Sim! Você deveria ingerir Gorduras!

Sim! Você deveria ingerir Gorduras!

Para introduzir o assunto preciso desabafar, a verdade é que existe um sério descompasso entre as descobertas médicas e a utilização destas descobertas na prática médica. Trabalho publicado nos Estados Unidos há alguns bons anos demonstra que quando o conhecimento médico é validado, testado e já está disponível para a utilização, leva em média nada mais nada menos que 17 anos para que a medicina tradicional aproveite isso e use em seu dia a dia.

Imagine você um profissional que a vida inteira se baseou em uma teoria como por exemplo a que hormônios dão câncer. De repente ele começa a ver que trabalhos e mais trabalhos vão sendo publicados no sentido de comprovar o óbvio, que hormônios iguais aos do corpo podem ser usados e obviamente não causam câncer (se causasse câncer o jovem com seus 20 anos estaria tomado de câncer, pois está no ápice de seus níveis hormonais).

Este mesmo profissional terá que re estudar toda uma teoria e encontrar tempo, paciência e acima de tudo humildade para reconhecer que aquilo que ele praticava estava errado, fazer o que, medicina é isto mesmo, muda conforme as coisas vão se esclarecendo.

Infelizmente acontece. Há profissionais de saúde preferiram fechar os olhos, os ouvidos, pensar que é melhor continuar praticando aquilo que foi aprendido na faculdade sem ter que ir atrás de atualização e pronto, muita “dor de cabeça” ter que mudar conceitos que sempre foram ensinados como verdades absolutas como a velha frase

“gordura causa aumento de colesterol, engorda e causa infarto”.

 

O Paradigma da Gordura

 

As coisas não deveriam ser assim. Paradigmas como o da gordura foram criados há muitos anos sem comprovação científica e tornaram-se regras de ensino.

Mas essas teorias antigas que foram aceitas como verdades custaram muito caro à população que fica cada vez mais doente e, no caso da troca da gordura pelos carboidratos, levou a população a engordar absurdamente. É uma pena para as pessoas, os alunos que se formam deveriam estar atualizados, sairão com toda certeza com muitos conceitos obsoletos.

É importante que você saiba que levamos 10 mil anos para saber em medicina o que sabemos hoje e a previsão é que a base deste conhecimento irá simplesmente duplicar nos próximos 4 anos.

A falta de aceitação das evoluções da medicina e a insistência da medicina tradicional em simplesmente cegar seus olhos diante da ciência é um problema. Isto tudo que escrevi aqui é resultado de artigos científicos, não sou eu quem está dizendo.

E é exatamente um exemplo disso que trago a vocês hoje. Vou simplesmente traduzir o resumo de um artigo que foi publicado há mais de cinco anos! E o pior é que muito antes disso, já sem ter a força de vontade e paciência também de escrever estudos, médicos já sabiam disso e pregavam estas teorias.

 

Quais os Benefícios da Gordura?

 

Aqui está o foco do artigo de hoje, trechos do artigo do livro dos médicos Michael e Mary Eades, The 6-Week Cure for the Middle-Aged Middle (A cura em 6 semanas para o meio da meia-idade), chamado 7 Razões para comer mais Gordura Saturada.

Os dois médicos observam que não importam as nuances das histórias dos habitantes do quartel anti-gordura, um aspecto de seus conselhos permanece fielmente constante:

“Você devia limitar drasticamente o seu consumo de gorduras saturadas”

 

Mas as gorduras saturadas realmente aumentam o seu risco de doença cardíaca e ou de elevar seu colesterol? Uma única palavra: não!

De fato, os seres humanos precisam delas, e aqui estão apenas algumas razões que justificam isso:

1) Melhora dos fatores de risco cardiovasculares: a gordura saturada desempenha um papel chave na saúde cardiovascular. A adição de gordura saturada na dieta reduz os níveis de uma substância chamada lipoproteína (A) que tem forte correlação com o risco para doença cardíaca.

2) Ossos mais fortes: a gordura saturada é exigida para o cálcio ser eficazmente incorporado ao osso. De acordo com uma das mais importantes experts em pesquisas em gorduras dietéticas e saúde de humanos, a Drª. Mary Enig, Ph.D., essa seria a razão para que algo em torno de 50 por cento das gorduras alimentares serem na forma de gordura saturadas.

3) Saúde do fígado melhora: a gordura saturada foi demonstrada proteger o fígado do álcool e dos medicamentos, inclusive do acetaminofen (tylenol®) e outras drogas comumente usado para dor e artrite.

4) Pulmões saudáveis: para função adequada, os espaços aéreos dos pulmões têm que ser cobertos com uma camada fina de surfactante pulmonar. O conteúdo gordo de surfactante do pulmão é 100 por cento ácidos graxos saturados. A substituição destas gorduras críticas por outros tipos de gorduras torna o surfactante defeituoso e potencialmente causado de dificuldades respiratórias.

5) Cérebro saudável: seu cérebro é principalmente feito de gordura e colesterol. A maior parte dos ácidos graxos no cérebro são realmente saturados. Uma dieta que restringe gorduras saturadas saudáveis rouba o seu cérebro das matérias-primas que precisa para funcionar de forma ótima.

6) Sinalização de nervo adequada: algumas gorduras saturadas, particularmente aquelas encontradas na manteiga, banha, gordura de coco, e gordura de palma, funcionam diretamente como mensageiras de sinalização que influenciam o metabolismo, incluindo algumas tarefas críticas como a liberação apropriada da insulina.

7) Sistema imunológico forte: as gorduras saturadas achadas na manteiga e gordura de coco (ácido mirístico e ácido e láurico) desempenham papéis chave na saúde imunológica. A deficiência de ácidos graxos saturados nas células brancas do sangue diminui sua habilidade de reconhecer e destruir invasores externos, como vírus, bactérias, e fungos.

Veja bem que não estou aconselhando que comece a ingerir o máximo possível de gorduras, estou mostrando fatos e fontes que levam a comprovar a vocês aquilo que sempre digo a respeito do atraso da medicina e o quanto as pessoas poderiam estar sendo beneficiadas pelos avanços que simplesmente não chegam a elas.

 

Espero que tenha servido no sentido da orientação da ingestão de gorduras saudáveis com moderação, tenha em mente que o recomendável é que 28% da ingestão calórica diária seja gordura, encontrada nos alimentos, nunca em produtos industrializados.

 

Algumas considerações finais sobre o assunto:

  • Gordura não vira colesterol, não há via metabólica para este processo.
  • Carboidratos viram gordura, então estes são grandes vilões quando em excesso e dependendo da qualidade dos mesmos; note que existem aminoácidos classificados como essenciais, gorduras também, no entanto não há nenhum carboidrato com a classificação de essencial à vida.
  • Determinadas gorduras são essenciais à vida, então não tenha medo, busque orientação e simplesmente respeite o excesso, priorizando as de boa qualidade, muitas dúvidas surgem aí, já indico que leia os artigos sobre a maionese e prometo em breve artigos sobre coco, abacate, ovo, azeite de oliva, lendo eles será possível identificar o que é bom e o que é ruim.
  • Uma dieta saudável e balanceada deve contar com o mínimo de 25% da ingestão calórica de gorduras boas.
  • Pesquisas mostram que quando mulheres entram em dieta, aquelas que se alimentam comendo um maior percentual de gordura total em suas dietas como gorduras saturadas perdem mais peso.

 

Assista também o meu vídeo no Youtube sobre Gordura.

Dr. Victor Sorrentino

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Todos sabem que não há vida sem água e que devemos tomar água diariamente para nos mantermos hidratados. Mas se é uma substância tão importante, não deveríamos saber mais sobre como escolher a água que vamos beber? O assunto é de suma importância para a saúde das pessoas, mas a falta de conhecimento faz com que praticamente a totalidade da população mundial passe ao largo de todos os benefícios que uma água de boa qualidade pode proporcionar, pois não há orientação na hora de escolher esta substância vital. As pessoas ficam à mercê das informações publicitárias das empresas que se favorecem da venda de água e que, muitas vezes, não têm o compromisso com a saúde do consumidor, mas sim com o lucro do seu produto.

A água é o mais abundante constituinte do corpo humano. Um indivíduo de 70 kg, por exemplo, tem aproximadamente 42 litros de água no corpo. Somos, sim, “aquários ambulantes”, e desta foma é possível imaginar que nossas células sejam os peixes desse aquário. Caso o peixe esteja doente e a água estiver inadequada, não adianta tratar só o peixe e colocá-lo na mesma água: deveríamos trocar a água ou tratá-la.

Entretanto, a medicina só pensa nos solutos, raramente nos solventes. Para se ter ideia das proporções deste elemento, sabe-se que o corpo de um recém-nascido é constituído de mais de 80% de água, o corpo de um adulto não desidratado é constituído por 69% de água e o corpo de um idoso é constituído de pouco mais de 50% de água. Ela constitui 85% do cérebro, 92% do sangre e 87% do fígado.

É fundamental o conhecimento das propriedades da água, para que se possa aproveitar os benefícios que este elemento pode oferecer. E é realmente fundamental que haja um esforço no sentido de informar a população sobre este elemento essencial à vida e que pode ter ação medicinal diariamente!

O ser humano foi criado para estar em movimento. Nossa estrutura biológica conta com um sistema muito bem organizado para possibilitar-nos mobilidade. Se pensarmos bem, o homem foi inserido em um mundo onde para tudo era necessário o movimento. Alimentos vinham essencialmente da caça e de vegetais, a locomoção dependia exclusivamente das pernas. Ou seja: sedentarismo era algo que simplesmente não tinha como existir.

Com o passar dos anos e a evolução, muitas facilidades foram criadas a fim de dar conforto e bem-estar às pessoas. Entretanto, chegamos a um ponto crítico na história da humanidade, onde em grande parte dos países desenvolvidos o sedentarismo transcende o movimento, e o resultado deste mudança tem sido desastroso e extremamente deletério à saúde humana.

Infelizmente, grande parte das pessoas não se dá conta de que está indo absolutamente contra a natureza de nossa espécie ao passar a maior parte do tempo sentada e esquecendo de compensar essa deficiência de atividades com alguma forma de exercício. A queixa é praticamente sempre a mesma: falta de tempo… Por outro lado, é sabido também que esta “desculpa” tem um caráter de praticidade, ou seja, é mais simples usar este argumento do que buscar organizer-se para dar prioridade à saúde.

A prática de atividade física moderada é uma das principais formas de prevenção de doenças atreladas ao envelhecimento, e aqui não estamos falando nem sobre a necessidade de sermos atletas, mas sim de simplesmente buscarmos manter uma rotina semanal de exercícios. Você já sabe que cerca de 85% de sua saúde dependem exclusivamente de seus hábitos de vida, restando pouco para culparmos a genética. Então, é importante saber que este “medicamento natural” e que depende só de você está associado à preservação de Alzheimer, doenças cardiovasculares e degenerativas, diabetes, hipertensão, obesidade e inclusive o câncer.

O estresse já foi mencionado diversas vezes como o mal do nosso século. Viver sem estresse em um mundo estressante é algo praticamente inalcançável. Na realidade nosso corpo não foi feito para viver sem agentes estressores, tal como um carro não é produzido sem um sistema preparado para resistir a situações de imperfeição das rodovias, por exemplo. Nossa máquina (nosso corpo) tem um sistema “quase” perfeito, no entanto primitivo. Lendo este artigo você vai compreender o motivo pelo qual nosso sistema de estresse ainda parece estar atrasado no tempo.

A fisiologia humana e munida de um sistema que tem como função principal preservar a nossa vida. Isto é prioridade, ou seja, todas as vezes em que seu corpo entender que você está em perigo, uma reação intensa, que envolve a produção e a liberação de uma série de substâncias, terá um fim primário: a preservação da vida. Mas o que é uma situação de perigo, de vida ou morte?

Nossa capacidade evolutiva de adaptação infelizmente gera uma confusão na interpretação dos fatos, e as reações a estas situações acabam sendo inevitavelmente as mesmas de um perigo “real”, com menor ou maior intensidade, mas moduladas pelo que definimos como estresse.

O estresse está baseado, entre outros, na ativação do sistema hormonal hipófise-hipotálamo (duas glândulas que se situam dentro do cérebro), com a secreção do hormônio adrenocorticotrófico que ativa a glândula suprarrenal (também chamada de Adrenal), desencadeando uma secreção de hormônios glicocorticoides, como Cortisol. O Cortisol aumenta a quebra de proteínas nos músculos, ossos e nos tecidos linfáticos, além de inibir a síntese proteica. Isso faz com que aumente o nível de aminoácidos no sangue, que são utilizados pelo fígado para produção de glicose, aumentando também o nível de açúcar no sangue.

Toda vez que o Cortisol é aumentado, o seu corpo se prepara para uma guerra, para uma fuga, para uma situação de vida ou morte, independente de isso estar acontecendo realmente ou não.

Muitas pessoas passam a usar e abusar dos remédios para conter ansiedade, para ficar mais felizes, para dormir, e aí se segue uma sequência de drogas que viciam e infelizmente se tornaram commodities nas vidas das pessoas. Em outras palavras, a ignorância acerca dessa condição moderna e a busca pela facilidade de resolver um problema, desfocando-se dele e criando outro, está criando uma geração de dependentes químicos, por mais dura e triste que seja esta realidade.

As alterações de níveis de Cortisol provocam também sintomas comportamentais, como comer em excesso, perda de apetite, exagerado usado de bebidas alcoólicas, tabagismo, drogadição e mecanismos de enfrentamento negativas.

A expectativa de vida média alcança 75 anos no Brasil e já está em 85 anos nos países desenvolvidos. Observando a evolução da humanidade e o aumento deste índice, fica fácil e absolutamente racional chegar à conclusão de que nossos filhos viverão uma época em que o normal será ultrapassar os 100 anos. Mas com que qualidade de vida, se hoje o brasileiro, por exemplo, passa 1/5 de sua vida incapacitado? Imagine viver os últimos 20 anos de nossas vidas no futuro, sem capacidade de lembrar o nome das pessoas, sem poder viajar, passear, trabalhar, em síntese, apenas sobrevivendo?

A terapia hormonal é uma escolha de cada paciente e pode conferir qualidade de vida a homens e mulheres para alcançar uma longevidade mais saudável. Mas não basta somente a terapia para envelhecer com saúde, fatores externos como dieta alimentar balanceada, exercícios físicos e outras escolhas de estilo de vida, também são importantes. É preciso que a pessoa incorpore uma rotina regular de exercícios físicos e adote um regime nutricional equilibrado e bem orientado.
Pois é, a escolha está em suas mãos. Pesquisar, ir atrás da verdade e ter a oportunidade de viver com saúde, de não ser manipulado e ver as verdades serem escondidas, tudo depende única e exclusivamente de cada um. Independente disto, se eu conseguir mudar a vida de uma só pessoa, já estarei feliz e sentirei que fiz a minha parte.

Existem três grandes grupos de alimentos na natureza à nossa disposição. Eles são chamados de Macronutrientes: Proteínas, Gorduras e Carboidratos. Cada um tem propriedades individuais e serve para diferentes funções bioquímicas em nossos corpos, portanto, os três grupos são fundamentais, cada qual com sua particularidade.

As proteínas são formadas pela combinação entre aminoácidos, sendo que a diferença entre elas está em sua composição. Dependendo de quantos e quais aminoácidos constituem uma ou outra proteína, elas acabam servindo mais esta ou aquela função em nosso corpo. Existem as proteínas animais, que são indiscutivelmente mais completas, e as vegetais, que infelizmente sempre deixam a desejar no quesito Aminoácidos Essenciais. E as proteínas, servem pra que? Ora, para sua pele, seus olhos, ossos, coração, músculos, cabelos, ou seja, proteínas são construtoras! São os tijolos de sua casa, são a estrutura palpável de seu corpo. Até base de formação de hormônios elas são!

Algumas gorduras também são classificados como Essenciais, e são bem conhecidas de todos vocês: Ômega-3 e Ômega-6. Quero dizer, com isso que não há vida sem esses dois elementos. É importante que saibamos que as gorduras podem gerar energia, aumentar a imunidade, melhorar a capacidade cardíaca, aumentar a nossa inteligência e ser utilizadas como substrato de formação dos hormônios esteroidais.

Carboidratos na realidade são os vegetais! Verduras, saladas, leguminosas e frutas são os carboidratos “originais”, digamos assim. Pães de todos os tipos, salgadinhos, tortas, doces e tudo mais corromperam nossas inteligências e se tornaram carboidratos de escolha. Grande erro, pois à medida que aumentamos a oferta e a facilidade com que ingerimos carboidratos, estes unicamente se depositarão como reserva em forma de gordura!

Proteínas têm como função servir para uma série de coisas em seu corpo, até mesmo para gerar energia na falta de carboidratos. Se você se passar um pouco na ingestão de gorduras (de boa qualidade), poderá até utilizá-las para outras funções em seu corpo e, novamente, na falta de carboidratos, ela servirá preferencialmente para gerar energia. Mas se você se passar na quantidade e na qualidade dos carboidratos, nada será utilizado para gerar energia! Saiba que todo o excedente será armazenado em forma de gordura no corpo. Isso mesmo, aquela gordura abdominal, nas coxas, nos flancos, na papada etc. E entenda que optar pelos carboidratos corretos, como os vegetais, é uma forma absolutamente inteligente de agir. É por isso que a velha história de contar calorias é completamente absurda. Cada macronutriente tem uma função e suas calorias não podem ser comparadas entre si.