Até que ponto sentir cansaço é normal?

Até que ponto sentir cansaço é normal?

Você conhece o limite em que sentir cansaço é normal ou é a manifestação de uma doença?

Hoje, o cansaço é campeão em reclamações pela maior parte das pessoas.

A sobrecarga de tarefas no trabalho, o trânsito, a rotina doméstica… Eu aposto como você coloca nessas situações toda a razão de viver cansado.

E se eu te dissesse que é preciso olhar para os seus hábitos?

Esperar por uma consulta médica para implementar mudanças na sua rotina e em seus costumes é um grande erro. Até porque depende muito da linha de medicina que o seu médico segue.

Em geral, somos formados na faculdade de medicina para realizar diagnósticos de patologias. São poucos os médicos treinados para conhecer o estilo de vida do paciente.

Continue até o final para entender até que ponto sentir cansaço é normal.

A raiz do seu cansaço

É comum receber no consultório pacientes que reclamam do cansaço, no entanto, contam com inúmeros maus hábitos de vida.

A culpa sequer é deles. Afinal, somos ensinados que falta de energia pode ser sinônimo de fome. Por isso, acreditamos que um café da manhã repleto de opções é positivo pra começar o dia com disposição.

Já falei neste artigo sobre o que comer no café da manhã que o pão e o café não são as melhores opções para esse período do dia. Isso porque o consumo desses itens impacta negativamente a produção hormonal do ciclo circadiano durante a manhã.

Quando você não entrega ao corpo alimentos que privilegiam a vitalidade, a sensação de cansaço é uma consequência. Se você consultar um médico e reclamar do cansaço, ele facilmente vai diagnosticar depressão ou alguma outra doença e você será medicado.

Eu entendo que em muitos casos a medicação é importante. No entanto, também sei que na maioria esmagadora dos diagnósticos não existe necessidade de medicar.

É muito comum que o medicamento faça o efeito inverso: além de não auxiliar nos sintomas do cansaço, ainda vai gerar a necessidade de tomar outros remédios.

Como driblar o cansaço?

Existem estratégias que você pode adotar hoje mesmo para administrar o seu cansaço. Sim! Evitar o uso indiscriminado de medicamentos pode ser evitado por você.

Segue uma lista de itens que você deve prestar atenção antes de consultar um médico.

Exercícios físicos

Se você pensa que exercícios vão deixar você cansado, é porque ainda não fez dele um hábito. O exercício físico é um excelente caminho para regular a sua produção hormonal e controlar os hormônios responsáveis pelo estresse, como cortisol e adrenalina.

Invista em gorduras boas

As gorduras vegetais não processadas contam com grande potencial para impulsionar nossa energia. Ovos, peixes de águas profundas, abacate, azeite de oliva e oleaginosas são alguns exemplos.

Essas gorduras são essenciais para alimentar o cérebro. O açúcar, por exemplo, apenas rouba a energia.

Jante mais cedo

Quando você consome uma janta muito rica em carboidratos e bastante próximo do horário de dormir, as chances de você acordar cansado no dia seguinte são muito altas.

Dê preferência a alimentos de baixa carga glicêmica e o mais distante da hora de deitar que for possível.

Aposte nos chás

Consumir chás regularmente é prático e reúne diversos benefícios. Apenas com o chá você fica hidratado, consome diversos fitoquímicos e antioxidantes, além de ajudar no controle da fome.

Meditação

Meditar já deixou de ser uma terapia alternativa há muito. Afinal, é uma forma rápida e barata de centrar a sua mente. Você não precisa ser um monge, ou dedicar longas horas à prática da meditação, para colher os resultados.

Separe alguns minutos por dia e faça da meditação um hábito. Assim, você torna sua mente mais centrada com o objetivo de resolver os problemas reais, em vez de ficar desgastado diante de questões que não dependem de você.

A meditação mantém a mente no presente, o que te deixa bem menos cansado.

Converse com seu médico sobre os seus hábitos de vida e peça que ele oriente, na sua individualidade, sobre o que fazer para vencer o cansaço. As causas externas sempre existirão. O que deve mudar é a sua postura.

Eu espero que este artigo tenha esclarecido a você até que ponto sentir cansaço é normal.

Até a próxima!

Conheça o método para viver com muita saúde e energia.