibilidade da clareza, da oportunidade de repensar e acalmar os pensamentos.

Esta sensação chama-se clareza cognitiva posterior e tem fortes relações com os exercícios. E quem não pratica exercícios está se privando disso!

 

Um Mal Chamado Obesidade

Uma das maiores consequências do sedentarismo é a obesidade. O mundo está enfrentando um surto de obesidade, e no momento ela é uma das doenças mais preocupantes do nosso tempo.

De acordo com o National Health and Nutrition Examination Survey, os americanos estão pesando em média 11 kg a mais do que há 25 anos. Os adolescentes ingerem em média 275 calorias a mais do que há 5 anos atrás.

Existe uma epidemia de crianças obesas, e com certeza é um fator cultural. A falta de cuidado com a dieta e a negligência com a atividade física é algo quase hereditário, o filho faz como os pais fizeram, e isso precisa mudar!

A quantidade de carboidratos ingeridos só cresce, as dietas são baseadas em pães, massas, biscoitos, e não existe exercício para compensar tudo isso.

Quer entender melhor sobre as consequências da obesidade? Clica aqui e leia o meu artigo completo, onde expliquei melhor sobre isso!

 

Mexa-se!!

A solução é bem simples, é mudar a rotina sedentária por uma rotina que inclua o exercício físico regular! Não estou querendo que ninguém vire atleta de um dia para o outro. Mas sim que exista uma maior consciência e cuidado com a saúde.

Exercício não é apenas para garantir o visual estético do corpo, exercício é saúde!

Todo mundo pode manter uma rotina semanal de exercícios, planeje, pense, acomode, ache espaço para o exercício na sua rotina. A sua saúde vai agradecer!

Cerca de 85% da sua saúde depende de seus hábitos! O exercício é um hábito indispensável para quem quer envelhecer com qualidade e manter-se longe das doenças!

Quer saber mais sobre Como se Manter Saudável Apesar do Tempo? Clique aqui!

 

Então chega de preguiça e desculpas! Movimente-se!

Victor Sorrentino